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Day after: o adeus aos jogos olímpicos de Londres/2012 e as boas vindas ao Rio/2016. Day after: o adeus aos jogos olímpicos de Londres/2012 e as boas vindas ao Rio/2016.

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SANTOS, S. M. ; ZIEGLER, A. ; POFFO, B. N. ; CRUZ JUNIOR, G. . Day after: o adeus aos jogos olímpicos de Londres/2012 e as boas vindas ao Rio/2016. Revista Lúdica Pedagógica, Colômbia, v. 2, n. 20, p. 9-17, 2014

 

Este trabalho discute os modos e as estratégias de enquadramento presentes na cobertura jornalística do encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres/2012 realizada por três emissoras brasileiras de TV: Rede Globo, Bandeirantes e Record. Partindo dos dados obtidos, aborda os seguintes eixos de discussão: 1) o agendamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016; 2) a construção do ídolo esportivo; 3) infotenimento. Por fim, destaca a ocorrência de agendamento midiático dos Jogos Olímpicos de 2016 já no encerramento dos Jogos de Londres; o estabelecimento de relações de identificação entre atletas medalhistas e sentimentos otimistas em relação aos megaeventos por vir; e, finalmente, a confusão de fronteiras entre informação e entretenimento no discurso jornalístico esportivo.

Entretenimento ou informação? Uma análise da cobertura jornalística do Pan-americano de Guadalajara/2011 na Rede Record. Entretenimento ou informação? Uma análise da cobertura jornalística do Pan-americano de Guadalajara/2011 na Rede Record.

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MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani de Lorenzi; SANTOS, Silvan Menezes dos; PAIXÃO, Janderson. Entretenimento ou informação? Uma análise da cobertura jornalística do Pan-americano de Guadalajara/2011 na Rede Record. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE), v. 4, p. 4-23, 2014.

Neste texto apresentamos uma pesquisa que se atentou à construção midiática de estratégias de agendamento elaboradas pela Rede Record, bem como suas transmissões esportivas em relação aos Jogos Pan-americanos de Guadalajara/2011. Sendo um momento singular para a cultura esportiva brasileira, pelo ineditismo da exclusividade de transmissão desta emissora de televisão de sinal aberto, rompendo com a hegemonia da Rede Globo, percebemos uma cobertura que se focou no caráter nacionalista, com ênfase no entretenimento e na autopromoção da questões referentes à mercadorização e espetacularização do esporte.

ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA/TICS EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2006-2012) ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA/TICS EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2006-2012)

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SANTOS, Silvan Menezes dos et al. ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA/TICS EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2006-2012). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p.123-139, Não é um mês valido! 2014. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2122>. Acesso em: 24 maio 2016.

Temos observado o crescimento na produção envolvendo a Mídia e as TICs na Educação Física. Por essa razão, sentimos a necessidade de desenvolver um estudo que proporcionasse um panorama geral baseado no levantamento da produção científica sobre Mídia/TICs veiculada em revistas da Educação Física no período que compreende 2006-2012, o que nos possibilita apontar possíveis tendências e lacunas na produção científica deste campo de conhecimento. Este trabalho é fruto de uma pesquisa coletiva, que buscou descrever, classificar e analisar os textos publicados em 16 periódicos da área. O estudo indicou uma tendência do crescimento e do estreitamento das relações entre o campo de conhecimento e a apropriação das TICs.

FILOSOFIA DA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA FILOSOFIA DA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

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ZOBOLI, Fabio; CORREIA, Elder Silva; ALMEIDA, Felipe Quintão. Filosofia da tecnologia e Educação Física: tensões a partir do corpo. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 287-299, dezembro/2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p287.

Resumo

Artigo com o objetivo de apresentar e situar a Filosofia da Tecnologia como disciplina que aborda questões importantes aos estudos das intervenções do corpo em face à tecnologia ligada a estudos vinculados à Educação Física. A partir de uma busca em 05 periódicos do campo, visualizou-se 03 temas para análise: virtualização do corpo/movimento; doping; corpo acoplado à tecnologia. Como resultado, encontra textos que apresentam questões ligadas à Filosofia da Tecnologia – problematizações de cunho epistemológico, ontológico e axiológico. Conclui com reflexões sobre o levantamento realizado, lançando algumas questões para perspectivar estudos a partir da configuração encontrada.

Palavras-chave: Corpo; Tecnologia; Filosofia da tecnologia; Educação Física

Fotografia na era digital Fotografia na era digital

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BITENCOURT, Fernando Gonçalves. Fotografia na era digital: produção, protagonismo e performance – problemas para a Educação Física/Ciências do Esporte. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 198-211, dezembro/2014. DOI:  http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p198 .

RESUMO

Este texto, fruto das observações oriundas de “micro” etnografias realizadas durante estágio de doutorado em Madri, reflete sobre a fotografia, tomada por agentes sociais distintos, de desportistas e espaços desportivos na era digital. Considerando a profusão de imagens e a facilidade de difusão via internet, questiona implicações ético-morais da captura destas e os sentidos da produção, protagonismo e performances. Sugiro haver ‘gosto de classe’ e ‘habitus’ a orientar estas práticas. A apropriação da imagem alheia (de ídolos e anônimos) e a exacerbação do individualismo caracterizam este ‘ethos’, cujo perigo reside no uso privado e na publicização inconsequente da vida alheia. 

Palavras-chave: Educação Física/Ciências do Esporte; Mídia; Fotografia; Ética