Resumos Publicados em Anais de Eventos

Acesso aberto aos Resumos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2010.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

O agendamento esportivo como objeto de pesquisa e (nova) possibilidade para a Educação Física O agendamento esportivo como objeto de pesquisa e (nova) possibilidade para a Educação Física

Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: Empty
Downloads: 0

MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani de Lorenzi. O agendamento esportivo como objeto de pesquisa e (nova) possibilidade para a Educação Física. In: Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos países de Língua Portuguesa, 13, Anais... Maputo/Moçambique.

RESUMO

Diante da importância crescente atribuída ao esporte na sociedade contemporânea e da participação significativa da tecnologia no processo comunicacional, torna-se relevante analisar com um olhar mais aprofundado a relação entre esporte e mídia, tendo em vista seu poder na construção de nossa realidade social, que repercute na Educação Física escolar. Neste sentido, para se estudar os discursos midiáticos-esportivos, uma alternativa segura é por meio do conceito de agenda-setting, advindo das teorias da comunicação, que considera a relação entre a agenda pública e a agenda midiática e o “poder” que esta última tem em pautar suas notícias/informações.

Ampliando o olhar sobre os grandes eventos esportivos, mídia e Educação Física Ampliando o olhar sobre os grandes eventos esportivos, mídia e Educação Física

Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: Empty
Downloads: 0

MEZZAROBA, Cristiano; MENDES, Diego de Sousa. Ampliando o olhar sobre os grandes eventos esportivos, mídia e Educação Física: aproximações e possíveis relações. In: Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos países de Língua Portuguesa, 13, Anais... Maputo/Moçambique, 2010.

RESUMO

Neste texto,  caracterizado como um ensaio teórico, são sistematizadas  algumas reflexões em torno da complexa, mas também instigante relação entre fenômenos midiático-esportivos e possíveis aproximações e relações com a Educação Física escolar  (EF), principalmente em função das representações sociais das práticas esportivas e repercussões delas no âmbito da prática pedagógica da EF. Com a pergunta de partida “Por que analisar os fenômenos midiáticos-esportivos?”,  são analisados, ao longo do  texto, sob uma perspectiva crítica, algumas representações sociais acerca dos grandes eventos esportivos  e mostrados, por exemplo, algumas incoerências nestes discursos (o discurso da unificação dos povos; da disseminação dos valores do esporte; o falacioso discurso de que o “importante é competir”; e que a cobertura do evento proporciona visibilidade  ao  esporte, sugerindo  uma suposta “neutralidade” da mídia ao cobrir o evento).

A inclusão das atividades de aventura como conteúdo da Educação Física Escolar A inclusão das atividades de aventura como conteúdo da Educação Física Escolar

Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: Empty
Downloads: 0

PIOVANI, Verônica Silva. A inclusão das atividades de aventura como conteúdo da Educação Física Escolar. In: Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 5, Anais, ... São Bernardo do Campo/SP, julho/2010.

As atividades de aventura tiveram um crescimento acelerado nos últimos anos, surgiram como forma de sair da rotina do trabalho, de ter um espaço na natureza longe das cidades e aproveitar de modo diferente o tempo livre e o lazer. Além disso, as mesmas podem considerar-se como conteúdos presentes no ensino da Educação Física no âmbito escolar, pela possibilidade de interdisciplinaridade, de motivação, de superação e desafio, de consciência da natureza e cuidado do ambiente e da educação para o tempo do lazer.

Relato de experiência em mídia-educação através da rádio Relato de experiência em mídia-educação através da rádio

Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: Empty
Downloads: 0

SCHOLZ, Danielle Celi dos Santos; SANTOS, Vilma Constancia Fioravante; BIANCHI Paula; SOUZA, Neila Santini de. Relato de experiência em mídia-educação através da rádio. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2, (Campus Uruguaiana). Anais...  Uruguaiana/RS: nov/2010.

O resumo apresenta a experiência  vivida por acadêmicos e docentes da UNIPAMPA ao  produzir e veicular um programa radiofônico intitulado “UNIPAMPA Debates”. Esta proposta se desenvolveu a partir do interesse em promover ações colaborativas entre professores e estudantes da UNIPAMPA e a comunidade da fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS).

Formação da cultura docente de acadêmicos de licenciatura em educação física na modaldade EAD Formação da cultura docente de acadêmicos de licenciatura em educação física na modaldade EAD

hot!
Adicionado em: 15/05/2012
Date modified: 15/05/2012
Tamanho: 163.43 kB
Downloads: 1394

QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Formação da cultura docente de acadêmicos de licenciatura em educação física na modaldade EAD. Kinein, v. 2, supl. 2, maio 2010. Disponível em http://www.kinein.ufsc.br/edit02/Sup-2_PG.pdf