Detalhes de Estudos de recepção sobre a mídia esportiva

PropertyValue
Nome:Estudos de recepção sobre a mídia esportiva
Descrição:

ANTUNES, Scheila E.; MEZZAROBA, Cristiano. Estudos de recepção sobre a mídia esportiva: primeiras aproximações. Fórum Internacional de Esporte, 5, Anais eletrônicos.... Florianópolis: 18-20/abril/2006.

RESUMO

Vivemos numa época em que, mais do que nunca, somos expostos diariamente ao discurso midiático esportivo, o qual influencia diretamente o processo de construção das representações acerca do esporte, pela forma que esse discurso atribui (novos) sentidos e significados não apenas ao conceito, mas também à sua prática, o que tem contribuído para uma polissemia no conceito de esporte dentro da cultura contemporânea. Tal premissa reflete no contexto da Educação Física Escolar, a qual pedagogicamente tem adotado como conteúdo hegemônico o esporte, e as representações que prevalecem geralmente são as oriundas daquele esporte “re-presentado” pela televisão, o esporte-telespetáculo. Este, ao reforçar o esporte de alto rendimento, estimula a competição e acentua a mercadorização esportiva, seja por meio da publicização das imagens dos atletas (ídolos), pelas notícias veiculadas diariamente (a chamada “falação esportiva”) ou pelo crescente uso de tecnologias que vem ganhando cada vez mais espaço em todos os âmbitos, em especial, no esportivo (o replay, o tira-teima, as transmissões via internet, e mais recentemente, a possível tendência do uso de sensores em bolas, linhas e traves). Essas primeiras articulações compõem parte do processo de construção teórico-metodológica de dois projetos de mestrado, os quais se destinam a estudar o discurso midiático esportivo com ênfase no campo da recepção, no intuito de identificar e melhor compreender “como” as mensagens midiáticas são significadas e “se” elas são re-significadas pelos jovens. Isso porque os anos de 2006 e 2007 terão grande representatividade na esfera esportiva nacional, respectivamente com a participação do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha e da realização dos Jogos Pan-americanos em nosso país. Tais eventos de grande repercussão contarão com significativa atenção por parte da mídia, a qual se encarregará de antecipar expectativas voltadas a eles (eventos), estimulando, por meio do agendamento (aquilo que é oferecido/tratado pela mídia), sentimentos de nacionalismo, patriotismo, identificação, entre outros. E tais processos certamente se apresentarão também no contexto da Educação Física escolar, justamente pela massiva presença/inserção do discurso midiático-esportivo no cotidiano dos escolares. Assim, sinalizamos a necessidade e a importância de nós, enquanto educadores, voltarmos nosso “olhar” ao campo da recepção sobre a mídia, em especial a esportiva, buscando elementos que qualifiquem um “fazer pedagógico” em prol da formação de sujeitos mais críticos sobre os acontecimentos cotidianos e sociais através do esporte.

Nome do arquivo:02_2006.pdf
Tamanho: 15.19 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 14/05/2012 16:24
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:1962 Acessos
Atualizado em: 14/05/2012 16:26
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: