Detalhes de MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: A PRODUÇÃO DE IMAGENS COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

PropertyValue
Nome:MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: A PRODUÇÃO DE IMAGENS COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Descrição:

OLIVEIRA, Marcio Romeu; MIRANDA, Lyana Thédiga. Mídia-Educação (física) e metodologias participativas: a produção de imagens como possibilidade didático-pedagógica na educação física. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 31, 2016.

 

O artigo busca refletir sobre a abordagem metodológica-pedagógica participativa no campo da Educação Física escolar, apresentando como recorte o viés das metodologias participativas do vídeo e da fotografia (MEIRINHO, 2014; ALVAREZ, 2013, 2009; ZANOTTI, 2013; LUNCH; LUNCH, 2006; WHITE, 2003). Para fundamentar a discussão, apresenta um panorama sobre a imagem na modernidade e na cultura digital (SONTAG, 2004; JOLY, 2003; BENJAMIN, 1985). Em seguida, traça um breve percurso histórico do uso metodológico da imagem, partindo da Antropologia Visual (BATESON,1977). Após, apresenta o corpus de análise, composto por intervenções realizadas com acadêmicos de Educação Física e desenvolvidas na forma de oficinas de mídia-educação (OROFINO, 2015) com a base teóricometodológica na mídia-educação (FANTIN, 2011). Logo considera a Mídia-educação (Física) como possibilidade teórico-metodológica participativa e a caracteriza como um campo transdisciplinar de práticas pedagógicas ativas e reflexivas, cujo escopo é desenvolver as competências necessárias para que alunos e professores atuem de forma criativa e crítica na atualidade. Por fim, propõe a Mídia-educação (Física) como um espaço privilegiado de reflexão sobre fazeres e saberes pautados nos multiletramentos (COPE & KALANTZIS, 2012) ao tematizar o corpo, o movimento e as possibilidade de toma-los como linguagens que emergem das práticas da cultura digital. Desta forma, o artigo contribui com a Educação Física na sua interface com a Comunicação, ao propor que professores/as e alunos/as reflitam sobre a cientificidade dos temas que permeiam os dois campos, mas assumindo o compromisso da intervenção sociocultural por meio de uma prática didático-pedagógica reflexiva e inserida na contemporaneidade.

Nome do arquivo:2016_Lyana _Marcio.pdf
Tamanho: 721.74 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Angelo
Criado em: 13/09/2016 20:09
Visitas:Everybody
Responsável:Angelo
Acessos:876 Acessos
Atualizado em: 13/09/2016 20:14
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: