Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2015.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

TICs, mídia-educação e formação de professores: o que anunciam e fazem (?) novas universidades federais da região sul do Brasil TICs, mídia-educação e formação de professores: o que anunciam e fazem (?) novas universidades federais da região sul do Brasil

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 210.91 kB
Downloads: 571

BIANCHI, Paula. TICs, mídia-educação e formação de professores: o que anunciam e fazem (?) novas universidades federais da região sul do BrasiRevista Tempos e Espaços em Educação, v.8, n.17, set./dez. 2015.

O avanço tecnológico, o aumento da circulação de informações e do acesso às TICs e as diferentes maneiras de interação com as ferramentas tecnológicas interferem nos modos de construção, apropriação e compartilhamento do conhecimento e geram novas demandas ao campo da educação. O texto é um recorte de uma tese de doutorado que investiga, através de estudos de caso, a inserção curricular das TICs na formação de professores de três universidades recém-criadas na região Sul do Brasil. Aqui, são apresentadas as experiências curriculares no âmbito das TICs observadas nos cursos de Pedagogia/UFFS, Ciências da Natureza/UNILA e Educação Física/Unipampa. A metodologia qualitativa utilizada envolveu análise documental, entrevistas e observações diretas para a produção de dados. A pesquisa mostrou que são poucas as experiências envolvendo as TICs, sobretudo na perspectiva crítica e produtiva/expressiva da mídia-educação.

Por outra Educação Física Escolar: Natureza, Cultura e Experiências na Costa da Lagoa (SC) Por outra Educação Física Escolar: Natureza, Cultura e Experiências na Costa da Lagoa (SC)

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 176.01 kB
Downloads: 587

MANFROI, M. N.; FERREIRA, J. R. P.; MARINHO, A. Por outra Educação Física Escolar: Natureza, Cultura e Experiências na Costa da Lagoa (SC). Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, jul./set. 2015. 

Esta pesquisa se desenvolveu em uma escola pública municipal, pertencente a um bairro de Florianópolis (SC), Costa da Lagoa (Costa), no qual o acesso se faz somente por trilhas ou barcos. Parte de uma pesquisa mais ampla, este estudo etnográfico teve como objetivo investigar como ocorrem as aulas de Educação Física na Escola da Costa. Na escola estudada, pela criatividade do professor e a adesão das crianças, o próprio cenário da comunidade e da escola tornam-se espaços desafiadores para novas aprendizagens. O professor de Educação Física, ao planejar as aulas, envolve os recursos ofertados pela própria comunidade e pela natureza, ampliando a concepção de Educação Física escolar e de cultura corporal.

O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: notas sobre o agendamento midiático da Copa de 2014 no Blog do Juca O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: notas sobre o agendamento midiático da Copa de 2014 no Blog do Juca

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 196.35 kB
Downloads: 591

CRUZ Junior, Gilson, FERMINO, Antonio Luis, PIRES, G. L. O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: notas sobre o agendamento midiático da Copa de 2014 no Blog do Juca. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v.37, n.3, p.251 - 257, 2015

Este artigo discute sobre o agendamento midiático-esportivo da Copa 2014. Tem como base a cobertura jornalística da Copa 2010 feita pelo Blog do Juca. Em termos metodológicos, usa a análise de conteúdo e a análise crítica do discurso e define como base empírica as postagens e os comentários do blog. Por fim, sintetiza as principais recorrências observadas e destaca alguns dos desafios apresentados no horizonte da problemática.

Mitologias Midiaticas de Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. Análise Semiótico-Discursiva das HQs de Maurício de Sousa. Mitologias Midiaticas de Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. Análise Semiótico-Discursiva das HQs de Maurício de Sousa.

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 335.02 kB
Downloads: 596

MESSA, Fabio de Carvalho. Mitologias Midiaticas de Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. Análise Semiótico-Discursiva das HQs de Maurício de Sousa. Lúdica Pedagógica (Educación Fisica, Recreacion, Deporte), Colombia, v. 2, n. 20, p. 37-46, 2014 (Publicação em 2015). ISSN 0121-4128

Este artigo apresenta e discute os perfis de três personagens-títulos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa – Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr., craques do futebol brasileiro – para evidenciar as diferentes formas de representação simbólica do futebol no imaginário midiático. A partir de um trabalho metodológico de monitoramento semiótico-discursivo das edições impressas de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, selecionaram-se algumas passagens para destacar as distintas nuances do conhecimento sobre o futebol veiculado nas narrativas, por meio de determinadas ocorrências sígnicas. São elas: características das personalidades dos heróis (sujeitos históricos) e suas bases parafrásticas e paródicas; figuratividades do futebol – presença da bola, aspectos sociais e pedagógicos do desporto, propaganda ideológica, estereótipos e índices morais e políticos subjacentes às narrativas. Com base nessa categorização e nas teorias da linguagem de Roland Barthes e Umberto Eco, identificamos que a revista do Pelezinho, proposta mais antiga do autor, concentra no personagem grande parte do repertório cultural do futebol brasileiro dos anos 70-80, condensando questões de linguagem e comportamento, assim como a disseminação dos saberes sobre o futebol e sua pedagogia, incluindo seus desdobramentos afetivos e sociais. Já as histórias de Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. têm suas propostas encomendadas a partir de temas recorrentes da agenda midiática nacional dos anos 2000, com um menor comprometimento com os saberes acerca do futebol. Por meio de enredos pouco problematizáveis, as políticas editoriais dessas duas últimas tematizam amenidades do universo infantil, engrenam campanhas ideológicas, que reforçam estereótipos e padrões morais, geralmente extraídos da factualidade jornalística e/ou da mitologia midiático-esportiva brasileira.

Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas

hot!
Adicionado em: 19/05/2016
Date modified: 19/05/2016
Tamanho: 489.23 kB
Downloads: 601

MEZZAROBA, Cristiano. Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.8, n.17, p.191-208, set./dez. 2015

As reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profissionais da educação nesse universo das práticas midiáticas.