Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 99.35 kB
Downloads: 1989

BIANCHI, Paula C.; PIRES, Giovani De Lorenzi. Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de Formação RBCE, v.01, p.45 - 55, 2010.

O texto é um recorte de uma dissertação de mestrado que aborda  a questão da formação continuada em educação física e sua relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), por meio de processos e ações colaborativas. Aqui, são relatados e refletidos elementos textuais relativos à produção de  blogs nas aulas de educação física, como um ambiente virtual que pode constituir-se numa estratégia pedagógica da dimensão produtiva referida pela mídia-educação física. A experiência nos mostrou como a presença das TICs na escola pode contribuir para o ensino-aprendizagem de conteúdos da educação física, envolvendo professores e alunos em situações pedagógicas criativas e participativas; também provocou mudanças na prática pedagógica dos professores.

A ciência, o olhar e o se-movimentar: uma fenomenologia do futebol A ciência, o olhar e o se-movimentar: uma fenomenologia do futebol

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 152.5 kB
Downloads: 2077

BITENCOURT, Fernando Gonçalves. A ciência, o olhar e o se-movimentar: uma fenomenologia do futebol – ou de como o CAP encontra talentos. Motrivivência, ano XXII, v. 34, jun/2010

RESUMO

Este artigo, apoiado em uma etnografia realizada no Centro de Treinamento do Caju, do Clube Atlético paranaense, objetiva refletir sobre o modo através do qual o CAP seleciona seus futuros atletas. Descrevendo as diferentes maneiras de recrutar jogadores, discuto sobre os limites da ciência para a detecção dos “talentos”. Concluo que é na relação fenomenológica entre o olhar e o se-movimentar – do olheiro com o jogador – que o devir jogador de futebol se realiza.

 

“Se essa praça, se essa praça fosse nossa...” “Se essa praça, se essa praça fosse nossa...”

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 55.63 kB
Downloads: 2096

ROTTA, Ana Mara Soletti; PIRES, Giovani D Lorenzi. “Se essa praça, se essa praça fosse nossa...”: espaços públicos e possibilidades para o lazer dos jovens de Caçador/SC. Licere (Belo Horizonte). , v.13, p.1 - 22, 2010.

Os jovens, o lazer e as políticas públicas têm sido estudados por diferentes enfoques e objetivos. A produção científica em Educação Física demonstra a crescente visibilidade dessas temáticas também neste campo de conhecimento. Assim, o estudopartiu da seguinte indagação:  como o lazer, em suas diversas dimensões culturais, manifesta-se como prática social de jovens de diferentes contextos sócio-econômicos em espaços públicos da cidade de Caçador/SC?

Pedalar na Copa 2014 e nas Olimpíadas 2016 no Brasil? Pedalar na Copa 2014 e nas Olimpíadas 2016 no Brasil?

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 232.28 kB
Downloads: 2440

FERRARI, Rodrigo; PIOVANI, Veronica. Pedalar na Copa 2014 e nas Olimpíadas 2016 no Brasil? Motrivivência, ano XXI, n.32/33, p. 89-103, junho e dezembro/2009.

Esse texto é uma aproximação dos projetos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e dos Jogos Olimpícos de 2016 que serão sediados no Brasil. A intenção do trabalho é descrever o que está previsto nos projetos desses dois megaeventos em relação à Mobilidade Urbana, assim como analisar essas propostas a partir da perspectiva da promoção e consolidação da bicicleta como meio de transporte no país.

Oficinas pedagógicas de blog na Educação Física Oficinas pedagógicas de blog na Educação Física

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 124 kB
Downloads: 2467

MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga. Oficinas pedagógicas de blog na Educação Física: um relato de experiência. Motrivivência, ano XXII, v. 34, jun/2010.

RESUMO

Presente artigo se configura não apenas como um relato de experiência, mas como uma reflexão possibilitada por meio da oficina Incorporação de blogs como ferramenta pedagógica para a Educação Física, ministrada para acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com esse relato buscamos colaborar com a sensibilização para a importância de se instituir um diálogo entre Educação Física e cultura digital, partindo de uma perspectiva social, crítica e colaborativa dos meios.