Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2014.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

A Copa no Brasil A Copa no Brasil

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1003.76 kB
Downloads: 1166

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; MEZZAROBA, Cristiano; QUARANTA, André Marsiglia; ZOBOLI, Fabio. A Copa no Brasil: uma imersão no âmbito escolar para um debate midiático, crítico e reflexivo! In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos/PR. Anais... Matinhos/PR: Secretaria Estadual do Paraná/CBCE, 2014. v. 1. p. 1-16. 

RESUMO 

Este estudo representa a interface Mídia e Educação Física, a partir de um projeto de imersão no ambiente escolar, compreendendo os aspectos de pesquisa e extensão. Realizado em duas escolas públicas do interior do Estado de Sergipe cujo objetivo foi analisar o processo de Mídia-Educação em torno da Copa do Mundo de Futebol. De abordagem qualitativa, caracterizou-se enquanto uma pesquisa-formação em que as faces da mídia (impressa, rádio, televisão, internet), foram fomentadoras da reflexão crítica em torno deste megaevento esportivo a partir de dois eixos norteadores: “Mídia-Educação e Copa do Mundo de Futebol/2014: A escola como protagonista” e “Cinema em Debate: uma possibilidade de intervenção”. O processo de intervenção provocou a reflexão crítica dos alunos para as mensagens da mídia em torno da Copa do Mundo de Futebol, o que foi materializado na construção de um jornal.  

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Copa do Mundo; Mídia

A conquista de Arthur Zanetti A conquista de Arthur Zanetti

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1023 kB
Downloads: 1410

SILVEIRA, Juliano; MUNARIM, Iracema; BITENCOURT, Fernando Gonçalves; FIAMONCINI, Luciana; FAUTH, Fernanda; CAETANO, Angélica; SEÁRA, Éliton Clayton Rufino. A conquista de Arthur Zanetti e as estratégias da mídia esportiva: um exercício com a teoria do enquadramento. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014.

RESUMO 

O presente estudo trata da cobertura jornalística realizada por três emissoras de TV aberta (Record, Globo e Bandeirantes), nos jogos olímpicos de Londres 2012, sobre o ginasta brasileiro Arthur Zanetti. A investigação propôs uma análise a partir da teoria do enquadramento, sendo que nosso olhar centrou-se em como as emissoras veicularam a vitória do ginasta. Identificamos no material observado uma série de atitudes compensatórias por parte das emissoras, em relação ao atleta, que até sua classificação, não havia sido agendado. O material analisado apontou que a cobertura das emissoras centrou-se na apresentação do atleta, sua identificação com o telespectador e na criação do mesmo como ídolo esportivo.    

PALAVRAS-CHAVE: mídia; jogos olímpicos; enquadramento.

#Joga pra mim? #Joga pra mim?

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 989.16 kB
Downloads: 1187

LISBÔA, Mariana Mendonça. #Joga pra mim? Publicidade e Infância na Copa do Mundo de Futebol. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos/PR. Anais... Matinhos/PR: Secretaria Estadual do Paraná/CBCE, 2014.

RESUMO

O objetivo deste artigo é compreender, de maneira crítica, as relações entre publicidade, esporte e infância. Para tanto, além de buscar articular alguns elementos teórico-conceituais fundamentadores do debate, dialogaremos com a campanha publicitária da Sadia, veiculada na Copa do Mundo de Futebol 2014, composta pelo slogan “#Jogapramim”. Observa-se o “entretenimento publicitário interativo” (COVALESKI, 2010) como uma nova linguagem dos meios de comunicação, que explora o conteúdo esportivo na elaboração de “narrativas transmidiáticas” (JENKINS, 2009). Neste cenário as crianças ganham destaque pelo potencial de consumo gerado (direto ou indiretamente) e por contribuir ao apelo emocional. Educação (Física) e comunicação estabelecem, assim, novas e profícuas possibilidades de abordagens, tendo em vista que a (trans)formação esportiva, que se deseja esclarecida e emancipada, necessita considerar a  publicização do esporte e da criança, como perspectiva de uma crítica a cultura, através da mídia-educação.  

PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Esporte, Criança.  

 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1021.83 kB
Downloads: 1386

ZIEGLER, Aline; POFFO, Bianca Natália; CRUZ JUNIOR, Gilson; SANTOS, Silvan Menezes. 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012 e as boas-vindas ao Rio/2016. In: VI Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014

RESUMO 

Este trabalho discute os modos e as estratégias de enquadramento presentes na cobertura jornalística do encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres/2012 realizada por três emissoras brasileiras de TV: Rede Globo, Bandeirantes e Record. Partindo dos dados obtidos, aborda os seguintes eixos de discussão: 1) o agendamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016; 2) a construção do ídolo esportivo; 3) infotenimento. Por fim, destaca a ocorrência de agendamento midiático dos Jogos Olímpicos de 2016 já no encerramento dos Jogos de Londres; o estabelecimento de relações de identificação entre atletas medalhistas e sentimentos otimistas em relação aos megaeventos por vir; e, finalmente, a confusão de fronteiras entre informação e entretenimento no discurso jornalístico esportivo.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Jogos Olímpicos 2012; Londres; Enquadramento; Discurso midiático.