Detalhes de JORNALISMO DE OPINIÃO

PropertyValue
Nome:JORNALISMO DE OPINIÃO
Descrição:

PIRES, Giovani De Lorenzi; BIANCHI, Paula; COSTA, Antonio Galdino; POFFO, Bianca Natalia; TEIXEIRA, Filipi Flor; RICKEN, Daiana Raquel; CASTRO, Huáscar Sidorak. Jornalismo de opinião: o Pan Rio/2007 na visão de colunistas da mídia impressa brasileira. In: PIRES, Giovani De Lorenzi. “Observando” o Pan RIO/2007 na mídia.Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009.

INTRODUÇÃO

A instantaneidade da informação, a partir do advento dos meios eletrônicos de comunicação, levou o jornal impresso a uma encruzilhada, exigindo dele novas alternativas sob pena de tornar-se econômica e socialmente inviável. Uma das saídas foi a de implementar um jornalismo mais breve, em formato tablóide e de forte apelo popular, normalmente com enfoque sensacionalista, especialmente calcado na editoria de polícia. Outra ação estratégica foi o desenvolvimento de versões on line dos jornais, com a antecipação das notícias que constarão da versão impressa; essa opção levou ao surgimento dos blogs, como espaços que agendam a leitura do jornal. Uma terceira situação, que pode ser considerada um complemento da anterior, é o investimento na principal e histórica característica do jornalismo impresso, que é formar a opinião dos formadores de opinião, ou seja, focar em um público mais seleto e num leitor mais seletivo, que não deseja apenas informações breves, mas, sobretudo, elementos de análise para formar sua própria opinião.

Nome do arquivo:2009_5-8.pdf
Tamanho: 1.23 MB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Angelo
Criado em: 09/05/2012 10:55
Visitas:Everybody
Responsável:Angelo
Acessos:1533 Acessos
Atualizado em: 09/05/2012 10:56
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: