Detalhes de Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola

PropertyValue
Nome:Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola
Descrição:

PIOVANI, V. S.; CAETANO, A.; FERRARI, R. D.; QUARANTA, A. M.; PIRES, G. D. L. Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola: realidade, limites e possibilidades. In: Encuentro Nacional y Internacional de Investigadores en Educación Física, 13-8, Anais.... Montevidéo, Uruguay, 2010

Na contemporaneidade, é clara a presença das tecnologias de informação e comunicação em nossas vidas. Vivemos num momento em que somos tão dependentes dessas tecnologias que seria praticamente “impossível” vivermos sem elas. Assim, essas mídias ajudam a construir nossos entendimentos sobre a dinâmica cultural em que nos inserimos. Ao entendermos que a Educação Física no âmbito escolar pode ser definida como o componente curricular que busca introduzir e integrar as crianças na cultura corporal de movimento, fica evidente a importância de que suas propostas pedagógicas contemplem a relação entre mídia e cultura de movimento. Ressaltamos ainda que é necessária uma formação docente que dê conta de garantir o acesso e a apropriação das potencialidades das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) aos professores, ao mesmo tempo em que exerçam sua capacidade de reflexão crítica e seletiva diante do discurso midiático. Estamos, pois, falando de uma educação com e para as mídias, ou de Mídia-Educação. No campo aEducação Física brasileira, já há algumas reflexões e relatos de ações neste sentido, espaço onde se incluem as pesquisas  e intervenções do LaboMídia/UFSC, as quais servem de referências para outras ações em desenvolvimento que serão explicitadas no percurso deste trabalho.

Palavras-chave: Educação Física, Mídia-Educação, Formação Docente, Escola.

Nome do arquivo:[b-13]texto-Uruguay 10[1].pdf
Tamanho: 96.57 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 22/05/2012 10:15
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:1096 Acessos
Atualizado em: 22/05/2012 10:16
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: