Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS 2012 OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS 2012

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 540.47 kB
Downloads: 2769

GARCIA, Luciana Carolline Pina; PAIXÃO, Janderson dos Santos; OLIVEIRA, Tamires Santos. Olimpíadas e Paraolimpíadas 2012: uma análise da cobertura do Jornal do Estado (TV Atalaia/Rede Record) em Sergipe. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Esta pesquisa está inserida em um contexto de análise da chamada "década dos megaeventos esportivos". Sabe-se que o Brasil vem se tornando uma grande atenção mundial no que se refere ao cenário esportivo, isso acontece porque o mesmo irá sediar a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo FIFA de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016. Em 2012, portanto, ano olímpico que culmina como uma "preparação brasileira" para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, teremos, em Londres/Inglaterra, a exacerbação do fenômeno esportivo nas suas múltiplas facetas, articulando, para isso, os mais variados setores, como economia, cultura, política, educação e, claro, esportivo todos estes apresentados para a sociedade brasileira por meio das diversas mídias sejam elas, televisiva, impressa ou digital.

POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE. POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 248.35 kB
Downloads: 2249

SANTOS, Silvan Menezes Dos; MEZZAROBA, Cristiano. POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE: UMA BUSCA DURANTE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 765 - 775. CD-ROM.

RESUMO

A Educação Física (EF) no Brasil é uma área de atuação que ainda vive um momento de reflexão acerca e definição quanto ao seu campo de atuação na sociedade e principalmente no âmbito escolar no que diz respeito ao trato pedagógico com os conteúdos delimitados à área, assim como: o esporte, a ginástica, a dança, os jogos, entre outros.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 452.34 kB
Downloads: 2954

PAIXÃO, Janderson dos Santos; SANTOS, Silvan Menezes dos. Relato de experiência: Jogos Olimpícos e a pluralidade esportiva como possibilidade pedagógica para a Educação Física escolar. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Este trabalho é resultado de uma experiência realizada em uma Oficina, com duração de 3 horas, aplicada no XIX JECCA (Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação), que ocorreu em 2011 na Universidade Federal de Sergipe. A oficina buscou aproximar os participantes – 23 alunos inscritos - de uma visão mais crítica acerca do esporte e a década esportiva que vivemos no Brasil. Momento esportivo este do país que acaba por provocar um grande alarde no contexto escolar e principalmente da Educação Física.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 485.73 kB
Downloads: 2285

SANTOS, Silvan Menezes dos; PAIXÃO, Janderson dos Santos. Relato de experiência: Jogos Olímpicos e a Pluralidade Esportiva como possibilidade pedagógica para a Educação Física Escolar. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 6, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

Este é o relato de experiência de uma oficina que foi aplicada no XIX JECCA (Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação), em 2011 na UFS. A oficina buscou aproximar os participantes de uma visão mais crítica acerca do esporte e da década esportiva que vivemos no Brasil. O projeto teve como objetivo apresentar aos alunos o universo do fenômeno esportivo nos megaeventos, visualizando a possibilidade de uma pluralidade da prática na escola, contextualizando a década esportiva vivida no Brasil desde o Pan-americano Rio/2007 até os Jogos Olímpicos Rio/2016, problematizando assim, o discurso midiático esportivo com a prática dos esportes. Esta oficina apresentou-se como uma breve oportunidade do que pode ser feito para uma formação ampliada e crítica dos sujeitos no que diz respeito à cultura esportiva.

SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 452.18 kB
Downloads: 8554

BARROS, Jofre Vinícius Santana. Saúde coletiva na Educação Física escolar: ampliando as possibilidades de tratar a saúde dentro da escola. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

O presente trabalho é parte constituinte da monografia em andamento no curso de Educação Física Licenciatura, sendo composto por uma pesquisa bibliográfica calcada em ampliar as possibilidades de abordagem do conteúdo saúde na Educação Física Escolar. Tendo como início o resgate histórico da parceria entre Educação Física e o conteúdo saúde, destacando como esse sempre esteve presente nas aulas e nas práticas desenvolvidas pela disciplina, contudo o enfoque da abordagem será o da Saúde Coletiva que entre outros pontos defende principalmente o envolvimento das ciências humanas considerando assim a análise de uma variedade de fatores que interferem na saúde dos indivíduos e da população em geral, bem como a intenção de explorar na escola o papel do professor enquanto profissional que lida com a saúde e ainda igualmente sua participação na formação de um comportamento crítico sobre um tema que aparece atrelado a tantos outros na disciplina. Palavras Chave: Saúde Coletiva, Educação Física Escolar, Possibilidades