Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

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LAZER SOBRE RODAS NO CARTÃO POSTAL LAZER SOBRE RODAS NO CARTÃO POSTAL

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Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
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ARAGÃO, Paula. Lazer sobre rodas no cartão postal: as TICs e a socialização dos skatistas da Orla de Atalaia/SE. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 O cenário desse estudo é o equipamento de lazer “Cara de Sapo Skatepark”, parte do complexo público da Orla de Atalaia, em Aracaju/SE. Como espaço propício a práticas de lazer, proporciona também diversas formas de interação social entre pessoas de várias idades, principalmente crianças e jovens. Assim, investigar os processos de socialização e sua configuração no interior do movimento neotribalista - característico dos espaços urbanos –, representado pelos skatistas, constituiu o objetivo central dessa pesquisa em desenvolvimento, interessando reconhecer como os acontecimentos sociais são compreendidos por aqueles que ocupam rotineiramente o equipamento de lazer. Para a produção de dados foram utilizados procedimentos da observação participante, diário de campo, entrevistas em grupos e registros audiovisuais. Concluída a fase empírica, os dados estão sendo interpretados à luz de procedimentos sugeridos pela análise de conteúdo. Neste sentido, apresentamos aqui dados preliminares do estudo, fazendo um recorte para discutir a presença e a importância das TICs nas interações sociais constituídas entre os sujeitos da pesquisa.

MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA

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Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
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MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos; ZOBOLI, Fabio. Megaeventos na mídia sergipana: professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas 2012 – um estudo de recepção. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este estudo, ainda projeto de pesquisa, propõe-se investigar como os professores de Educação Física das redes pública e/ou privada de Sergipe estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investigar a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva - em que busca analisar a cobertura midiática no estado de Sergipe, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos citados acima. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. Pretende-se iniciar a investigação a partir de abril/2012, culminando com a abertura do evento, em julho do mesmo ano. Para isso, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão procedidas com a análise de conteúdo.

MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO

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Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
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MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; ZOBOLI, Fabio; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos. Megaeventos esportivos na mídia sergipana: um estudo de recepção com professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas/2012. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

Este estudo analisa como os professores de Educação Física (EF) da rede pública de Sergipe (SE) estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investiga a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia/UFS – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva – em que busca analisar a cobertura midiática no Estado de SE, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. A partir de junho/2012, culminando com a abertura do evento, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão interpretadas à luz dos procedimentos de análise de conteúdo.

MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA? MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA?

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Adicionado em: 09/05/2012
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NUNES, Rhuan José dos Santos. Mídia-educação e Educação Física: como funciona?. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este trabalho é resultado de um estudo teórico sobre a educação para as mídias na Educação Física no âmbito escolar, e teve como principal objetivo analisar a mídia-educação e seus usos nas aulas de Educação Física levando-se em consideração a importância das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, em que a mídia-educação apresenta-se tanto como possibilidade conceitual, quanto metodológica, para a formação do sujeito crítico, reflexivo e produtor de conhecimento no ambiente escolar.

O CORPO DEFICIENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO O CORPO DEFICIENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO

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Adicionado em: 09/05/2012
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SANTOS, Victor Relson; ZOBOLI, Fábio. O corpo deficiente no contexto histórico da Educação Física. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Na opinião de Le Prestre (2000, p. 67), "a política pública é, antes de tudo, o que o Estado no plano nacional, ou os Estados e atores internacionais, deles emanados, no plano internacional, fazem ou não fazem". No presente texto, se considera que Políticas Públicas em Educação é o conjunto de princípios, de diretrizes e de ações estratégicas desenvolvidas pelos poderes públicos e pela iniciativa privada no objetivo da promoção e desenvolvimento da cultura educacional. A política educacional é prevista pela Constituição Federal e garante a educação a todos. A educação é dever do estado e direito do cidadão.