Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Políticas públicas, conhecimento e documentação em esporte e lazer Políticas públicas, conhecimento e documentação em esporte e lazer

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 535.33 kB
Downloads: 1194

FERRARI, Rodrigo; LAZZAROTTI FILHO, Ari; JUCA, Kathia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Políticas públicas, conhecimento e documentação em esporte e lazer: repositório institucional da Rede CEDES. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

O texto  tem como propósito  relatar  e discutir  um  projeto de informação/documentação esportiva,  que é  o Repositório Institucional da Rede CEDES, disponível on line. Ele é fruto de parceria entre o DCTEC/SNDEL/Ministério do Esporte  e o LaboMidia/UFSC, responsável pela implantação e administração do projeto,  com apoio técnico do  NPD/UFSC.  Tem por objetivo  reunir, preservar, organizar  e disponibilizar produção científica resultante  das pesquisas  apoiadas pela Rede CEDES.  Os princípios orientadores do projeto são a interoperabilidade técnica, que permite que o sistema “converse” com outros sistemas semelhantes, e a ação colaborativa dos coordenadores dos projetos, responsáveis pelo auto-arquivamento das suas produções.

Experimentando a mídia-educação no rádio em Uruguaiana/RS Experimentando a mídia-educação no rádio em Uruguaiana/RS

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 537.54 kB
Downloads: 1470

BIANCHI, Paula, SANTOS, Vilma Fioravante, SCHOLZ, Danielle Celi, SOUZA, Neila Santini. Experimentando a mídia-educação no rádio em Uruguaiana/RS. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

O relato apresenta resultados parciais obtidos numa experiência de mídia-educação vivenciada por acadêmicos e docentes da UNIPAMPA, envolvendo a produção e veiculação semanal de um programa radiofônico. Baseado na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa traz entre seus objetivos a discussão conceitual da mídia-educação na UNIPAMPA, bem como a sua efetivação através de uma proposta de produção de conteúdos midiáticos, mais  críticos e participativos, que conduzam à reflexão e emancipação. É possível observar que a proposta tem contribuído para a promoção da cidadania ao debater com a sociedade, assuntos de interesse público.

Reflexões sobre o discurso da indústria cultural no campo da educação Física escolar Reflexões sobre o discurso da indústria cultural no campo da educação Física escolar

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 479.72 kB
Downloads: 1373

BIANCHI, Paula. Reflexões sobre o discurso da indústria cultural no campo da educação Física escolar a partir das tecnologias de informação e comunicação. In: Encontro da LEDEF/CEFD/UFSM, 5, Anais... Santa Maria/RS: junho/2010.

O estudo apresenta uma reflexão teórica acerca das relações entre a Educação Física e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) permeadas pela indústria cultural. Apresentou como objetivos: a) Identificar a presença das TICs na Educação Física, considerando seus diferentes contextos de atuação profissional; b) Apresentar e discutir algumas estratégias utilizadas pela indústria cultural para potencializar o discurso tecnicista sobre as questões referentes à Educação Física; c) Apontar algumas possibilidades pelas quais a Educação Física escolar pode contribuir na formação educação-cultural da sociedade superando a “ditadura” imposta pela indústria cultural, especialmente no que se refere aos conceitos de esporte e corpo na sociedade atual. Tendo em vista, a super exposição da Educação Física e dos seus conteúdos na mídia, muitas vezes, baseados em discursos equivocados, que repercutem em um entendimento fragmentado da área, entende-se como fundamental discutir a presença da indústria cultural nos difeentes contextos de atuação profissional da Educação Física, apontando algumas possibilidades de intervenção nessa área.

O discurso médico-científico sobre saúde na mídia O discurso médico-científico sobre saúde na mídia

Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: Empty
Downloads: 0

CAETANO, A. O discurso médico-científico sobre saúde na mídia: possibilidades de novas reflexões na Educação Física escolar. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

O objetivo da pesquisa em andamento é tematizar o discurso midiático sobre saúde e atividade física com alunos do Ensino Médio, na tentativa de proporcionar ferramentas para a formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados. Trata-se de uma proposta de mediação escolar, com apoio teórico-metodológico em elementos da pesquisa-ação e da mídia-educação. Os registros serão interpretados com base na análise crítica do discurso. Como resultados preliminares, apontamos reflexões a partir das falas dos alunos sobre o vídeo-sensibilização utilizado em uma intervenção. Percebemos que os mesmos apresentam discursos similares ao da mídia e percebem a influência da mídia sobre nosso meio.

Tá na Copa, tá na Globo Tá na Copa, tá na Globo

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 580.27 kB
Downloads: 1466

CAETANO, A.; MIRANDA, L. V. T.; BITENCOURT, F. G.; LISBOA, M. M. Tá na Copa, tá na Globo: o agendamento na mídia sobre a COPA de 2014 no Brasil a partir da cobertura do Mundial na África do Sul. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Anais... . Itajai/SC: CBCE/SOAC, set/2010.

Este trabalho apresenta pesquisa  em andamento cujo objetivo é o de investigar agendamento midiático-esportivo realizado na Copa 2010 projetando a Copa de 2014. Tomando como bases teóricas o conceito de agenda-setting e demais reflexões em torno do jornalismo e da publicidade, observou-se o Jornal Nacional da Rede Globo durante a Copa da África do Sul, além de outros programas da mesma emissora quando da realização dos amistosos preparatório da seleção brasileira. Os dados  serão analisados quantitativamente e qualitativamente, esta através da análise de conteúdo e da análise crítica do discurso.