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Costa da Lagoa: Reflexões Sobre as Crianças, as Brincadeiras e a Natureza. Costa da Lagoa: Reflexões Sobre as Crianças, as Brincadeiras e a Natureza.

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Adicionado em: 19/05/2016
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MANFROI, M. N.; MARINHO, A. Costa da Lagoa: Reflexões Sobre as Crianças, as Brincadeiras e a Natureza. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 1, n. 3, p.3-23, set./dez. 2014

O artigo apresenta a proposta da pesquisa, desenvolvida em 2014, com as crianças da Costa da Lagoa, comunidade açoriana, localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC). A definição da Costa partiu da concepção de que há comunidades que mantêm princípios de liberdade com as crianças que, de certa maneira, possuem os tempos e os espaços, no ambiente natural e cultural, para se desafiarem e crescerem. Neste percurso, a pesquisa traz como objetivo a proposta de desvendar os sentidos e significados encontrados nas relações estabelecidas pelas crianças, moradoras da Costa da Lagoa, entre o ser, o brincar e a natureza. A definição metodológica partiu da etnografia, com seu “olhar de perto e de longe” e seu “olhar de dentro e de fora” e se configurou como caminho a ser seguido, com predominância qualitativa e caráter descritivo. O foco foram as crianças que, de maneira geral, estão habilitadas a participar do contexto social, segundo as suas vontades e as suas habilidades, pois pertencer e fazer parte é um direito que se conquista ao nascer. Para a coleta de dados foram utilizados instrumentos complementares entre si: observações participantes; caderno de apontamentos; conversas informais; fotografias; filmagens; desenhos das crianças; participação em eventos da comunidade. Ao concluir a pesquisa, mas longe de saciar as inquietações como pesquisadoras, avaliamos que a etnografia oportunizou uma caminhada significativa pelas trilhas e travessias da Costa. As crianças que aí vivem têm a oportunidade de realizar atividades no ambiente natural, entre árvores, águas, terras e bichos. São crianças desafiadas a superar medos, a ampliar movimentos corporais, a desenvolver o autoconhecimento e a expandir a capacidade de sensibilização.

 

Entretenimento ou informação? Uma análise da cobertura jornalística do Pan-americano de Guadalajara/2011 na Rede Record. Entretenimento ou informação? Uma análise da cobertura jornalística do Pan-americano de Guadalajara/2011 na Rede Record.

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MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani de Lorenzi; SANTOS, Silvan Menezes dos; PAIXÃO, Janderson. Entretenimento ou informação? Uma análise da cobertura jornalística do Pan-americano de Guadalajara/2011 na Rede Record. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE), v. 4, p. 4-23, 2014.

Neste texto apresentamos uma pesquisa que se atentou à construção midiática de estratégias de agendamento elaboradas pela Rede Record, bem como suas transmissões esportivas em relação aos Jogos Pan-americanos de Guadalajara/2011. Sendo um momento singular para a cultura esportiva brasileira, pelo ineditismo da exclusividade de transmissão desta emissora de televisão de sinal aberto, rompendo com a hegemonia da Rede Globo, percebemos uma cobertura que se focou no caráter nacionalista, com ênfase no entretenimento e na autopromoção da questões referentes à mercadorização e espetacularização do esporte.

Comunicação nas aulas de Educação Física Comunicação nas aulas de Educação Física

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Adicionado em: 10/12/2014
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SOUZA, Carla Monteiro; MENDES, Diego Sousa. Comunicação nas aulas de Educação Física: uma investigação preliminar da relação pedagógica entre professor e aluno. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 18, p. 1-1, 2014.

Resumo     

Tendo como enfoque a comunicação na Educação Física escolar, nosso propósito neste estudo foi entender como se consolida a comunicação entre professor e alunos durante a aula. Desta forma, optamos em analisar os diálogos nas aulas de Educação Física por um mês em duas escolas públicas de São João del-Rei, MG. Durante a coleta dos dados utilizamos o método FaMOC proposto por Faria Júnior (1987). Todas as aulas foram registradas em uma tabela e também foram filmadas para que posteriormente pudéssemos comparar os números encontrados. Ao discutirmos os dados verificamos que em uma escola o ensino foi trabalhado de forma mais crítica e o diálogo em muitas ocasiões era utilizado de uma forma pedagógica. No entanto, em outro contexto analisado, o ensino foi desenvolvido de forma mais tradicional e o diálogo muitas vezes fugia do tema de ensino e não apresentava fins educativos claros.        

Unitermos: Educação. Comunicação. Educação Física. 

ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA/TICS EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2006-2012) ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA/TICS EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2006-2012)

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SANTOS, Silvan Menezes dos et al. ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA/TICS EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2006-2012). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p.123-139, Não é um mês valido! 2014. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2122>. Acesso em: 24 maio 2016.

Temos observado o crescimento na produção envolvendo a Mídia e as TICs na Educação Física. Por essa razão, sentimos a necessidade de desenvolver um estudo que proporcionasse um panorama geral baseado no levantamento da produção científica sobre Mídia/TICs veiculada em revistas da Educação Física no período que compreende 2006-2012, o que nos possibilita apontar possíveis tendências e lacunas na produção científica deste campo de conhecimento. Este trabalho é fruto de uma pesquisa coletiva, que buscou descrever, classificar e analisar os textos publicados em 16 periódicos da área. O estudo indicou uma tendência do crescimento e do estreitamento das relações entre o campo de conhecimento e a apropriação das TICs.

Day after: o adeus aos jogos olímpicos de Londres/2012 e as boas vindas ao Rio/2016. Day after: o adeus aos jogos olímpicos de Londres/2012 e as boas vindas ao Rio/2016.

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SANTOS, S. M. ; ZIEGLER, A. ; POFFO, B. N. ; CRUZ JUNIOR, G. . Day after: o adeus aos jogos olímpicos de Londres/2012 e as boas vindas ao Rio/2016. Revista Lúdica Pedagógica, Colômbia, v. 2, n. 20, p. 9-17, 2014

 

Este trabalho discute os modos e as estratégias de enquadramento presentes na cobertura jornalística do encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres/2012 realizada por três emissoras brasileiras de TV: Rede Globo, Bandeirantes e Record. Partindo dos dados obtidos, aborda os seguintes eixos de discussão: 1) o agendamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016; 2) a construção do ídolo esportivo; 3) infotenimento. Por fim, destaca a ocorrência de agendamento midiático dos Jogos Olímpicos de 2016 já no encerramento dos Jogos de Londres; o estabelecimento de relações de identificação entre atletas medalhistas e sentimentos otimistas em relação aos megaeventos por vir; e, finalmente, a confusão de fronteiras entre informação e entretenimento no discurso jornalístico esportivo.