Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2013.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

“PESSIMISTAS, PENSEM BEM”! “PESSIMISTAS, PENSEM BEM”!

hot!
Adicionado em: 19/09/2013
Date modified: 19/09/2013
Tamanho: 457.3 kB
Downloads: 1337

MENEZES, Eduardo Carvalho Gomes de; MEZZAROBA, Cristiano. "Pessimistas, pensem bem"! Algumas análises sobre o discurso publicitário na propaganda da Brahma para a Copa do Mundo FIFA/2014. In: X SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFS, 2013, São Cristóvão/SE. Anais..., 10, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 01 a 04 julho 2013. 

RESUMO

Este estudo buscou analisar o discurso publicitário, a partir de três propagandas da Cerveja Brahma, veiculadas pela Rede Globo no ano de 2012. Trazendo discussões a respeito das relações entre a mídia, a publicidade e o esporte. Esse trabalho apresenta, a maneira como a Brahma construiu o seu discurso sobre a Copa do Mundo da FIFA/2014 que ocorrerá em solo brasileiro. Para análise dos dados, foi utilizado aqui um método extraído de uma metodologia cunhada por Ferrés (1996). Esse é classificado como “método compreensivo”, no entanto, esclarecemos que nesse estudo, fizemos um recorte do método, utilizando apenas as questões referentes à análise crítica da publicidade. Por fim, apresentamos os primeiros elementos encontrados nos discursos publicitários das propagandas analisadas.

“Sua internet com muito mais vantagens e sabendo de tudo sobre notícias" “Sua internet com muito mais vantagens e sabendo de tudo sobre notícias"

hot!
Adicionado em: 13/09/2013
Date modified: 13/09/2013
Tamanho: 376.45 kB
Downloads: 1296

ARAGÃO, Paula; RODRIGUES, Janaína; SANTOS, Silvan Menezes dos. “Sua internet com muito mais vantagens e sabendo de tudo sobre notícias, esportes e entretenimento”: investigando dois portais digitais sergipanos e o conteúdo sobre as olimpíadas de londres/2012. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 18 CONBRACE/5 CONICE, Anais... Brasília/DF, 2-7/ago/2013. Disponível em: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5316

 

RESUMO: 

O presente estudo, subprojeto de um conjunto de pesquisas sobre os Jogos Olímpicos de Londres/2012, traz uma investigação do conteúdo dos portais sergipanos Infonet e G1.com/SE direcionado ao megaevento. Como objetivo buscou-se identificar nos conteúdos dessas mídias digitais as estratégias midiáticas do agendamento e da dialética global-local sobre os jogos. Com o acompanhamento de 117 dias (entre abril e julho), nos seus três turnos (matutino, vespertino e noturno) constituímos um corpus de análise com 23 matérias. Utilizamos técnicas da análise de conteúdo para organização, sistematização e análise e constatamos que houve agendamento midiático-esportivo e em maior destaque a dialética global-local, onde encontramos ícones esportivos sergipanos e brasileiros.