Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

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Mídia-Educação e Educação Física na revista Nova Escola Mídia-Educação e Educação Física na revista Nova Escola

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MENDES, D. S. ; MEZZAROBA, C. Mídia-Educação e Educação Física na revista Nova Escola: uma análise da concepção, objetivos e proposições veiculadas. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Trata-se de um estudo descritivo-exploratório que  procurou identificar e analisar na Revista Nova Escolar reportagens  que tematizaram  o uso das tecnologias da informação e comunicação(TIC’S) na Educação Física escolar (EF). Constatou-se que a concepção utilizada pela revista enfatiza as questões instrumentais da mídia e TIC’s nas aulas de EF,  sugerindo, por vezes,  proposições  –  embora limitadas  –  quanto  a análise e uso  de vídeos  e materiais impressos nas aulas. Assim, sugerimos um olhar mais amplo sobre as questões da Mídia-educação no que se refere à apreciação da cultura esportiva, às questões  discursivas  da mídia  e de mediação pedagógica nas aulas de EF.

Projeto Orla: análise preliminar dos equipamentos de Esporte e Lazer da praia de Atalaia Projeto Orla: análise preliminar dos equipamentos de Esporte e Lazer da praia de Atalaia

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MENDES, D. S. ; RIBEIRO, S. D. ; MEZZAROBA, C. ; SANTOS, A.C. ; ARAGÃO. P. ; GARCIA, L. C. G. ; OLIVEIRA, T. S. ; SANTOS, S. M. . Projeto Orla: análise preliminar dos equipamentos de Esporte e Lazer da praia de Atalaia em Aracaju-SE. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento que busca analisar  a  infra-estrutura de esporte e de lazer da  nova orla da praia de Atalaia em Aracaju/SE. O estudo pretende identificar a implantação, manutenção e uso da infra-estrutura dos equipamentos de esporte e lazer no referido espaço, considerando as demandas e necessidades da população, bem como a orientação de políticas públicas de esporte e lazer em Aracaju.

A trajetória do Avaí F.C. no campeonato brasileiro 2009 A trajetória do Avaí F.C. no campeonato brasileiro 2009

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MESSA, Fabio Carvalho. A trajetória do Avaí F.C. no campeonato brasileiro 2009: um estudo semiótico-discursivo de charges jornalísticas. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Este trabalho oferece aos professores de Educação Física respaldo teórico-crítico sobre análise semiótico-discursiva de charges de futebol nos  jornais de Florianópolis. Trata-se de uma leitura do desempenho do Avaí no Campeonato Brasileiro de 2009, a partir das charges produzidas de maio a dezembro por Zé Dassilva (Diário Catarinense), Mendes (Notícias do Dia)  e Adorno (Hora de Santa Catarina). O percurso analítico leva em conta uma escolha peculiar de charges, dispostas cronologicamente, que se destacam por evidenciar fenômenos e elementos constituintes dos processos semiósicos e discursivos das narrativas da performance do Leão ao longo do campeonato como metaforização e metonimização.

Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola

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PIOVANI, V. S.; CAETANO, A.; FERRARI, R. D.; QUARANTA, A. M.; PIRES, G. D. L. Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola: realidade, limites e possibilidades. In: Encuentro Nacional y Internacional de Investigadores en Educación Física, 13-8, Anais.... Montevidéo, Uruguay, 2010

Na contemporaneidade, é clara a presença das tecnologias de informação e comunicação em nossas vidas. Vivemos num momento em que somos tão dependentes dessas tecnologias que seria praticamente “impossível” vivermos sem elas. Assim, essas mídias ajudam a construir nossos entendimentos sobre a dinâmica cultural em que nos inserimos. Ao entendermos que a Educação Física no âmbito escolar pode ser definida como o componente curricular que busca introduzir e integrar as crianças na cultura corporal de movimento, fica evidente a importância de que suas propostas pedagógicas contemplem a relação entre mídia e cultura de movimento. Ressaltamos ainda que é necessária uma formação docente que dê conta de garantir o acesso e a apropriação das potencialidades das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) aos professores, ao mesmo tempo em que exerçam sua capacidade de reflexão crítica e seletiva diante do discurso midiático. Estamos, pois, falando de uma educação com e para as mídias, ou de Mídia-Educação. No campo aEducação Física brasileira, já há algumas reflexões e relatos de ações neste sentido, espaço onde se incluem as pesquisas  e intervenções do LaboMídia/UFSC, as quais servem de referências para outras ações em desenvolvimento que serão explicitadas no percurso deste trabalho.

Palavras-chave: Educação Física, Mídia-Educação, Formação Docente, Escola.

Relatório de uma experiência uruguaia em mídia-educação Relatório de uma experiência uruguaia em mídia-educação

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PIOVANI, Verônica Silva. Relatório de uma experiência uruguaia em mídia-educação e suas possibilidades na Educação Física: Plano Ceibal. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

El presente trabajo es un relato sobre la experiencia llevada adelante en Uruguay en media-educación, denominada Plan Ceibal y su reflexión desde concepciones teóricas desarrolladas por autores e investigadores brasileros que trabajan en la temática. Con intención de intercambiar conocimientos y enriquecer las políticas futuras en este sentido y su necesaria inclusión en la propuesta pedagógica de la Educación Física.