Detalhes de 12 - Mídia educação física [dissertação] : em busca de diálogos com o Programa "AN Escola"

PropertyValue
Nome:12 - Mídia educação física [dissertação] : em busca de diálogos com o Programa "AN Escola"
Descrição:

Daniel Minuzzi de Souza

Mídia educação física: em busca de diálogos com o Programa "AN Escola"

A maneira como a mídia impressa apresenta os temas da cultura corporal chamou-nos a atenção, principalmente quando atentamos para programas de jornal escolar, como o Programa AN Escola, encarte do Jornal A Notícia (Joinvile/SC). Nosso objetivo visou analisar se ao longo do período de 2004 a 2008 o #AN Escola# abordou temas da educação física/cultura corporal e quais os enfoques dados a estes, especialmente ao esporte. Conceitualmente, fundamentamos o estudo a partir da Mídia-Educação, acrescida aqui do termo (Física), para situá-lo no campo específico. Na revisão da literatura, identificamos vários estudos referentes aos usos de jornal em sala de aula. As contribuições da #sociologia crítica do esporte# fundamentaram nossas análises sobre esse que é o principal conteúdo da cultura corporal tematizado na EF escolar. A análise de conteúdo forneceu as bases teórico-metodológicas para a interpretação dos dados observados, considerando as perspectivas da forma - aspectos gráficos e estruturais do encarte - e do conteúdo # envolvendo dois movimentos: a) categorização e distribuição quantitativa das matérias; e b) análise das dimensões/concepções de esporte veiculadas no encarte. Identificamos 1145 matérias no período, classificadas em 11 categorias, a saber: esportes; temas transversais; lazer; corpo/identidade; jogos/brincadeiras; estética; saúde; circo; dança;lutas e outros. Esporte teve a maior presença no encarte, sendo a categoria analisada no que se refere às seguintes dimensões/concepções: Espetáculo/rendimento; personagens; nacionalismo; saúde; socialização e inclusão social/cidadania. Nossas considerações finais apontam o #AN Escola# como uma possibilidade de mídia-educação, embora deixe muito a desejar, principalmente no que se refere a dimensão crítica do conceito. Destacamos também a necessidade e a possibilidade dos professores de educação física qualificarem suas aulas utilizando o jornal, para possibilitar novos olhares e práticas sobre o fenômeno esportivo e o universo midiático.

Nome do arquivo:Daniel.pdf
Tamanho: 1.41 MB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 19/06/2012 10:36
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:2256 Acessos
Atualizado em: 19/06/2012 10:37
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: