Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2014.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Ascendente ]

Relato de experiência: a inserção curricular das TICs Relato de experiência: a inserção curricular das TICs

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 942.27 kB
Downloads: 1586

BIANCHI, Paula. Relato de experiência: a inserção curricular das TICs na formação inicial em Ciências da Atividade Física e do Esporte. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

RESUMO 

O texto relata parte das experiências desenvolvidas durante o estágio de doutorado no exterior na Universidade de Barcelona/Espanha, no qual buscamos nos aproximar de novos referenciais teóricos e metodológicos de pesquisa no âmbito das TICs. Nesse período, a fim de conhecer a realidade da formação em Educação Física quanto a inserção curricular das TICs nos aproximamos do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha – Barcelona, buscando identificar manifestações das TICs no currículo no contexto catalão. Observamos que as TICs são referidas nos documentos do curso, dentro da perspectiva disciplinar e enfatizando a abordagem técnica-instrumental.  

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; TICs; Relato de experiência. 

A conquista de Arthur Zanetti A conquista de Arthur Zanetti

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1023 kB
Downloads: 1410

SILVEIRA, Juliano; MUNARIM, Iracema; BITENCOURT, Fernando Gonçalves; FIAMONCINI, Luciana; FAUTH, Fernanda; CAETANO, Angélica; SEÁRA, Éliton Clayton Rufino. A conquista de Arthur Zanetti e as estratégias da mídia esportiva: um exercício com a teoria do enquadramento. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências dos Esporte, 2014.

RESUMO 

O presente estudo trata da cobertura jornalística realizada por três emissoras de TV aberta (Record, Globo e Bandeirantes), nos jogos olímpicos de Londres 2012, sobre o ginasta brasileiro Arthur Zanetti. A investigação propôs uma análise a partir da teoria do enquadramento, sendo que nosso olhar centrou-se em como as emissoras veicularam a vitória do ginasta. Identificamos no material observado uma série de atitudes compensatórias por parte das emissoras, em relação ao atleta, que até sua classificação, não havia sido agendado. O material analisado apontou que a cobertura das emissoras centrou-se na apresentação do atleta, sua identificação com o telespectador e na criação do mesmo como ídolo esportivo.    

PALAVRAS-CHAVE: mídia; jogos olímpicos; enquadramento.

 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1021.83 kB
Downloads: 1386

ZIEGLER, Aline; POFFO, Bianca Natália; CRUZ JUNIOR, Gilson; SANTOS, Silvan Menezes. 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012 e as boas-vindas ao Rio/2016. In: VI Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014

RESUMO 

Este trabalho discute os modos e as estratégias de enquadramento presentes na cobertura jornalística do encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres/2012 realizada por três emissoras brasileiras de TV: Rede Globo, Bandeirantes e Record. Partindo dos dados obtidos, aborda os seguintes eixos de discussão: 1) o agendamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016; 2) a construção do ídolo esportivo; 3) infotenimento. Por fim, destaca a ocorrência de agendamento midiático dos Jogos Olímpicos de 2016 já no encerramento dos Jogos de Londres; o estabelecimento de relações de identificação entre atletas medalhistas e sentimentos otimistas em relação aos megaeventos por vir; e, finalmente, a confusão de fronteiras entre informação e entretenimento no discurso jornalístico esportivo.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Jogos Olímpicos 2012; Londres; Enquadramento; Discurso midiático. 

A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1009.8 kB
Downloads: 1204

POFFO, Bianca Natália. A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC: estudo sobre documentos curriculares e produção acadêmica. In: VI Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

RESUMO  

Este estudo realizou uma análise do contexto documental do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, e o principal objetivo é  expressado nos seguintes tópicos: i) um contexto documental do campo, no que se refere a aspectos curriculares a respeito do tema pesquisa no curso; ii) os resultados de uma pesquisa a respeito da composição das referências bibliográficas de trabalhos de conclusão de curso (TCCs); A primeira etapa foi realizada através da pesquisa aos documentos curriculares de formação de professores e balizadores do curso especificamente e a segunda etapa foi realizada através da análise dos TCCs defendidos no curso de licenciatura em Educação Física no período de quatro semestres (de 2011/1 a 2012/2). Pudemos constatar através da análise dos documentos curriculares que a pesquisa está prevista na formação dos professores, mas a pequena presença de referências de revistas online nos TCCs parece indicar a subutilização destas ao longo do curso.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; UFSC; professor-pesquisador; documentos curriculares   

Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar JR. Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar JR.

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 1021.08 kB
Downloads: 1203

MESSA, Fábio Carvalho, Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar JR. Mitologias Midiáticas nas HQ’s de Maurício de Souza. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumo

Este artigo apresenta e discute os perfis de três personagens-títulos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa – Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr., craques do futebol brasileiro – para evidenciar as diferentes formas de representação simbólica do futebol no imaginário midiático. A partir de um trabalho metodológico de monitoramento semiótico-discursivo das edições impressas de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, selecionaram-se algumas passagens para destacar as distintas nuances do conhecimento sobre o futebol veiculado nas narrativas, por meio de determinadas ocorrências sígnicas. São elas: características das personalidades dos heróis (sujeitos históricos) e suas bases parafrásticas e paródicas; figuratividades do futebol – presença da bola, aspectos sociais e pedagógicos do desporto, propaganda ideológica, estereótipos e índices morais e políticos subjacentes às narrativas. Com base nessa categorização e nas teorias da linguagem de Roland Barthes e Umberto Eco, identificamos que a revista do Pelezinho, proposta mais antiga do autor, concentra no personagem grande parte do repertório cultural do futebol brasileiro dos anos 70-80, condensando questões de linguagem e comportamento, assim como a disseminação dos saberes sobre o futebol e sua pedagogia, incluindo seus desdobramentos afetivos e sociais. Já as histórias de Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. têm suas propostas encomendadas a partir de temas recorrentes da agenda midiática nacional dos anos 2000, com um menor comprometimento com os saberes acerca do futebol. Por meio de enredos pouco problematizáveis, as políticas editoriais dessas duas últimas tematizam amenidades do universo infantil, engrenam campanhas ideológicas, que reforçam estereótipos e padrões morais, geralmente extraídos da factualidade jornalística e/ou da mitologia midiático-esportiva brasileira.

PALAVRAS-CHAVES: Futebol; História em Quadrinhos; Semiótica; Mito; Metáfora.