Capítulos de Livros

Acesso aberto aos Capítulos de Livros  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

"OBSERVANDO" O PAN RIO/2007 NA MÍDIA "OBSERVANDO" O PAN RIO/2007 NA MÍDIA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 1.61 MB
Downloads: 1249

PIRES, Giovani De Lorenzi; BITENCOURT, Fernando Gonçalves. “Observando” o Pan Rio/2007 na mídia: síntese, comentários e novas demandas como considerações finais do estudo. In: PIRES, Giovani De Lorenzi. “Observando” o Pan RIO/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009.

INTRODUÇÃO

Este capítulo final, ao revisitar os textos que o antecedem, tem o propósito de proceder a uma síntese que visa articular e dar organicidade aos resultados encontrados nos subprojetos da pesquisa, o que pretendemos efetuar pela sumarização e comentários sobre os mesmos. Também buscou-se a identificação de novas demandas para estudos neste campo de interface entre Esporte e Mídia no material sobre a cobertura jornalística do Pan Rio/2007. Obviamente, para tanto, mais uma vez recorremos às fontes jornalísticas que nos têm acompanhado nesta investigação, especialmente a mídia digital, através de recursos como sites, blogs e outros mecanismos que possibilitam a recuperação da informação.

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CULTURA DAS TECNOLOGIAS COMUNICACIONAIS A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CULTURA DAS TECNOLOGIAS COMUNICACIONAIS

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 248.36 kB
Downloads: 1424

MEZZAROBA, Cristiano: MENDES, Diego de Sousa; PINTO, Fabio Machado. A formação do professor de educação física e a cultura das tecnologias comunicacionais. In: Diana Carvalho de Carvalho; Ilana Laterman; Leandro Belinaso Guimarães; Nelita Bortolotto (orgs.). Experiências pedagógicas com o ensino e formação docente: desafios contemporâneos. Araraquara: Junqueira&Marin Ed., 2009

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) assumem um importante papel e um grande espaço na formação das pessoas. Isso se deve à enorme velocidade e quantidade de informações que são veiculadas diariamente no cotidiano de grande parcela da população através de tais tecnologias. A forte sedução estética exercida sobre nossos sentidos, visual e auditivo, pelas TIC’s, constitui‐nas instrumentos privilegiados na transmissão, socialização e formação de valores e ideologias diversas.

BLOGS E BLOGUEIROS DO PAN 2007 BLOGS E BLOGUEIROS DO PAN 2007

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 1.38 MB
Downloads: 1630

MENDES, Diego S.; PEREIRA, Rogerio S.; FERRARI, Rodrigo; AZEVEDO, Victor; MESSA, F. C.; SOUZA, Daniel M. Blogs e Blogueiros do Pan 2007: um estudo sobre os jogos no ciberespaço. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (Org.). “Observando” o Pan Rio 2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009, v. 1, p. 87-114.

INTRODUÇÃO: ABRINDO UMA “NOVA” JANELA...

Com o crescimento da pesquisa em mídia e Educação Física, diversos estudos têm surgido no horizonte das chamadas análises de produtos da mídia, especificamente no que se refere aos conteúdos da cultura de movimento2. Neste cenário, observa-se constante preocupação com a análise de produtos televisivos ou com os meios impressos; porém, as análises ainda são incipientes quando se pensa nas possibilidades de investigação no âmbito da internet. Desta forma, este estudo partiu da premissa de que a cobertura dos jogos Pan-americanos do Rio 2007 se daria não apenas através das mídias mais tradicionais, mas também fazendo uso de ferramentas digitais. Assim, nesse trabalho investigou de que maneira a cobertura dos jogos Pan-americanos foi apresentada no ciberespaço3, a partir da análise de blogs específicos sobre o evento.

JOGOS PAN- AMERICANOS RIO/2007 E A COBERTURA DO JORNAL NACIONAL JOGOS PAN- AMERICANOS RIO/2007 E A COBERTURA DO JORNAL NACIONAL

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 647.15 kB
Downloads: 1633

LISBOA, Mariana Mendonça; MEZZAROBA, Cristiano; MUNARIM, Iracema. Jogos Pan-americanos Rio/2007 e a cobertura do Jornal Nacional: ênfases e representações veiculadas. In: Giovani De Lorenzi Pires. (Org.). "Observando" o Pan Rio/2007 na mídia. Florianópolis/SC: Tribo da Ilha, 2009, p. 47-62. 

CONSIDERAÇÕES INICIAIS


Conhecido e admirado por grande parte da população, o esporte é tido como um fenômeno bastante marcante na sociedade contemporânea, pois basta um olhar mais atento para constatar o prestígio que é conferido às práticas esportivas (no cotidiano das pessoas, na centralidade deste conteúdo nas aulas de Educação Física escolar e principalmente nas transmissões esportivas realizadas pela mídia).

JORNALISMO DE OPINIÃO JORNALISMO DE OPINIÃO

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 1.23 MB
Downloads: 1432

PIRES, Giovani De Lorenzi; BIANCHI, Paula; COSTA, Antonio Galdino; POFFO, Bianca Natalia; TEIXEIRA, Filipi Flor; RICKEN, Daiana Raquel; CASTRO, Huáscar Sidorak. Jornalismo de opinião: o Pan Rio/2007 na visão de colunistas da mídia impressa brasileira. In: PIRES, Giovani De Lorenzi. “Observando” o Pan RIO/2007 na mídia.Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009.

INTRODUÇÃO

A instantaneidade da informação, a partir do advento dos meios eletrônicos de comunicação, levou o jornal impresso a uma encruzilhada, exigindo dele novas alternativas sob pena de tornar-se econômica e socialmente inviável. Uma das saídas foi a de implementar um jornalismo mais breve, em formato tablóide e de forte apelo popular, normalmente com enfoque sensacionalista, especialmente calcado na editoria de polícia. Outra ação estratégica foi o desenvolvimento de versões on line dos jornais, com a antecipação das notícias que constarão da versão impressa; essa opção levou ao surgimento dos blogs, como espaços que agendam a leitura do jornal. Uma terceira situação, que pode ser considerada um complemento da anterior, é o investimento na principal e histórica característica do jornalismo impresso, que é formar a opinião dos formadores de opinião, ou seja, focar em um público mais seleto e num leitor mais seletivo, que não deseja apenas informações breves, mas, sobretudo, elementos de análise para formar sua própria opinião.