Detalhes de ANÁLISE DE REPORTAGENS E EDUCAÇÃO FÍSICA

PropertyValue
Nome:ANÁLISE DE REPORTAGENS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Descrição:

QUARANTA, André M.; BRUGGEMANN, Angelo. Análise de reportagens e Educação Física: possibilidades didático-pedagógicas do esporte a partir da mídia-educação. Semana da Educação Física e Mostra Acadêmica/UFSC, 10, Anais... Florianópolis, 20-23/10/2009. Disponível em: www.cds.ufsc.br/pet

RESUMO

Tendo o esporte como uma manifestação da Cultura de Movimento que se apresenta de maneira hegemônica nos meios de comunicação e compreendendo este momento como o de “repedagogização” no campo acadêmico da Educação Física, o presente trabalho tem como objetivo pensar nas análises de reportagens televisivas como possibilidade didático-pedagógica nas aulas de Educação Física numa estreita relação com a Mídia- Educação. Trabalhamos como pressuposto teórico-metodológico a “abordagem compreensiva” proposto por Ferrés (1996) e algumas categorias de análise desenvolvido por Pires et al (2006). O esforço aqui é de tentar problematizar o esporte para além do ensino de técnicas e habilidades, ampliando assim as discussões didáticas na Educação Física e pensando em mediar pedagogicamente os discursos oriundos da TV com a intenção de uma educação para a cidadania dos sujeitos.

Nome do arquivo:2009_2-27.pdf
Tamanho: 53.1 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Angelo
Criado em: 11/05/2012 09:49
Visitas:Everybody
Responsável:Angelo
Acessos:1341 Acessos
Atualizado em: 11/05/2012 09:57
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: