Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

Articulações entre lazer e mídia na educação física escolar Articulações entre lazer e mídia na educação física escolar

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 295.42 kB
Downloads: 2665

MENDES, Diego S. Articulações entre lazer e mídia na educação física escolar. Motrivivência, ano XX, n. 31, p. 241-250, 2008 (publicado em 2010).

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que buscou tematizar o lazer em uma escola pública de Florianópolis a partir da produção de vídeos com os alunos. Os objetivos foram: a) Identificar estratégias didático-metodológicas para Educação Física escolar tratar do conteúdo lazer em suas aulas; b) Verificar os limites e possibilidades de tematização do lazer em aulas de Educação Física a partir do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s).

Relato de experiência em mídia-educação Relato de experiência em mídia-educação

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 231.93 kB
Downloads: 2892

BIANCHI, Paula; SOUZA, Neila Santini; SANTOS, Vilma C. F.; SCHOLZ, Daniele Celi. Relato de experiência em mídia-educação: produção de um programa de rádio em Uruguaiana/RS. Motrivivência, ano XXI, v. 32/33, jun/2009 (publicado em 2010).

O texto apresentado trata-se de um relato de experiência de mídia-educação vivenciada por acadêmicos e docentes da UNIPAMPA, RS, envolvendo a produção e veiculação semanal de um programa radiofônico.

Reflexões sobre a imagem e a fotografia Reflexões sobre a imagem e a fotografia

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 135.5 kB
Downloads: 3268

LISBOA, Mariana Mendonça; PIRES, Giovani De Lorenzi. Reflexões sobre a imagem e a fotografia: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física. Motrivivência, ano XXII, v. 34, jun/2010

RESUMO

Partindo de contribuições teóricas como as de Guy Debord e Susan Sontag para o entendimento crítico da realidade mediada por imagens, pretendemos refletir ao longo deste artigo, algumas possibilidades de se trabalhar com imagens em processos educativos e na pesquisa, especialmente na Educação Física. É possível usá-las? Com que interesses? Como a fotografia pode ser potencializada e pensada teorico-metodologicamente em práticas educativas e científicas comprometidas com mudanças sociais? São as principais reflexões realizadas emdiálogo com outros trabalhos da área, que deixamos como desafio a ser assumido por pesquisadores/professores, em contraposição ao Mundo-Imagem, à banalização da imagem, sobretudo a fotográfica.