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SER CRIANÇA NA COSTA DA LAGOA: MEMÓRIAS, BRINCADEIRAS E NATUREZA. SER CRIANÇA NA COSTA DA LAGOA: MEMÓRIAS, BRINCADEIRAS E NATUREZA.

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Adicionado em: 13/09/2016
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MANFROI, Miraíra Noal. Ser criança na costa da lagoa: memórias, brincadeiras e Natureza. Revista Licere, v.19, n.2, jun/2016


A proposta da pesquisa, desenvolvida em 2014, foi compreender os significados de ser criança na Costa da Lagoa, comunidade açoriana, localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC).

SAÚDE, ESTÉTICA, MÍDIA: DISCUSSÕES POSSÍVEIS À EDUCAÇÃO FÍSICA E IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SAÚDE, ESTÉTICA, MÍDIA: DISCUSSÕES POSSÍVEIS À EDUCAÇÃO FÍSICA E IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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MEZZAROBA, Cristiano; TORRI, Danielle. Saúde, estética, mídia: discussões possíveis à Educação Física e implicações na formação de professores. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v.9, n.3, 2016, p.396-413. Disponível em: <http://www.cadernosets.com.br/index.php/cadernosets/article/view/365>. Acesso: 8 fevereiro 2017.

 

Neste texto, em forma de ensaio com exemplos recortados de alguns portais da internet, tecemos considerações e reflexões em torno da relação entre saúde, estética e mídia, tendo como propósito as implicações disso nas formas de subjetivação de cada um e de todos, e também à Educação Física como campo de conhecimento, numa sociedade cada vez mais pautada pela comunicação midiatizada e seus modos de agir e circular informações, discursos e conhecimento. Consideramos, ao fim, o importante papel do professor de Educação Física neste processo de mediação pedagógica e cultural, confrontando, responsavelmente e cientificamente, discursos midiáticos. 

RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA “PÓS-DUNGA”: ATOS DA NARRATIVA MIDIÁTICA RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA “PÓS-DUNGA”: ATOS DA NARRATIVA MIDIÁTICA

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BRUGGEMANN, Angelo Luiz; MIRANDA, Lyana Virginia Thediga de; PIRES, Giovani de Lorenzi. RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA “PÓS-DUNGA”: ATOS DA NARRATIVA MIDIÁTICA. Pensar A Prática, Goiânia, v. 1, n. 19, p.15-30, Não é um mês valido! 2016. Disponível em: <https://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/35119>. Acesso em: 24 maio 2016.

A derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA/2010, em meio a hostilidades entre a mídia e o treinador Dunga, resultou num projeto de reconstrução da sua identificação com a torcida brasileira. Este movimento nos instigou a acompanhar, através dos meios de comunicação, como isso se deu sob o comando do novo técnico, Mano Menezes. Foram acompanhados portais de notícias, revistas e jornais on line, que nos permitiram retratar o processo de renovação da imagem da seleção em quatro atos narrados pela mídia, definidos através da Análise de Conteúdo e de aproximações à Análise de Discurso. Pode-se constatar que a mídia brasileira teve participação ambígua no projeto de renovação da imagem da seleção brasileira, conforme os interesses comerciais e de audiência.

QUANDO A BRINCADEIRA VIRA COISA SÉRIA: DOS MITOS E (IN)VERDADES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE JOGOS DIGITAIS, CULTURA E CONSUMO QUANDO A BRINCADEIRA VIRA COISA SÉRIA: DOS MITOS E (IN)VERDADES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE JOGOS DIGITAIS, CULTURA E CONSUMO

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CRUZ JUNIOR, Gilson; CRUZ, Dulce Marcia. Quando a brincadeira vira coisa séria: dos mitos e (in)verdades sobre as relações entre jogos digitais, cultura e consumo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 2, 2016.

 

Este ensaio discute as relações entre jogos digitais, cultura e consumo, abordando as principais ambiguidades e contradições existentes no movimento de popularização dos videogames. Para alcançar essa meta, além do diálogo com a literatura, foram aludidas pesquisas estatísticas que apresentam informações atinentes às indústrias do setor e aos (perfis dos) jogadores. Inferiu-se que essa difusão é subsidiada por práticas culturais ambivalentes, que pendem entre a ilegalidade e a luta contra a desigualdade de acesso a esse e outros bens culturais.

Os conceitos de “Cultura Esportiva” e “Habitus Esportivo”: Distanciamentos e aproximações Os conceitos de “Cultura Esportiva” e “Habitus Esportivo”: Distanciamentos e aproximações

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MOREIRA, Tatiana Sviesk, et al. Os conceitos de “Cultura Esportiva” e “Habitus Esportivo”: Distanciamentos e aproximações. Educación Física y Ciencia, La Plata, vol. 18, nº 1, e002, junio 2016.

Este trabalho trata de dois conceitos que servem de suporte para estudos sobreesporte: “cultura esportiva” e “habitus esportivo”. Visamos identificar pontos de intersecção (proximidades) e distanciamentos entre eles no campo da Educação Física brasileira. Concluímos que cultura esportiva corresponde às dimensões descritivas e estruturais de conformação da cultura com relação ao esporte na contemporaneidade, pautada pelo fenômeno da globalização econômica. Este conceito faz referência à concepção simbólica da cultura, compreendendo os significados e sentidos atribuídos ao fenômeno esportivo e à sua prática. O habitus esportivo, adquirido gradativamente a partir da exposição dos agentes sociais à lógica de funcionamento do campo esportivo, é uma disposição para se pensar, significar e agir neste espaço. Nem tudo o que se produz culturalmente no âmbito esportivo é incorporado na forma de habitus esportivo, mas todo o habitus se baseia em aspectos da cultura esportiva. A cultura esportiva possui uma pluralidade de manifestações que nem sempre são incorporadas na forma de habitus. Considerando que o aspecto que diferencia a instrumentalização dos conceitos de cultura e habitus esportivo é o foco analítico, o trabalho com ambos de forma complementar se constitui em uma opção teórica e metodológica que contribui para o alargamento dos pontos de análise.