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AS ESPECIFICIDADES E OS POSSÍVEIS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS ESPECIFICIDADES E OS POSSÍVEIS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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[LIMA, Elaine]; MUNARIM, Iracema; PERSKE, Carin Lissiane; GALVÃO, Luciano Gonzaga. As especificidades e os possíveis conteúdos da Educação Física na educação infantil: refletindo sobre movimento, brincadeira e tempo-espaço. Motrivivência, ano 19, n.29, p. 103-128, dez./2007 (circ. agosto/2009). Disponível em www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia.

RESUMO

O espaço e o tempo da Educação Física na Educação Infantil é um tema que suscita muitas tensões, principalmente, no que diz respeito à sua especificidade. Sendo assim, trazemos para a discussão questões como os conteúdos da Educação Física na Educação Infantil, considerando o momento histórico que estamos vivendo na educação brasileira. Para tal intento, nossa discussão perpassa a produção científica do campo da Educação Física e a realidade da prática pedagógica desta área na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino da cidade de Florianópolis, SC.

JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

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AZEVEDO, Victor de Abreu; PIRES, Giovani De Lorenzi Pires; SALLES, Ana Paula. Jogos eletrônicos e suas possibilidades educativas. Motrivivência, ano 19, n. 28, p. 90-100, jul/2007 (circ. abril/2009). Disponível em www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia.

RESUMO

Este trabalho é um resumo expandido de monografia de conclusão do curso em Educação Física, e que tem como perguntas de partida: como o fenômeno dos jogos eletrônicos (JE’s) é compreendido pelos pesquisadores das áreas da Educação e da Educação Física brasileira? E, a partir dessa questão, quais são as possibilidades educativas dos JE’s percebidas nestas áreas?

O CORPO, LUGAR DO CONTATO PROVILEGIADO COM O MUNDO, SOB A LUZ DOS HOLOFOTES O CORPO, LUGAR DO CONTATO PROVILEGIADO COM O MUNDO, SOB A LUZ DOS HOLOFOTES

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CAETANO, Angélica; PIRES, Giovani De Lorenzi. O corpo, lugar de contato privilegiado com o mundo, sob a luz dos holofotes: reflexões sobre corpo na Educação Física a partir da Indústria Cultural e da Sociologia do Corpo. EF Deportes. Buenos Aires, ano 14, n. 135, agosto 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd135/reflexoes-sobre-corpo-na-educacao-fisica.htm

RESUMO


O presente artigo busca refletir, a partir das contribuições teóricas da Indústria Cultural e da Sociologia do Corpo, sobre como a sociedade vem construindo um conceito de corpo marcado pela razão da mercadoria, objetivando atender às necessidades impostas pela Indústria Cultural. A sociedade vem consumindo mercadorias e imagens, que a Indústria Cultural, pelos meios de comunicação, coloca como as melhores, utilizando-se de um discurso supostamente enraizado na liberdade de escolha, e que convoca os sujeitos a gozar dos objetos que se apresentam no mercado como capazes de atender, não à realização (simbólica) dos desejos, mas à satisfação das necessidades produzidas, em que está incluída a imagem do corpo ideal, aceito pela sociedade. Propomos uma reflexão/ação de uma Educação Física que promova a constituição de um sujeito autônomo, crítico e que seja capaz de mediar criticamente a imagem da mídia de um corpo “perfeito” para que não percamos nossa própria subjetividade. A Educação Física escolar tornase fundamental para o aprendizado dessa maneira crítica de olhar e interpretar as influências culturais de nosso meio, sobretudo com relação aos temas corpo e práticas corporais.

REFLEXÕES SOBRE A VISIBILIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ERA DIGITAL REFLEXÕES SOBRE A VISIBILIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ERA DIGITAL

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PEREIRA, Rogério Santos; MENDES, Diego; BOTTI, Marise. Reflexões sobre a visibilidade da produção científica da educação física na era digital. Rev. Arquivos em Movimento (no prelo, aprovado para publicação no v.5, n2, dez/2009).

RESUMO

O presente estudo investigou algumas transformações da produção e veiculação do conhecimento em Educação Física a partir do advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). O trabalho se caracteriza como um estudo qualitativo, de caráter exploratório e foi realizado a partir de entrevista com editores de duas revistas científicas ligadas ao Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC). Os dados indicam que as TIC’s favorecem a disponibilização imediata e gratuita da produção da área, apesar de sua utilização estar condicionada ao contexto cultural de seus agentes, não resultando necessariamente em melhorias qualitativas de tais produções.

MÍDIA TELEVISIVA EM MOÇAMBIQUE E OS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO SOBRE O DESPORTO MÍDIA TELEVISIVA EM MOÇAMBIQUE E OS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO SOBRE O DESPORTO

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TONETTI, Claudio. A mídia televisiva em Moçambique e os espaços de discussão sobre o desporto. Motrivivência, ano 19, n. 28, p. 154-163, jul/2007 (circ. abril/2009). Disponível em www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia.

RESUMO

O artigo analisa a abordagem da mídia e do desporto na inter-relação existente entre eles em Moçambique. Promove discussão sobre o processo do desenvolvimento das redes televisivas existentes, as ideologias e formas de composição dos trabalhos, ratificando a necessidade de seu comprometimento e importância no desenvolvimento da cultura desportiva. Dirige indagações a como estes espaços poderiam ser melhor qualificados, tendo como referência: a hitória, a necessidade de criar espaços independentes, plurais e democráticos, responsáveis pela informação critica, na perspectiva de viabilizar a construção de políticas e estratégias que contribuam para o desenvolvimento do desporto nacional.