Detalhes de TRIBOS DA ORLA

PropertyValue
Nome:TRIBOS DA ORLA
Descrição:

ARAGÃO, Paula; SANTOS, Aliomar de Carvalho; QUARANTA, André; PINA GARCIA, Luciana C.; RIBEIRO, Sérgio Dorenski. Tribos da Orla. ENAREL, 21, Anais... Florianópolis: 05-09/11/2.

RESUMO

Esta pesquisa integra o Projeto Orla, dos espaços públicos de lazer da Orla de Atalaia, Aracaju/SE, construído no grupo Observatório da Mídia Esportiva da Universidade Federal de Sergipe. A Nova Orla de Atalaia reúne um número diversificado de espaços destinados às práticas corporais de esporte e lazer, fato que atrai pessoas de diferentes gostos e estilos que formam grupos sociais aos quais denominamos tribos. Considerando a acessibilidade, localização e estrutura do espaço, buscou-se identificar quais os seus interesses dos grupos em relação
aos espaços públicos de lazer da Orla de Atalaia. Na pesquisa de caráter Qualitativo/descritivo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a Entrevista Semi-estruturada e o Diário de Campo, bem como alguns recursos tecnológicos como: câmara fotográfica e a filmadora. As observações e análises nortearam a pesquisa a três temáticas de discussão: a questão pública e privada do acesso aos espaços; a versão mercadológica fetichizada do esporte e do lazer; e as práticas não convencionais. Alguns resultados demonstram a acessibilidade e a qualidade das estruturas como fatores primordiais de interesse às tribos e que o lazer pode ser meio de produção cultural e de formação de grupos, bem como uma mercadoria, um fetiche do espetáculo consumismo.

Nome do arquivo:2009_2-0.pdf
Tamanho: 57.18 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Angelo
Criado em: 11/05/2012 09:12
Visitas:Everybody
Responsável:Angelo
Acessos:1714 Acessos
Atualizado em: 11/05/2012 09:13
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: