Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Olimpíadas Rio-2016: Um estudo na mídia impressa sergipana Olimpíadas Rio-2016: Um estudo na mídia impressa sergipana

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 759.23 kB
Downloads: 1142

CRUZ, Guilherme Amorim de Moraes; PEREIRA, Rodrigo Guimarães; DOS SANTOS, Silvan Menezes; OLIVEIRA, Tamires Santos. Olimpíadas Rio-2016: Um estudo na mídia impressa sergipana. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Este estudo analisa  como a mídia impressa  sergipana  (Jornal da Cidade) divulgou a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas-2016. Utilizamos a pesquisa com abordagem qualitativa do tipo documental e descritiva, coletamos os dados no período de  um mês, depois analisamos e dividimos em  eixos temáticos relacionados com as notícias que foram abordadas durante o momento da coleta.  Este trabalho  busca proporcionar contribuições à linha de pesquisa Educação Física, Comunicação e Mídia, promovendo aos sujeitos esclarecimentos para uma formação crítica sobre uma temática tão atual, polêmica e fundamental para o nosso país.

Informação/documentação em esporte e lazer como ferramenta de políticas públicas do setor Informação/documentação em esporte e lazer como ferramenta de políticas públicas do setor

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 87.22 kB
Downloads: 1145

PIRES, Giovani De Lorenzi; FERRARI, Rodrigo; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Informação/documentação em esporte e lazer como ferramenta de políticas públicas do setor. In: Reunião Anual da SBPC, 62, Anais... Natal/RN, julho/2010 (ISSN: 2176-1221).

No campo das políticas públicas em esporte e lazer, incluídos  os  gestores  e  formadores, um dos aspectos ainda pouco valorizados é o que se refere à informação e documentação esportiva. O registro adequado e preciso, e a disponibilização das informações referentes a programas e ações desenvolvidas podem representar importante fator para o aperfeiçoamento das políticas do setor, tendo como objetivo final  o melhor atendimento às necessidades e interesses da  população.

O Brasil na Copa, a Copa no Brasil O Brasil na Copa, a Copa no Brasil

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 687.07 kB
Downloads: 1388

FERMINO, Antonio Luis; MIRANDA, Lyana Thediga; FERRARI, Rodrigo; AZEVEDO, Victor A.; BIANCHI, Paula; ANTUNES, Scheila. O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: personagens da copa no jornalismo digital - blogs e blogueiros. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Esse texto apresenta os resultados  parciais de uma pesquisa financiada pela Rede CEDES, sobre o agendamento da Copa do Mundo da FIFA 2014 no evento de 2010, realizada pelo LaboMídia/UFSC. Foram acompanhados  4 blogs,  nos quais foram analisadas as postagens dos autores e os comentários dos internautas que acompanham esses espaços.  Os blogs geraram discussão a respeito da Copa de 2014 em suas postagens e nos comentários de seus leitores. Percebemos a partir da analise dos blogs a grande importância deste veículo como fonte de informação e de discussão entre os internautas.

Tribos da Orla: uma análise acerca do lazer Tribos da Orla: uma análise acerca do lazer

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 553.21 kB
Downloads: 2590

GARCIA, Luciana Carolline Pina; ARAGÃO, Paula; SANTOS, Aliomar de Carvalho; RIBEIRO,  Sérgio Doresnki Dantas. Tribos da Orla: uma análise acerca do lazer. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Esta pesquisa integra o Projeto Orla, que estuda os  espaços  públicos de lazer  da Orla de Atalaia, Aracaju/SE, a qual reúne um número diversificado de espaços destinados às práticas corporais de esporte e lazer, fato que atrai pessoas de diferentes gostos e estilos. Considerando a localização e estrutura, buscou-se identificar os interesses dos grupos em relação ao espaço e seus equipamentos. Na pesquisa de caráter Qualitativo/descritivo foram utilizados como instrumentos de coleta,  a  Entrevista Semi-estruturada e o Diário de Campo. Os resultados demonstram  que  a acessibilidade e a qualidade das estruturas  são  fatores primordiais de interesse às tribos.

Publicidade e Esporte na Copa do Mundo de Futebol da FIFA/2010/África do Sul Publicidade e Esporte na Copa do Mundo de Futebol da FIFA/2010/África do Sul

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 67.43 kB
Downloads: 1371

LAIGINIER, Rony Eder; DE SOUZA, Luana Cristina; ANTUNES, Scheila E. Publicidade e Esporte na Copa do Mundo de Futebol da FIFA/2010/África do Sul: possíveis implicações dessa relação na educação física escolar. CONGRESSO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, 1, Anais... Uberaba/MG, 2010 (p: 112-119)

Este resumo expandido visa apresentar sínteses conclusivas de uma pesquisa de iniciação científica realizada para a elaboração do trabalho de conclusão de curso no curso de Educação Física, licenciatura, da Faculdade do Futuro/MG. Com o objetivo de analisar como diferentes empresas se utilizaram do  futebol em suas campanhas publicitárias durante a Copa do Mundo de Futebol da FIFA/2010/África do Sul, foram arquivados em mídia digital as campanhas publicitárias dos patrocinadores oficiais da seleção brasileira veiculadas no período de início  oficial do evento até o dia da saída/eliminação da seleção brasileira no evento. Após análise dos dados foi possível perceber que as campanhas publicitárias projetaram  no futebol características que atribuem aos seus respectivos produtos se utilizando da identificação nacional que os brasileiros já possuem com o futebol. Com isso, as  empresas se apropriam desses elementos de representação social e cultural para incitar o consumo por meio dessa identificação.