Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

“Se essa praça, se essa praça fosse nossa...” “Se essa praça, se essa praça fosse nossa...”

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 55.63 kB
Downloads: 2003

ROTTA, Ana Mara Soletti; PIRES, Giovani D Lorenzi. “Se essa praça, se essa praça fosse nossa...”: espaços públicos e possibilidades para o lazer dos jovens de Caçador/SC. Licere (Belo Horizonte). , v.13, p.1 - 22, 2010.

Os jovens, o lazer e as políticas públicas têm sido estudados por diferentes enfoques e objetivos. A produção científica em Educação Física demonstra a crescente visibilidade dessas temáticas também neste campo de conhecimento. Assim, o estudopartiu da seguinte indagação:  como o lazer, em suas diversas dimensões culturais, manifesta-se como prática social de jovens de diferentes contextos sócio-econômicos em espaços públicos da cidade de Caçador/SC?

Relato de experiência em mídia-educação Relato de experiência em mídia-educação

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 231.93 kB
Downloads: 2736

BIANCHI, Paula; SOUZA, Neila Santini; SANTOS, Vilma C. F.; SCHOLZ, Daniele Celi. Relato de experiência em mídia-educação: produção de um programa de rádio em Uruguaiana/RS. Motrivivência, ano XXI, v. 32/33, jun/2009 (publicado em 2010).

O texto apresentado trata-se de um relato de experiência de mídia-educação vivenciada por acadêmicos e docentes da UNIPAMPA, RS, envolvendo a produção e veiculação semanal de um programa radiofônico.

Reflexões sobre a imagem e a fotografia Reflexões sobre a imagem e a fotografia

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 135.5 kB
Downloads: 2880

LISBOA, Mariana Mendonça; PIRES, Giovani De Lorenzi. Reflexões sobre a imagem e a fotografia: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física. Motrivivência, ano XXII, v. 34, jun/2010

RESUMO

Partindo de contribuições teóricas como as de Guy Debord e Susan Sontag para o entendimento crítico da realidade mediada por imagens, pretendemos refletir ao longo deste artigo, algumas possibilidades de se trabalhar com imagens em processos educativos e na pesquisa, especialmente na Educação Física. É possível usá-las? Com que interesses? Como a fotografia pode ser potencializada e pensada teorico-metodologicamente em práticas educativas e científicas comprometidas com mudanças sociais? São as principais reflexões realizadas emdiálogo com outros trabalhos da área, que deixamos como desafio a ser assumido por pesquisadores/professores, em contraposição ao Mundo-Imagem, à banalização da imagem, sobretudo a fotográfica.

 

Processos de produção do discurso midiático-esportivo Processos de produção do discurso midiático-esportivo

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 102.73 kB
Downloads: 1586

BITTENCOURT, Fernando G.; BIANCHI, Paula C.; MUNARIM, Iracema; TONETTI, Claudio; PIRES, Giovani De Lorenzi. Processos de produção do discurso midiático-esportivo: observando a cobertura jornalística dos Jogos Abertos de Santa Catarina/2007. Caderno de Educação Física (UNIOESTE). , v.8, p.09 - 19, 2009.

Este estudo objetivou compreender os processos eas condições de produção jornalística, tomando como objetode estudo a cobertura da etapa final dos 47º Jogos Abertos deSanta Catarina (JASC), realizada na cidade de Jaraguá do Sul,em 2007. Para tanto, realizamos uma observação participantee travamos diálogo com profissionais de televisão, rádio ejornal. Fizemos registros em diários de campo e fotografias,descrevendo e interpretando a estrutura espacial, o sistemados objetos e a ação dos jornalistas em sua prática

Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 99.35 kB
Downloads: 1886

BIANCHI, Paula C.; PIRES, Giovani De Lorenzi. Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de Formação RBCE, v.01, p.45 - 55, 2010.

O texto é um recorte de uma dissertação de mestrado que aborda  a questão da formação continuada em educação física e sua relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), por meio de processos e ações colaborativas. Aqui, são relatados e refletidos elementos textuais relativos à produção de  blogs nas aulas de educação física, como um ambiente virtual que pode constituir-se numa estratégia pedagógica da dimensão produtiva referida pela mídia-educação física. A experiência nos mostrou como a presença das TICs na escola pode contribuir para o ensino-aprendizagem de conteúdos da educação física, envolvendo professores e alunos em situações pedagógicas criativas e participativas; também provocou mudanças na prática pedagógica dos professores.