Detalhes de A (CIBER)CULTURA CORPORAL NO CONTEXTO DA REDE: UMA LEITURA SOBRE OS JOGOS ELETRÔNICOS DO SÉCULO XXI

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Nome:A (CIBER)CULTURA CORPORAL NO CONTEXTO DA REDE: UMA LEITURA SOBRE OS JOGOS ELETRÔNICOS DO SÉCULO XXI
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CRUZ JUNIOR, G., DA SILVA, E.. A (CIBER)CULTURA CORPORAL NO CONTEXTO DA REDE: UMA LEITURA SOBRE OS JOGOS ELETRÔNICOS DO SÉCULO XXI. Revista Brasileira de CIências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 89-104, dez./2010. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/637/592. Acesso em: 19 Out. 2011.

 

O estudo trata das conexões entre corpo, subjetividade e tecnologia, perpassadas pelos princípios da cibercultura. O corpo virtual surge, primeiramente, valendo-se da relação sub- jetiva estabelecida com o corpo clássico, onde cabem representações e fantasias. Estas, por sua vez, interferem no vínculo estabelecido com o corpo “clássico”, ao passo que, buscam concretizar-se intermediadas pelas técnicas de síntese. Entende-se que a rede se manifesta enquanto lugar fecundo de possibilidades de produção deste corpo. Os jogos eletrônicos revelam que a relação do sujeito com as representações corporais virtuais possui finalidades múltiplas, desde a socialização democrática até busca por fama.

PALAVRAS-CHAVE: Corpo; cibercultura; jogos eletrônicos.

Nome do arquivo:01_GilsonRBCE_2011.pdf
Tamanho: 97.35 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Angelo
Criado em: 14/05/2012 09:26
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Responsável:Angelo
Acessos:1445 Acessos
Atualizado em: 14/05/2012 09:33
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