Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

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O discurso médico-científico sobre saúde na mídia O discurso médico-científico sobre saúde na mídia

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CAETANO, A. O discurso médico-científico sobre saúde na mídia: possibilidades de novas reflexões na Educação Física escolar. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

O objetivo da pesquisa em andamento é tematizar o discurso midiático sobre saúde e atividade física com alunos do Ensino Médio, na tentativa de proporcionar ferramentas para a formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados. Trata-se de uma proposta de mediação escolar, com apoio teórico-metodológico em elementos da pesquisa-ação e da mídia-educação. Os registros serão interpretados com base na análise crítica do discurso. Como resultados preliminares, apontamos reflexões a partir das falas dos alunos sobre o vídeo-sensibilização utilizado em uma intervenção. Percebemos que os mesmos apresentam discursos similares ao da mídia e percebem a influência da mídia sobre nosso meio.

A formação de pofessores de educação física a partir da educação a distância A formação de pofessores de educação física a partir da educação a distância

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QUARANTA, André Marsiglia. A formação de pofessores de educação física a partir da educação a distância: a cultura escolar em foco.  Simpósio Nacional Estado e Poder: Cultura, 6, Anais... Universidade Federal de Sergipe, outubro/2010.

A formação de professores no Brasil tem sofrido grandes modificações nesta última década. Além da reforma provocada pela resolução CNE/CP 01-2002 - que trata da das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, e na educação física através da resolução CNE/CES 07-2004 - uma outra possibilidade surge como modalidade de ensino, qual seja, a educação a distância (EAD), que necessita ser observada com atenção. O presente ensaio sugere possíveis reflexões a respeito da formação inicial de professores de educação física a partir desta modalidade educacional e, paralelamente, situar a cultura escolar como elemento fundamental nesta formação.

Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola

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PIOVANI, V. S.; CAETANO, A.; FERRARI, R. D.; QUARANTA, A. M.; PIRES, G. D. L. Mídia-Educação (Física) na formação docente e na escola: realidade, limites e possibilidades. In: Encuentro Nacional y Internacional de Investigadores en Educación Física, 13-8, Anais.... Montevidéo, Uruguay, 2010

Na contemporaneidade, é clara a presença das tecnologias de informação e comunicação em nossas vidas. Vivemos num momento em que somos tão dependentes dessas tecnologias que seria praticamente “impossível” vivermos sem elas. Assim, essas mídias ajudam a construir nossos entendimentos sobre a dinâmica cultural em que nos inserimos. Ao entendermos que a Educação Física no âmbito escolar pode ser definida como o componente curricular que busca introduzir e integrar as crianças na cultura corporal de movimento, fica evidente a importância de que suas propostas pedagógicas contemplem a relação entre mídia e cultura de movimento. Ressaltamos ainda que é necessária uma formação docente que dê conta de garantir o acesso e a apropriação das potencialidades das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) aos professores, ao mesmo tempo em que exerçam sua capacidade de reflexão crítica e seletiva diante do discurso midiático. Estamos, pois, falando de uma educação com e para as mídias, ou de Mídia-Educação. No campo aEducação Física brasileira, já há algumas reflexões e relatos de ações neste sentido, espaço onde se incluem as pesquisas  e intervenções do LaboMídia/UFSC, as quais servem de referências para outras ações em desenvolvimento que serão explicitadas no percurso deste trabalho.

Palavras-chave: Educação Física, Mídia-Educação, Formação Docente, Escola.

Olimpíadas Rio-2016: Um estudo na mídia impressa sergipana Olimpíadas Rio-2016: Um estudo na mídia impressa sergipana

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CRUZ, Guilherme Amorim de Moraes; PEREIRA, Rodrigo Guimarães; DOS SANTOS, Silvan Menezes; OLIVEIRA, Tamires Santos. Olimpíadas Rio-2016: Um estudo na mídia impressa sergipana. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Este estudo analisa  como a mídia impressa  sergipana  (Jornal da Cidade) divulgou a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas-2016. Utilizamos a pesquisa com abordagem qualitativa do tipo documental e descritiva, coletamos os dados no período de  um mês, depois analisamos e dividimos em  eixos temáticos relacionados com as notícias que foram abordadas durante o momento da coleta.  Este trabalho  busca proporcionar contribuições à linha de pesquisa Educação Física, Comunicação e Mídia, promovendo aos sujeitos esclarecimentos para uma formação crítica sobre uma temática tão atual, polêmica e fundamental para o nosso país.

Informação/documentação em esporte e lazer como ferramenta de políticas públicas do setor Informação/documentação em esporte e lazer como ferramenta de políticas públicas do setor

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PIRES, Giovani De Lorenzi; FERRARI, Rodrigo; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Informação/documentação em esporte e lazer como ferramenta de políticas públicas do setor. In: Reunião Anual da SBPC, 62, Anais... Natal/RN, julho/2010 (ISSN: 2176-1221).

No campo das políticas públicas em esporte e lazer, incluídos  os  gestores  e  formadores, um dos aspectos ainda pouco valorizados é o que se refere à informação e documentação esportiva. O registro adequado e preciso, e a disponibilização das informações referentes a programas e ações desenvolvidas podem representar importante fator para o aperfeiçoamento das políticas do setor, tendo como objetivo final  o melhor atendimento às necessidades e interesses da  população.