Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Mídia esportiva: em debate a copa Petrobras de tênis em Aracaju-SE Mídia esportiva: em debate a copa Petrobras de tênis em Aracaju-SE

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 137.8 kB
Downloads: 1193

RIBEIRO, Sérgio Dorenski D.; QUARANTA, André Marsiglia; MENDES, Diego de Sousa. Mídia esportiva: em debate a copa Petrobras de tênis em Aracaju-SE. In: Congresso Nordeste de Ciências do Esporte, 3, Anais... Fortaleza/CE: CBCE/SOAC, 2010.

A nova orla da praia de Atalaia em Aracaju/SE se constitui em um cartão postal. Reformulada com diversos espaços de práticas esportivas, de lazer e outros entretenimentos  (autódromo para Kart, espaço destinado ao aeromodelismo, pistas de skate, patinação, oceanário, entre outros), a orla configura-se em um espaço “ideal” no tocante as opções de lazer para os Aracajuanos e demais visitantes. Diante deste local está situada a rede hoteleira, com os melhores hotéis do Estado. Este fato é importante, pois, algumas competições  –  de caráter nacional e internacional  –  como é o caso da Copa Petrobrás de Tênis, ocorrem neste espaço público (?).

Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 96.57 kB
Downloads: 1077

PIOVANI, V. S.; CAETANO, A.; FERRARI, R. D.; QUARANTA, A. M.; PIRES, G. D. L. Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola: realidade, limites e possibilidades. In: Encuentro Nacional y Internacional de Investigadores en Educación Física, 13-8, Anais.... Montevidéo, Uruguay, 2010

Na contemporaneidade, é clara a presença das tecnologias de informação e comunicação em nossas vidas. Vivemos num momento em que somos tão dependentes dessas tecnologias que seria praticamente “impossível” vivermos sem elas. Assim, essas mídias ajudam a construir nossos entendimentos sobre a dinâmica cultural em que nos inserimos. Ao entendermos que a Educação Física no âmbito escolar pode ser definida como o componente curricular que busca introduzir e integrar as crianças na cultura corporal de movimento, fica evidente a importância de que suas propostas pedagógicas contemplem a relação entre mídia e cultura de movimento. Ressaltamos ainda que é necessária uma formação docente que dê conta de garantir o acesso e a apropriação das potencialidades das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) aos professores, ao mesmo tempo em que exerçam sua capacidade de reflexão crítica e seletiva diante do discurso midiático. Estamos, pois, falando de uma educação com e para as mídias, ou de Mídia-Educação. No campo aEducação Física brasileira, já há algumas reflexões e relatos de ações neste sentido, espaço onde se incluem as pesquisas  e intervenções do LaboMídia/UFSC, as quais servem de referências para outras ações em desenvolvimento que serão explicitadas no percurso deste trabalho.

Palavras-chave: Educação Física, Mídia-Educação, Formação Docente, Escola.

Mídia-Educação e Educação Física na revista Nova Escola Mídia-Educação e Educação Física na revista Nova Escola

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 627.84 kB
Downloads: 1261

MENDES, D. S. ; MEZZAROBA, C. Mídia-Educação e Educação Física na revista Nova Escola: uma análise da concepção, objetivos e proposições veiculadas. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Trata-se de um estudo descritivo-exploratório que  procurou identificar e analisar na Revista Nova Escolar reportagens  que tematizaram  o uso das tecnologias da informação e comunicação(TIC’S) na Educação Física escolar (EF). Constatou-se que a concepção utilizada pela revista enfatiza as questões instrumentais da mídia e TIC’s nas aulas de EF,  sugerindo, por vezes,  proposições  –  embora limitadas  –  quanto  a análise e uso  de vídeos  e materiais impressos nas aulas. Assim, sugerimos um olhar mais amplo sobre as questões da Mídia-educação no que se refere à apreciação da cultura esportiva, às questões  discursivas  da mídia  e de mediação pedagógica nas aulas de EF.

Mídia-educação e suas implicações na formação do sujeito Mídia-educação e suas implicações na formação do sujeito

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 218.15 kB
Downloads: 1316

RIBEIRO, Sérgio Dorenski D. Mídia-educação e suas implicações na formação do sujeito: subversão a partir da educação física. In: Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 4, Anais... São Cristóvão/SE: UFS, set./2010.

Este estudo analisa o uso das Tecnologias nas aulas de Educação Física. Constitui-se como projeto de pesquisa em andamento vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Estudos na área da Educação e Educação Física têm demonstrado a necessidade, bem como, as lacunas no campo da mídia-educação/educação física e ainda o quanto a escola está distante dessas novas leituras (mídia) e sua interlocução com o contexto dos alunos e do mundo. De abordagem Qualitativa, é sistematizado a partir de uma Pesquisa-Ação no contexto Escolar.

O Brasil na Copa, a Copa no Brasil O Brasil na Copa, a Copa no Brasil

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 687.07 kB
Downloads: 1361

FERMINO, Antonio Luis; MIRANDA, Lyana Thediga; FERRARI, Rodrigo; AZEVEDO, Victor A.; BIANCHI, Paula; ANTUNES, Scheila. O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: personagens da copa no jornalismo digital - blogs e blogueiros. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Esse texto apresenta os resultados  parciais de uma pesquisa financiada pela Rede CEDES, sobre o agendamento da Copa do Mundo da FIFA 2014 no evento de 2010, realizada pelo LaboMídia/UFSC. Foram acompanhados  4 blogs,  nos quais foram analisadas as postagens dos autores e os comentários dos internautas que acompanham esses espaços.  Os blogs geraram discussão a respeito da Copa de 2014 em suas postagens e nos comentários de seus leitores. Percebemos a partir da analise dos blogs a grande importância deste veículo como fonte de informação e de discussão entre os internautas.