Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

O discurso médico-científico sobre saúde na mídia O discurso médico-científico sobre saúde na mídia

Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: Empty
Downloads: 0

CAETANO, A. O discurso médico-científico sobre saúde na mídia: possibilidades de novas reflexões na Educação Física escolar. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

O objetivo da pesquisa em andamento é tematizar o discurso midiático sobre saúde e atividade física com alunos do Ensino Médio, na tentativa de proporcionar ferramentas para a formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados. Trata-se de uma proposta de mediação escolar, com apoio teórico-metodológico em elementos da pesquisa-ação e da mídia-educação. Os registros serão interpretados com base na análise crítica do discurso. Como resultados preliminares, apontamos reflexões a partir das falas dos alunos sobre o vídeo-sensibilização utilizado em uma intervenção. Percebemos que os mesmos apresentam discursos similares ao da mídia e percebem a influência da mídia sobre nosso meio.

Olimpíadas Rio-2016: Um estudo na mídia impressa sergipana Olimpíadas Rio-2016: Um estudo na mídia impressa sergipana

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 759.23 kB
Downloads: 1147

CRUZ, Guilherme Amorim de Moraes; PEREIRA, Rodrigo Guimarães; DOS SANTOS, Silvan Menezes; OLIVEIRA, Tamires Santos. Olimpíadas Rio-2016: Um estudo na mídia impressa sergipana. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Este estudo analisa  como a mídia impressa  sergipana  (Jornal da Cidade) divulgou a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas-2016. Utilizamos a pesquisa com abordagem qualitativa do tipo documental e descritiva, coletamos os dados no período de  um mês, depois analisamos e dividimos em  eixos temáticos relacionados com as notícias que foram abordadas durante o momento da coleta.  Este trabalho  busca proporcionar contribuições à linha de pesquisa Educação Física, Comunicação e Mídia, promovendo aos sujeitos esclarecimentos para uma formação crítica sobre uma temática tão atual, polêmica e fundamental para o nosso país.

Políticas públicas, conhecimento e documentação em esporte e lazer Políticas públicas, conhecimento e documentação em esporte e lazer

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 535.33 kB
Downloads: 1241

FERRARI, Rodrigo; LAZZAROTTI FILHO, Ari; JUCA, Kathia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Políticas públicas, conhecimento e documentação em esporte e lazer: repositório institucional da Rede CEDES. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

O texto  tem como propósito  relatar  e discutir  um  projeto de informação/documentação esportiva,  que é  o Repositório Institucional da Rede CEDES, disponível on line. Ele é fruto de parceria entre o DCTEC/SNDEL/Ministério do Esporte  e o LaboMidia/UFSC, responsável pela implantação e administração do projeto,  com apoio técnico do  NPD/UFSC.  Tem por objetivo  reunir, preservar, organizar  e disponibilizar produção científica resultante  das pesquisas  apoiadas pela Rede CEDES.  Os princípios orientadores do projeto são a interoperabilidade técnica, que permite que o sistema “converse” com outros sistemas semelhantes, e a ação colaborativa dos coordenadores dos projetos, responsáveis pelo auto-arquivamento das suas produções.

Projeto Orla: análise preliminar dos equipamentos de Esporte e Lazer da praia de Atalaia Projeto Orla: análise preliminar dos equipamentos de Esporte e Lazer da praia de Atalaia

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 568.42 kB
Downloads: 1181

MENDES, D. S. ; RIBEIRO, S. D. ; MEZZAROBA, C. ; SANTOS, A.C. ; ARAGÃO. P. ; GARCIA, L. C. G. ; OLIVEIRA, T. S. ; SANTOS, S. M. . Projeto Orla: análise preliminar dos equipamentos de Esporte e Lazer da praia de Atalaia em Aracaju-SE. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento que busca analisar  a  infra-estrutura de esporte e de lazer da  nova orla da praia de Atalaia em Aracaju/SE. O estudo pretende identificar a implantação, manutenção e uso da infra-estrutura dos equipamentos de esporte e lazer no referido espaço, considerando as demandas e necessidades da população, bem como a orientação de políticas públicas de esporte e lazer em Aracaju.

Publicidade e Esporte na Copa do Mundo de Futebol da FIFA/2010/África do Sul Publicidade e Esporte na Copa do Mundo de Futebol da FIFA/2010/África do Sul

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 67.43 kB
Downloads: 1379

LAIGINIER, Rony Eder; DE SOUZA, Luana Cristina; ANTUNES, Scheila E. Publicidade e Esporte na Copa do Mundo de Futebol da FIFA/2010/África do Sul: possíveis implicações dessa relação na educação física escolar. CONGRESSO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, 1, Anais... Uberaba/MG, 2010 (p: 112-119)

Este resumo expandido visa apresentar sínteses conclusivas de uma pesquisa de iniciação científica realizada para a elaboração do trabalho de conclusão de curso no curso de Educação Física, licenciatura, da Faculdade do Futuro/MG. Com o objetivo de analisar como diferentes empresas se utilizaram do  futebol em suas campanhas publicitárias durante a Copa do Mundo de Futebol da FIFA/2010/África do Sul, foram arquivados em mídia digital as campanhas publicitárias dos patrocinadores oficiais da seleção brasileira veiculadas no período de início  oficial do evento até o dia da saída/eliminação da seleção brasileira no evento. Após análise dos dados foi possível perceber que as campanhas publicitárias projetaram  no futebol características que atribuem aos seus respectivos produtos se utilizando da identificação nacional que os brasileiros já possuem com o futebol. Com isso, as  empresas se apropriam desses elementos de representação social e cultural para incitar o consumo por meio dessa identificação.