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Relato de experiência: a inserção curricular das TICs Relato de experiência: a inserção curricular das TICs

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BIANCHI, Paula. Relato de experiência: a inserção curricular das TICs na formação inicial em Ciências da Atividade Física e do Esporte. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

RESUMO 

O texto relata parte das experiências desenvolvidas durante o estágio de doutorado no exterior na Universidade de Barcelona/Espanha, no qual buscamos nos aproximar de novos referenciais teóricos e metodológicos de pesquisa no âmbito das TICs. Nesse período, a fim de conhecer a realidade da formação em Educação Física quanto a inserção curricular das TICs nos aproximamos do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha – Barcelona, buscando identificar manifestações das TICs no currículo no contexto catalão. Observamos que as TICs são referidas nos documentos do curso, dentro da perspectiva disciplinar e enfatizando a abordagem técnica-instrumental.  

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; TICs; Relato de experiência. 

 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012

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ZIEGLER, Aline; POFFO, Bianca Natália; CRUZ JUNIOR, Gilson; SANTOS, Silvan Menezes. 'Day after': o adeus aos Jogos Olímpicos de Londres/2012 e as boas-vindas ao Rio/2016. In: VI Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014

RESUMO 

Este trabalho discute os modos e as estratégias de enquadramento presentes na cobertura jornalística do encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres/2012 realizada por três emissoras brasileiras de TV: Rede Globo, Bandeirantes e Record. Partindo dos dados obtidos, aborda os seguintes eixos de discussão: 1) o agendamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016; 2) a construção do ídolo esportivo; 3) infotenimento. Por fim, destaca a ocorrência de agendamento midiático dos Jogos Olímpicos de 2016 já no encerramento dos Jogos de Londres; o estabelecimento de relações de identificação entre atletas medalhistas e sentimentos otimistas em relação aos megaeventos por vir; e, finalmente, a confusão de fronteiras entre informação e entretenimento no discurso jornalístico esportivo.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Jogos Olímpicos 2012; Londres; Enquadramento; Discurso midiático. 

A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC

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POFFO, Bianca Natália. A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC: estudo sobre documentos curriculares e produção acadêmica. In: VI Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

RESUMO  

Este estudo realizou uma análise do contexto documental do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, e o principal objetivo é  expressado nos seguintes tópicos: i) um contexto documental do campo, no que se refere a aspectos curriculares a respeito do tema pesquisa no curso; ii) os resultados de uma pesquisa a respeito da composição das referências bibliográficas de trabalhos de conclusão de curso (TCCs); A primeira etapa foi realizada através da pesquisa aos documentos curriculares de formação de professores e balizadores do curso especificamente e a segunda etapa foi realizada através da análise dos TCCs defendidos no curso de licenciatura em Educação Física no período de quatro semestres (de 2011/1 a 2012/2). Pudemos constatar através da análise dos documentos curriculares que a pesquisa está prevista na formação dos professores, mas a pequena presença de referências de revistas online nos TCCs parece indicar a subutilização destas ao longo do curso.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; UFSC; professor-pesquisador; documentos curriculares   

TELEJORNALISMO E FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES/2012 TELEJORNALISMO E FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES/2012

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LOTTERMAN, Josimar; BIANCHINI, Leandro; FERMINO, Antonio Luis; FURTADO, Heitor Luiz; PIRES, Giovani de Lorenzi. Telejornalismo e futebol nos Jogos Olímpicos de Londres/2012: Alguns Enquadramentos da Televisão aberta brasileira. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumo

Parte de uma pesquisa que analisa os enquadramentos do telejornalismo da TV aberta brasileira por ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o presente estudo enfoca a cobertura jornalística da seleção brasileira masculina no torneio olímpico de futebol. Foram acompanhados os telejornais da Record, da Bandeirantes e Nacional (Globo) no período de 26/7 a 11/8/2012. A análise dos frames resultou na identificação de cinco categorias, que demonstram como o telejornalismo foi demarcado por interesses comerciais das emissoras que detinham ou não os direitos de transmissão dos jogos.

PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo, Enquadramento, Jogos Olímpicos, Futebol masculino, Televisão aberta.

Luzes, câmera, ação Luzes, câmera, ação

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PEREIRA, Rogério Santos, MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga, BRÜGGEMANN, Ângelo Luíz, FERRARI, Rodrigo Duarte. Luzes, câmera, ação: enquadrando a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos/2012. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Anais... Matinhos/PR: Secretaria Estadual do Paraná/ CBCE, 2014

RESUMO 

O presente texto é parte de uma pesquisa coletiva que analisou, de forma comparativa, a cobertura jornalístico-esportiva dos Jogos Olímpicos de Londres/2012 (JO/2012) entre a Rede Record, detentora brasileira dos direitos de transmissão do evento, e as demais emissoras de TV aberta do país. No caso deste artigo, o interesse incidiu na cerimônia de abertura dos JO/2012. Constituíram-se como corpus de análise os conteúdos veiculados, no dia da abertura, nos jornais da Record, da Globo, da Band e do SBT. A fim de ampliar o conteúdo de comparações, optou-se, ainda, pelo monitoramento de postagens sobre a cerimônia no microblog Twitter. A base teórico-metodológica utilizada foi a Análise de Enquadramento, comum à pesquisa maior, além de aproximações ao conceito de Indústria Cultural, fundamento teórico específico para este artigo. Na discussão, a cerimônia de abertura do megaevento esportivo se apresentou como um produto audiovisual propicio ao entrelaçamento de características mercadológicas e interesses midiáticos-esportivos, que se refletiram no posicionamento, na construção do discurso e na veiculação dos conteúdos jornalísticos sobre os JO/2012.    

PALAVRAS-CHAVE: Jogos Olímpicos Londres/2012; enquadramento; rede social.