Detalhes de A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA/NA GLOBO: UM ESTUDO SOBRE O AGENDAMENTO DE 2014 NO JORNAL NACIONAL

PropertyValue
Nome:A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA/NA GLOBO: UM ESTUDO SOBRE O AGENDAMENTO DE 2014 NO JORNAL NACIONAL
Descrição:

MEZZAROBA, Cristiano; MIRANDA, Lyana Thédiga de; LISBOA, Mariana Mendonça; BITENCOURT, Fernando G.; CAETANO, Angélica. A Copa do Mundo de Futebol da/na Globo: um estudo sobre o agendamento de 2014 no Jornal Nacional.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento cujo objetivo é o de investigar o agendamento midiático-esportivo realizado na Copa do Mundo de Futebol/2010 projetando a Copa de 2014 que será realizada no Brasil. Apoiados em bases teóricas sobre o conceito de agenda-setting e reflexões em torno do jornalismo e da publicidade, observou-se o Jornal Nacional da Rede Globo durante a Copa da África do Sul, além da observação do mesmo durante a realização dos amistosos preparatórios da seleção brasileira. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, através da análise de conteúdo e da análise crítica do discurso e demonstram que, em específico, o referido programa telejornalístico utiliza este fenômeno esportivo particular como “espelho da imagem do próprio país”, lançando, para isso, valores estéticos, apelos emocionais e táticas sensacionalistas, auxiliando empresas divulgadoras de produtos a fortalecer ou posicionar suas marcas ao valor que o esporte, e sobretudo o futebol se prestam.

Palavras-Chaves: Copa do Mundo; Agendamento midiático-esportivo; Publicidade.

Nome do arquivo:11_Agendamento_JN2011.pdf
Tamanho: 3.85 MB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Angelo
Criado em: 14/05/2012 09:44
Visitas:Everybody
Responsável:Angelo
Acessos:2346 Acessos
Atualizado em: 14/05/2012 09:45
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: