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GAMING, CULTURA E CIBERESPAÇO GAMING, CULTURA E CIBERESPAÇO

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Adicionado em: 25/03/2015
Date modified: 25/03/2015
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JUNIOR, Gilson Cruz. Licere, Belo Horizonte, v.17, n.4, dez/2014.
Disponível: https//seer.lcc.ufmg.br/index.php/licere/article/viewFile/798/647 

RESUMO: Este trabalho tem como objeto as comunidades virtuais de jogadores – aqui entendidas como contextos de consumo, produção e circulação cultural –, refletindo a respeito dos limites e das oportunidades da socialização ensejada por elas no que se refere ao desenvolvimento da criticidade na relação entre videogames e seus consumidores. Em termos metodológicos, opera na perspectiva da etnografia de prática arqueológica, constituindo-se como um estudo de caso sobre a comunidade on-line UOL Jogos. Por meio da polêmica envolvendo o jogo Mass Effect 3, observa que vários dos conteúdos presentes nestes domínios detêm o potencial de expandir a compreensão dos jogadores acerca dos games, fornecendo conceitos e informações significativas que lhes permitem transcender e (res)significar suas experiências de jogo. Não obstante, por serem vulneráveis aos interesses e às visões de mundo de quem os produz, tais conteúdos também sinalizam a necessidade de novas competências críticas, capazes de preparar os jogadores para lidar com a complexidade presente nos conteúdos culturais dispersos dentro e em torno dos jogos.      

PALAVRAS-CHAVE: Atividades de Lazer. Jogos e Brinquedos. Jogos de Video. 

Mídias na formação em Educação Física Mídias na formação em Educação Física

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Adicionado em: 10/12/2014
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SOUZA, Galdino Rodrigues de; MENDES, Diego de Sousa. Mídias na formação em Educação Física: análise de uma disciplina optativa. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 300-315, dezembro/2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p300 .

Resumo

A sociedade contemporânea tem nos mostrado cada vez mais a necessidade de uma educação para as mídias ou da mídia-educação. Frente a isso surge um novo desafio para os cursos de licenciatura em geral, a implantação de estratégias políticas/educativas qualificadas e de espaços na formação inicial e continuada na perspectiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), buscando a preparação de professores para educar com, nas e para as mídias (BIANCHI, 2009). Este artigo busca colaborar com tal discussão a partir da análise de uma disciplina optativa do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei chamada Mídia e Educação Física durante os meses de dezembro de 2012 a Abril de 2013.

Palavras-chave: Mídia e Educação Física; formação inicial; contemporaneidade; professores; escola

O 'garoto propaganda' Neymar O 'garoto propaganda' Neymar

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Adicionado em: 10/12/2014
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MATOS, Keyte dos Santos; MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fábio. O 'garoto propaganda' Neymar - sentidos de corpo masculino e modos de endereçamento através de propagandas comerciais. Revista Conhecimento Online, v. 2, p. 1-16, 2014. Disponível em: http://www.feevale.br/hotsites/conhecimentoonline/publicacoes/ano-6--vol-2-2014/artigo-8

RESUMO

Este trabalho analisa os signos e os discursos que envolvem a construção de corpo masculino através de propagandas comerciais criadas e veiculadas pela mídia televisiva a partir da presença do jogador de futebol Neymar. O objetivo do estudo realizado é averiguar como é realizado o modo de endereçamento de tais propagandas comerciais. Utilizamos como metodologia a análise de produto midiático, organizando o estudo das peças publicitárias em três eixos temáticos, intitulados “pêlos e cabelo”, “força física” e “o homem em analogia com a máquina”. Os resultados das análises mostraram que a disseminação de peças publicitárias tendo o jogador de futebol Neymar como garoto propaganda carrega, intrinsecamente, discursos, signos, significados e imposições sentidos de corpo. Ao analisar os eixos temáticos, notamos que os significados são criados pelo próprio processo de comunicação de massa com a forte presença de intenções mercadológicas que são “colhidas” na prática do endereçamento publicitário. Os padrões “pele sem pêlos”, “cabelo estilo moicano”, “atleta forte” e “atleta máquina” foram os sentidos impostos ao jogador Neymar inseridos nos discursos das propagandas. Sentidos estes que são disseminados através de vários veículos de comunicação de massa a todo o momento e a todo tipo de público.

Palavras-chaves: Neymar. Mídia. Publicidade. Propaganda. Endereçamento. Corpo masculino.  

O híbrido e o grotesco: das relações do corpo com a tecnologia O híbrido e o grotesco: das relações do corpo com a tecnologia

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ZOBOLI, Fábio; CORREIA, Elder Silva; SILVA, Renato Izidoro; BOMFIM, Evandro Santos Melo. O híbrido e o grotesco: das relações do corpo com a tecnologia. Revista contemporânea. Revista do programa de pós graduação em comunicação da UFRJ.  Ano 12. Vol. 1. N. 23, 2014. http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/10080

 

Resumo

A incorporação crescente de tecnologias ao corpo humano se caracteriza como um processo de hibridização – de mistura – que carrega relações epistemológicas próximas das relações feitas com o monstro e o grotesco. O híbrido atua como um problema da experiência fenomenológica para o pensamento constituído por sistemas semióticos que organizam a realidade por classificações e agrupamentos. Sendo assim, o presente escrito visa analisar o corpo híbrido (fusão do corpo com a tecnologia) na sua relação com o monstro, estabelecendo um arrolamento destes com o grotesco. De igual forma objetiva, a partir da semiótica de Peirce, procura-se compreender as condições pelas quais estes seres são subjetivados, apreendendo significações responsáveis por colocar em crise os sistemas de pensamento organizados por categorias.

Palavras-chave: fusão corpo e tecnologia; significação; híbrido; grotesco.

 

Possíveis influências dos megaeventos esportivos Possíveis influências dos megaeventos esportivos

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 FERREIRA, Caroline Martins; MEZZAROBA, Cristiano. Possíveis influências dos megaeventos esportivos na escolha das práticas esportivas de jovens escolares. Revista da Unifebe (Online), v. 1, p. 1-17, 2014. Disponível em: http://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/view/254

Resumo

O presente trabalho, síntese de um trabalho de conclusão de curso, apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada por um estudo descritivo-exploratório, que teve como objetivo verificar em que medida há a influência dos megaeventos esportivos ao serem transmitidos pela mídia na escolha da prática esportiva de dois grupos de jovens, nas aulas de Educação Física e em espaços não-escolares. Abordam-se as questões referentes aos esportes (conceitos, dimensões e relação com a mídia) e aos megaeventos esportivos: Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. A pesquisa foi realizada por meio de questionários mistos entregues em duas escolas, uma particular, localizada na cidade de Aracaju-SE e a outra pública federal, localizada em São Cristóvão-SE. Com os dados coletados, foram feitas análises, tomando-se por base o referencial teórico utilizado. Ao final, concluímos que os jovens das duas escolas sofrem influência de forma indireta pelos megaeventos esportivos, da mídia e dos seus ídolos. Os sujeitos pesquisados citam que durante a realização dos megaeventos se sentem mais motivados para a prática esportiva e o esporte mais comentado pelos jovens é o futebol, pelas competições citadas que são relacionadas a esse esporte e pelos ídolos que são vinculados a essa modalidade, ou seja, a maioria dos nomes mencionados foram jogadores de futebol. 

Palavras chave: Megaeventos Esportivos. Esportes. Jovens. Mídia.