Detalhes de ENTRE BOLAS, CONES E CONSOLES: DESAFIOS DOS JOGOS DIGITAIS NO CONTEXTO DA MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA)

PropertyValue
Nome:ENTRE BOLAS, CONES E CONSOLES: DESAFIOS DOS JOGOS DIGITAIS NO CONTEXTO DA MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA)
Descrição:

CRUZ Junior, Gilson. Entre bolas, cones e consoles: desafios dos jogos digitais no contexto da Mídia-Educação (Física). CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Permeado pelos princípios da mídia-educação, este trabalho discute sobre a temática dos jogos digitais,com o objetivo de identificar alguns dos pontos de tensão, presentes em sua articulação com a Educação Física. Para isso, recorre ao diálogo com a produção intelectual do campo, na tentativa de dar visibilidade a algumas demandas pedagógicas produzidas pelo fenômeno. Como resultado, infere que os fatores, responsáveis pela não utilização de jogos digitais como instrumentos didáticos, são semelhantes àqueles que impedem a inserção de outras tecnologias, nos contextos de ensino-aprendizagem. Contudo, também observa que a abordagem genérica do objeto, indiferente às especificidades da linguagem dos videogames, contribui para a cristalização de formas de compreensão limitadas, que obstam tanto a decodificação plena das mensagens veiculadas por este meio, quanto o reconhecimento de seu potencial expressivo.

Palavras-chave: Jogos Digitais; Mídia-educação; Educação Física.

Nome do arquivo:5_Gilson2011.pdf
Tamanho: 3.4 MB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Angelo
Criado em: 14/05/2012 09:50
Visitas:Everybody
Responsável:Angelo
Acessos:1639 Acessos
Atualizado em: 14/05/2012 09:51
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: