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INTERCAMBIO CULTURAL BRASIL - URUGUAY EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR INTERCAMBIO CULTURAL BRASIL - URUGUAY EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR

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Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
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PIOVANI, Veronica Gabriela S. et al. Intercambio cultural Brasil - Uruguay en la Educación Física escolar a través de los programas ProUCA y CEIBAL. IV Convención Internacional de Actividad Física y Deporte - AFIDE 2011. Havana/Cuba: 5 a 8/12/2011. ISBN: 978-959-203-165-4

El presente trabajo propone realizar una breve presentación del proyecto de disertación de maestría en desarrollo, en el ámbito de la Educación Física (EF) escolar, en una escuela pública de Brasil y dos de Uruguay, teniendo como marco los proyectos un computador por alumno. La misma pretende analizar las posibilidades didáctico-pedagógicas de la EF escolar, buscando el desarrollo del intercambio cultural por medio de los Juegos de la cultura popular/tradicional, entre ambos países. La metodología utilizada tiene características de la investigación-acción y se propuso crear una situación didáctica, con apoyo del laptop, de un contenido específico, en común, de la EF escolar. Como consideraciones preliminares se puede inferir que el contenido elegido posee ciertas particularidades en cuanto a re- conocimiento por parte de los alumnos/as en ambos países y es motivador a la hora de realizar las actividades. La formación docente, así como la planificación y organización del tiempo pedagógico deben ser re-pensados para llevar adelante políticas públicas, a nivel educativo, de estas características. Los contextos sociales y culturales “reales” tenidos en cuenta a la hora de evaluar las acciones y conocimientos que los niños/as poseen sobre los computadores, para así poder construir efectivamente nuevos aprendizajes.

Palabras-clave: Educación Física escolar, Un computador por alumno, Mídia-educação, Juegos de la cultura popular.

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA SOB O OLHAR DA CU O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA SOB O OLHAR DA CU

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Adicionado em: 15/05/2012
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QUARANTA, André Marsiglia. O estágio supervisionado na formação de professores de educação física a distância sob o olhar da cultura escolar.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

O presente texto trata-se de uma comunicação referente a um estudo, que se encontra em andamento, em nível de mestrado do PPGEF/UFSC. Com o objetivo de compreender como alunos-estagiários interpretam suas experiências docentes ocorridas no estágio supervisionado, tendo em vista a formação acadêmica num curso de formação de professores de educação física a distância, levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e, como se dá à imersão dos alunos diante da cultura escolar nesta fase da formação docente. Para tanto, construímos uma pesquisa do tipo de múltiplos casos a partir de descrição interpretativa dos planos de aula e relatos feitos por 04 (quatro) acadêmicos do curso oferecido pela UnB em parceria com a UAB no polo de apoio presencial de Piritiba/BA, além de entrevistas feitas com estes visando compreender o processo de suas experiências docentes. Para a interpretação transversal dos dados obtidos, estamos utilizando elementos da técnica de análise de conteúdo sistematizada, associada à análise temática como uma variação.

Palavras-chave: Formação de professores a distância; formação de professores em educação física;estágio supervisionado; cultura escolar.

INVESTIGANDO A OCUPAÇÃO DAS “TRIBOS” NOS ESPAÇOS DE LAZER DA ORLA DE ATALAIA EM ARACAJU/SE INVESTIGANDO A OCUPAÇÃO DAS “TRIBOS” NOS ESPAÇOS DE LAZER DA ORLA DE ATALAIA EM ARACAJU/SE

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ARAGÃO, Paula; GARCIA, Luciana Carolline Pina. Investigando a ocupação das “tribos” nos espaços de lazer da Orla de Atalaia, em Aracaju/SE. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Esta pesquisa integra o Projeto Orla, que estuda os espaços e equipamentos públicos do complexo de lazer Orla de Atalaia, Aracaju/SE. Local que reúne um grande e diversificado número de espaços destinados às práticas corporais de esporte e lazer, fato que atrai pessoas, tanto do município como turistas (principalmente) de diferentes gostos e estilos. Considerando a localização e estrutura, buscouse identificar os interesses dos grupos – aqui nomeados de “tribos” – em relação aos espaços e uso dos seus equipamentos. Para tanto, cinco tribos contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa, os “habilidosos” skatistas, os bicicleteiros “sonhadores”, os jogadores de futsal de “final de semana”, os “empresários pilotos” de kart e os “quase desconhecidos” jogadores de hóquei. Em aspectos metodológicos o estudo apresenta abordagem qualitativa de natureza descritiva, sendo a entrevista semiestruturada e o diário de campo os principais instrumentos de coleta de dados. Os resultados demonstram que a acessibilidade e a qualidade das estruturas são fatores primordiais no interesse das tribos e que a garantia destes dois fatores envolvem interesses financeiros, além disso, destacam que as relações de sociabilidade e a identificação com o local e com as práticas corporais fazem parte das escolhas das tribos.

Palavras-chave: Tribos; Espaços Públicos; Lazer

CONHECIMENTO EM ESPORTE E LAZER: O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA REDE CEDES COMO BASE DOCUMENTAL PARA CONHECIMENTO EM ESPORTE E LAZER: O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA REDE CEDES COMO BASE DOCUMENTAL PARA

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FERRARI, Duarte Rodrigo; LAZZAROTTI Filho, Ari; JUCÁ, Kathia Regina L.; PIRES, Giovani De Lorenzi. Conhecimento em esporte e lazer: o Repositório Institucional da Rede CEDES como base documental para a gestão pública e a formação acadêmica. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

texto tem como propósito apresentar o Repositório Institucional da Rede CEDES (RIRC) como possível base documental para a gestão em políticas públicas e para a formação acadêmica em Educação Física, esporte e lazer. Ele é fruto de parceria entre o DCTEC/SNDEL/Ministério do Esporte e o LaboMidia/UFSC, responsável pela implantação e administração do projeto, com apoio técnico do SeTIC/UFSC. Tem por objetivo reunir, preservar, organizar e disponibilizar a produção científica resultante das pesquisas apoiadas pela Rede CEDES. Os princípios orientadores do projeto são a interoperabilidade técnica, que permite que o sistema “converse” com outros sistemas semelhantes, e a ação colaborativa dos coordenadores dos projetos, responsáveis pelo auto-arquivamento das suas produções. Resultados observados até aqui mostram que a mudança da cultura em documentação e veiculação do conhecimento pode ser considerado um dos pontos-chave para a consolidação e apropriação do projeto.

Palavras-chave: repositório institucional, rede CEDES, LaboMidia/UFSC, documentação e formação esportiva

TEMATIZANDO O DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO E TEMATIZANDO O DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO E

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CAETANO DAS SILVA, Angélica; PIRES, Giovani De Lorenzi. Tematizando o discurso midiático sobre saúde na Ed. Física escolar: experiência com alunos do ensino médio. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação Física na UFSC, cujo objetivo foi refletir sobre o discurso midiático a respeito de saúde e atividade física com alunos de Ensino Médio, no âmbito da Educação Física escolar, a partir de uma intervenção pedagógica. O estudo foi realizado com base em elementos metodológicos da pesquisa-ação e contou com a participação de 22 alunos de uma turma do Instituto Federal de Santa Catarina. A intervenção foi realizada a partir de estratégias de mediação escolar, em conjunto com o professor responsável pela turma. Como considerações finais, o estudo aponta que os alunos expressaram ambiguamente que, ao mesmo tempo que ainda reproduzem informações sobre saúde veiculadas na mídia, conseguem realizar interpretações interessantes sobre os conteúdos veiculados por ela; a mídiaeducação pode ser associada a qualquer conhecimento da cultura escolar, de forma longitudinal, partindo dos saberes discentes a respeito dos conteúdos veiculados pela mídia e o esforço de uma educação para a mídia não pode ser abandonado no âmbito escolar.

Palavra chave: Educação Física escolar; saúde; mídia-educação.