Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2013.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

Megaeventos esportivos na mídia sergipana Megaeventos esportivos na mídia sergipana

hot!
Adicionado em: 12/09/2013
Date modified: 19/09/2013
Tamanho: 479.13 kB
Downloads: 1338

MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fabio; MATOS, Keyte dos Santos; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; SOUZA, Jéssica Lorena Borges de. Megaeventos esportivos na mídia sergipana: um estudo de recepção com professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas/2012. In: X SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFS, 2013, São Cristóvão/SE. Anais..., 10, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 01 a 04 julho 2013. 

RESUMO:

Este estudo analisou como alguns professores de Educação Física (EF) da rede pública de Sergipe acompanharam e interpretaram os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos/2012, bem como investigou a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas. Metodologicamente, caracterizou-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção, em que foram utilizados questionários mistos em duas etapas da pesquisa, sendo os mesmos interpretados a partir da análise de conteúdo.

Formação de professores e letramento digital Formação de professores e letramento digital

hot!
Adicionado em: 12/09/2013
Date modified: 19/09/2013
Tamanho: 317.92 kB
Downloads: 1367

BIANCHI, Paula: PIRES, Giovani De Lorenzi.  Formação de professores e letramento digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 18 CONBRACE/5 CONICE, Anais... Brasília/DF, 2-7/ago/2013. Disponível em: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5135

RESUMO:

A partir da expansão do ensino superior e do contexto transformado pelas TICs, especialmente no que se refere à educação, estamos buscando, por meio dessa pesquisa, investigar manifestações e espaços de discussão acerca da mídia-educação nos desenhos curriculares de cursos de licenciatura de diferentes áreas (ciências naturais, ciências humanas e Educação Física), em três universidades federais recém-criadas na região Sul do país. Busca-se identificar e compreender como as “novas” universidades vêm se apropriando da cultura digital e integrando o letramento digital na formação de futuros professores. Este texto apresenta-se como um projeto de pesquisa em andamento junto ao PPGEF/UFSC, por isso carece ainda de resultados, cujo propósito é discutir e aprofundar possibilidades.

“Sua internet com muito mais vantagens e sabendo de tudo sobre notícias" “Sua internet com muito mais vantagens e sabendo de tudo sobre notícias"

hot!
Adicionado em: 13/09/2013
Date modified: 13/09/2013
Tamanho: 376.45 kB
Downloads: 1406

ARAGÃO, Paula; RODRIGUES, Janaína; SANTOS, Silvan Menezes dos. “Sua internet com muito mais vantagens e sabendo de tudo sobre notícias, esportes e entretenimento”: investigando dois portais digitais sergipanos e o conteúdo sobre as olimpíadas de londres/2012. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 18 CONBRACE/5 CONICE, Anais... Brasília/DF, 2-7/ago/2013. Disponível em: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5316

 

RESUMO: 

O presente estudo, subprojeto de um conjunto de pesquisas sobre os Jogos Olímpicos de Londres/2012, traz uma investigação do conteúdo dos portais sergipanos Infonet e G1.com/SE direcionado ao megaevento. Como objetivo buscou-se identificar nos conteúdos dessas mídias digitais as estratégias midiáticas do agendamento e da dialética global-local sobre os jogos. Com o acompanhamento de 117 dias (entre abril e julho), nos seus três turnos (matutino, vespertino e noturno) constituímos um corpus de análise com 23 matérias. Utilizamos técnicas da análise de conteúdo para organização, sistematização e análise e constatamos que houve agendamento midiático-esportivo e em maior destaque a dialética global-local, onde encontramos ícones esportivos sergipanos e brasileiros.

 

 

Burlando o círculo mágico Burlando o círculo mágico

hot!
Adicionado em: 13/09/2013
Date modified: 13/09/2013
Tamanho: 427.44 kB
Downloads: 1425

JUNIOR, Gilson Cruz. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 18 CONBRACE/5 CONICE, Anais... Brasília/DF, 2-7/ago/2013. Disponível em: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5050

RESUMO:

Este ensaio tem como objetivo apresentar o conceito e os fundamentos da gamificação, na tentativa de evidenciar suas inserções no universo das práticas corporais. Para isso, analisa dois casos distintos que evidenciam a presença desse fenômeno no âmbito da atividade física e do esporte, respectivamente. Enquanto o primeiro discorre sobre a linha de produtos Nike+, o segundo se volta ao game on-line Cartola FC. Por fim, tece considerações a respeito das implicações trazidas pela gamificação aos papeis cumpridos pelo jogo, bem como às oportunidades que oferece ao movimento humano, para além dos videogames convencionais.

 

 

“PESSIMISTAS, PENSEM BEM”! “PESSIMISTAS, PENSEM BEM”!

hot!
Adicionado em: 19/09/2013
Date modified: 19/09/2013
Tamanho: 457.3 kB
Downloads: 1450

MENEZES, Eduardo Carvalho Gomes de; MEZZAROBA, Cristiano. "Pessimistas, pensem bem"! Algumas análises sobre o discurso publicitário na propaganda da Brahma para a Copa do Mundo FIFA/2014. In: X SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFS, 2013, São Cristóvão/SE. Anais..., 10, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 01 a 04 julho 2013. 

RESUMO

Este estudo buscou analisar o discurso publicitário, a partir de três propagandas da Cerveja Brahma, veiculadas pela Rede Globo no ano de 2012. Trazendo discussões a respeito das relações entre a mídia, a publicidade e o esporte. Esse trabalho apresenta, a maneira como a Brahma construiu o seu discurso sobre a Copa do Mundo da FIFA/2014 que ocorrerá em solo brasileiro. Para análise dos dados, foi utilizado aqui um método extraído de uma metodologia cunhada por Ferrés (1996). Esse é classificado como “método compreensivo”, no entanto, esclarecemos que nesse estudo, fizemos um recorte do método, utilizando apenas as questões referentes à análise crítica da publicidade. Por fim, apresentamos os primeiros elementos encontrados nos discursos publicitários das propagandas analisadas.