Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

ESPORTE E LAZER NA PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA CULTURAL: APROXIMAÇÕES PRELIMINARES ESPORTE E LAZER NA PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA CULTURAL: APROXIMAÇÕES PRELIMINARES

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 53.56 kB
Downloads: 1679

MEZZAROBA, Cristiano. Esporte e lazer na perspectiva da indústria cultural: aproximações preliminares. Esporte e Sociedade, ano 4, n. 11 – mar-jul/2009. Disponível em http://www.uff.br/esportesociedade/pdf/es1105.pdf

RESUMO

Este breve ensaio procura discutir a temática do esporte, seja ele praticado ou assistido midiaticamente, como sendo uma das principais atividades de lazer em nossa sociedade, na perspectiva da industrial cultural. Para isso, utiliza-se de referencial teórico de Adorno e Horkheimer e de outros autores brasileiros, restringindo a análise às questões mercadológicas e, de forma indireta, nas influências deste processo na conformação de nossas subjetividades.

ESBOÇO SOBRE ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO FUTEBOL E DA COPA DO MUNDO PARA O BRASIL ESBOÇO SOBRE ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO FUTEBOL E DA COPA DO MUNDO PARA O BRASIL

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 71.06 kB
Downloads: 1626

BITENCOURT, Fernando G. Esboço sobre algumas implicações do futebol e da copa do mundo para o Brasil: identidade e ritos de autoridade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 30, n.3, maio/2009. 

RESUMO

O presente trabalho discute as relações entre esporte e identidade nacional. Refl ito sobre o papel do futebol – e da seleção brasileira de futebol – no processo de constituição do “ser brasileiro”, recorrendo a alguns momentos fundamentais da história de nossa participação nas Copas do Mundo. Meu argumento é o de que o processo de confi guração identitária é fluido, sendo os momentos mítico-ritualísticos, como as Copas e Olimpíadas, importantes para atualizarmos os esquemas de pensamento que a modernidade impõe e para que nos pensemos como povo e como nação. Natureza e cultura formam o pano de fundo no qual “raça” e “civilidade” contam a história de nossa brasilidade, ora como mestiçagem negativa, ora positivada como marca de nosso sucesso.

DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 63.79 kB
Downloads: 1551

MENDES, Diego; PIRES, Giovani De Lorenzi. Desvendando a janela de vidro: relato de uma experiência escolar de mídia-educação e educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 30, n. 3, p. 79-94, maio 2009. 


RESUMO


O presente trabalho relata pesquisa-ação relacionada ao tema da mídia-educação, realizada em uma escola pública de Florianópolis (SC). O trabalho desenvolvido envolveu quatro professores da mesma escola, tendo sido elaborado e dirigido pela professora de educação física. A pesquisa possibilitou a refl exão e tematização do discurso midiático no âmbito das aulas de educação física escolar a partir dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O trabalho possibilitou ainda a produção cultural dos alunos, além de ter-se constituído em estratégia indireta de formação contínua dos professores para a temática.

CONSTRUINDO DIÁLOGOS EM MÍDIAEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTRUINDO DIÁLOGOS EM MÍDIAEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 293.77 kB
Downloads: 1408

SOUZA, Daniel Minuzzi de; CAETANO, Angélica; PIRES, Giovani De Lorenzi.  Construindo diálogos em mídia-educação e Educação Física: algumas reflexões a partir de estudos do Observatório da Mídia Esportiva/UFSC. Revista Conhecimento On-line. Rio Grande do Sul, n. 1, v. 1, 2009. Disponível em: www.feevale.br/revistaconhecimentoonline 

RESUMO

Considerando o desenvolvimento tecnológico dos discursos midiáticos, em nosso caso, o discurso midiáticoesportivo, se faz necessário que estejamos preparados para melhor compreender e interagir com estas narrativas. Dessa forma, a mídiaeducação constituise numa possibilidade conceitual e metodológica para a formação do sujeitoreceptor crítico, reflexivo e produtor de conhecimento na escola. Este trabalho apresenta aproximações entre educação e comunicação e, por conseguinte, da mídiaeducação na Educação Física escolar, acabando por destacar pesquisas do grupo de estudos Observatório da Mídia Esportiva (UFSC) que abordaram essa temática.

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 114.07 kB
Downloads: 1235

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi Pires, VANZIN, Tarcizio. As tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a Educação (Física). Linhas, v. 9, n. 2, p. 55–75, jul./dez. 2008 (circ. fev/2009). Disponível em http://www.periodicos.udesc.br/linhas/ojs//viewissue.php?

RESUMO

O objetivo central desse estudo é diagnosticar a realidade de implantação e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas salas informatizadas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Santa Catarina) e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem e com a prática pedagógica dos professores, de modo especial os de Educação (Física). O estudo de caráter exploratório buscou as respostas através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semi-estruturadas com professoras coordenadoras de salas informatizadas. Apesar das mudanças provocadas pela inclusão das TICs na educação, observou-se que a Educação (Física) ainda não apresenta inserções sistemáticas neste campo.