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JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO UM ROTEIRO PARA SUA ANÁLISE PEDAGÓGICA JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO UM ROTEIRO PARA SUA ANÁLISE PEDAGÓGICA

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Adicionado em: 26/03/2013
Date modified: 20/05/2013
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AZEVEDO, Victor de Abreu. Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, nº 3, dezembro, 2012.

Resumo

Este texto descreve trabalho de dissertação em Educação que teve como objetivo propor um roteiro para análise pedagógica dos jogos eletrônicos (JEs). Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre JEs tratando de questões como o aprendizado nos JEs, a metodologia de análise de JEs, e as dificuldades para a utilização dos JEs na escola. Posteriormente realizou-se pesquisa de campo com alunos e professores que utilizaram e problematizaram o roteiro proposto. O roteiro de análise teve boa avaliação dos seus usuários, que apontaram êxito em sua finalidade. Novas pesquisas, agora em situações concretas de uso pedagógico do roteiro para levar JEs para a escola com a mediação de professores, podem contribuir para avaliar e aprimorar o roteiro.

EDUCAÇÃO E GOVERNABILIDADE EDUCAÇÃO E GOVERNABILIDADE

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Adicionado em: 05/06/2013
Date modified: 05/06/2013
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SILVA, Renato Izidoro; ZOBOLI, Fabio; BORDA, Miguel Angel. Educação e Governabilidade: o estruturalismo e suas relações com o ciberespaço. Revista Edapeci, Aracaju, Ano IV, Vol. 12, Nº 12, Dezembro 2012.

RESUMO

Ao eixo temático “Articulações Políticas Governamentais e Não-Governamentais no Ciberespaço” iremos relacionar os conceitos educação e governabilidade. Trazemos ao tema a problemática do sujeito em relação à sua diluição pelo estruturalismo e pós-estruturalismo, bem como ao seu reavivamento pelas esperanças humanistas, modernas e democráticas depositadas no ciberespaço em prol de seu desgarramento das estruturas institucionais modernas e tradicionais. A relação entre sujeito e estrutura é para nós o nó górdio onde são travadas batalhas acerca das tentativas de educação e de governo de pessoas e de povos implicantes ao conceito de sociedade.

A TRAJETÓRIA DO AVAÍ FC NO BRASILEIRO DE 2009 A TRAJETÓRIA DO AVAÍ FC NO BRASILEIRO DE 2009

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Adicionado em: 27/11/2012
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MESSA, Fabio de Carvalho; PIRES, Giovani De Lorenzi. A trajetória do Avaí Futebol Clube no campeonato brasileiro 2009: leitura de charges jornalísticas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 589-613, jul./set. 2012.

RESUMO

Este trabalho oferece aos professores de Educação Física um respaldo teórico-crítico sobre análise semiótico-discursiva de charges jornalísticas de futebol nos veículos impressos da Grande Florianópolis. Trata-se de uma leitura do desempenho do Avaí F. C. no Campeonato Brasileiro de 2009, a partir das charges produzidas de maio a dezembro daquele ano por Zé Dassilva (Diário Catarinense), Mendes (Notícias do Dia) e Adorno (Hora de Santa Catarina). O percurso analítico leva em conta uma escolha peculiar de charges, dispostas cronologicamente, que se destacam por evidenciar alguns fenômenos e elementos constituintes dos processos semióticos e discursivos das narrativas da performance do Leão, ao longo do campeonato, como metaforização e metonimização.

Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE

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Adicionado em: 21/09/2012
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ARAGÃO, Paula; GARCIA, Luciana P.; MEZZAROBA, Cristiano.Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE. Belo Horizonte, Licere, v.15, n.2, p. 1-37, jun/2012.

RESUMO 

Esta pesquisa integra o Projeto Orla, que estuda os espaços públicos de lazer da Orla de Atalaia, Aracaju/SE, a qual reúne um número diversificado de espaços destinados às práticas corporais de esporte e lazer, fato que atrai pessoas de diferentes gostos e estilos. Considerando a localização e estrutura, buscou-se identificar os interesses dos grupos em relação ao espaço e seus equipamentos. Na pesquisa de caráter qualitativo e de cunho descritivo foram utilizados como instrumentos de coleta, a entrevista semi-estruturada e o diário de campo. Os resultados demonstram que a acessibilidade e a qualidade das estruturas são fatores primordiais de interesse às “tribos”.

PALAVRAS CHAVE: Grupo Social. Esportes. Atividades de Lazer.

Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva. Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva.

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Adicionado em: 08/05/2012
Date modified: 27/11/2012
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MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani De Lorenzi. Breve panorama histórico do voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva. Ativ. Fís.,Lazer & Qual. Vida: R.Educ.Fís.,Manaus, v.2,n.2, p.3-19, jul./dez.,2011 - ISSN 2179-4677

Resumo

Neste trabalho procuramos fazer um resgate histórico do vôlei, tendo como objetivo analisar a relevância de certos acontecimentos históricos para esta modalidade bastante difundida e de grande aceitação e gosto popular no cenário contemporâneo brasileiro (e mundial). Em seu transcurso histórico, o voleibol passou por algumas adequações e reconfigurações, principalmente em relação à espetacularização esportiva, na tentativa de se tornar um esporte massificado e popularizado no Brasil. Assim, mesmo que de forma introdutória, procuramos pensar sobre esta temática relacionando às possíveis articulações com a formação inicial em Educação Física e as possibilidades deste componente curricular na escola, na relação esporte-mídia.

Palavras-chave: Voleibol. Histórico. Espetacularização esportiva.