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JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO UM ROTEIRO PARA SUA ANÁLISE PEDAGÓGICA JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO UM ROTEIRO PARA SUA ANÁLISE PEDAGÓGICA

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Adicionado em: 26/03/2013
Date modified: 20/05/2013
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AZEVEDO, Victor de Abreu. Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, nº 3, dezembro, 2012.

Resumo

Este texto descreve trabalho de dissertação em Educação que teve como objetivo propor um roteiro para análise pedagógica dos jogos eletrônicos (JEs). Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre JEs tratando de questões como o aprendizado nos JEs, a metodologia de análise de JEs, e as dificuldades para a utilização dos JEs na escola. Posteriormente realizou-se pesquisa de campo com alunos e professores que utilizaram e problematizaram o roteiro proposto. O roteiro de análise teve boa avaliação dos seus usuários, que apontaram êxito em sua finalidade. Novas pesquisas, agora em situações concretas de uso pedagógico do roteiro para levar JEs para a escola com a mediação de professores, podem contribuir para avaliar e aprimorar o roteiro.

Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE

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Adicionado em: 21/09/2012
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ARAGÃO, Paula; GARCIA, Luciana P.; MEZZAROBA, Cristiano.Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE. Belo Horizonte, Licere, v.15, n.2, p. 1-37, jun/2012.

RESUMO 

Esta pesquisa integra o Projeto Orla, que estuda os espaços públicos de lazer da Orla de Atalaia, Aracaju/SE, a qual reúne um número diversificado de espaços destinados às práticas corporais de esporte e lazer, fato que atrai pessoas de diferentes gostos e estilos. Considerando a localização e estrutura, buscou-se identificar os interesses dos grupos em relação ao espaço e seus equipamentos. Na pesquisa de caráter qualitativo e de cunho descritivo foram utilizados como instrumentos de coleta, a entrevista semi-estruturada e o diário de campo. Os resultados demonstram que a acessibilidade e a qualidade das estruturas são fatores primordiais de interesse às “tribos”.

PALAVRAS CHAVE: Grupo Social. Esportes. Atividades de Lazer.

ESPORTE E MÍDIA: GÊNERO E PRECONCEITO ESPORTE E MÍDIA: GÊNERO E PRECONCEITO

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Adicionado em: 04/12/2012
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SANTOS, Alan Lagoa; MEZZAROBA, Cristiano. Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escola. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.17, 2012.

RESUMO

Este artigo foi extraído de um trabalho de conclusão de curso, intitulado “Esporte e mídia: um estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo e algumas implicações na escola”, onde foram analisados e discutidos também sobre os temas “publicidade e propaganda” e “ídolo/herói esportivo”. Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam os problemas de gênero e preconceito que muitas vezes são exibidos pelas mídias, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre as influências deste tema nos processos educacionais, e como refletem essas conseqüências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que retratam a temática. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados, tendo também, o método de análise de conteúdo. Através deste estudo, também tentamos entender como os indivíduos que participaram da pesquisa, relacionam os temas sobre gênero e preconceito, utilizando a mídia com uma ferramenta que nos ajuda a fazer uma análise de atos preconceituosos nos esportes, cometidos por uma sociedade que infelizmente ainda se choca ao se deparar com algumas diferenças. Com isso detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e as representações dos meios de comunicação no cotidiano dos indivíduos e nas aulas de Educação Física.

Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas

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Adicionado em: 21/09/2012
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PIRES, Giovani De Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBOA, Mariana Mendonça. Educação Física, mídia e tecnologias – incursões, pesquisa e perspectivas. Santa Maria, CEFD/UFSM, Kinesis, v.30, n. 1, 2012, p.55-79.

RESUMO

A partir do reconhecimento das muitas interfaces da Educação Física com outras áreas do conhecimento, o texto aborda as relações que o campo vem estabelecendo com os estudos das novas tecnologias e da mídia, através do conceito de Mídia-Educação (Física). Neste sentido, apresenta as principais incursões da Educação Física brasileira junto aos sistemas digitais de informação e documentação e revisita estudos acadêmicos tomando como referência o GTT Comunicação e Mídia/CBCE e pesquisas desenvolvidas pelo LaboMidia/UFSC.

Palavras-chave: Mídia-educação. Tecnologias digitais. Pesquisa.

EDUCAÇÃO E GOVERNABILIDADE EDUCAÇÃO E GOVERNABILIDADE

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Adicionado em: 05/06/2013
Date modified: 05/06/2013
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SILVA, Renato Izidoro; ZOBOLI, Fabio; BORDA, Miguel Angel. Educação e Governabilidade: o estruturalismo e suas relações com o ciberespaço. Revista Edapeci, Aracaju, Ano IV, Vol. 12, Nº 12, Dezembro 2012.

RESUMO

Ao eixo temático “Articulações Políticas Governamentais e Não-Governamentais no Ciberespaço” iremos relacionar os conceitos educação e governabilidade. Trazemos ao tema a problemática do sujeito em relação à sua diluição pelo estruturalismo e pós-estruturalismo, bem como ao seu reavivamento pelas esperanças humanistas, modernas e democráticas depositadas no ciberespaço em prol de seu desgarramento das estruturas institucionais modernas e tradicionais. A relação entre sujeito e estrutura é para nós o nó górdio onde são travadas batalhas acerca das tentativas de educação e de governo de pessoas e de povos implicantes ao conceito de sociedade.