Artigos publicados em periódicos

Acesso aberto aos artigos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

REFLEXÕES SOBRE A VISIBILIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ERA DIGITAL REFLEXÕES SOBRE A VISIBILIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ERA DIGITAL

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 91.66 kB
Downloads: 1763

PEREIRA, Rogério Santos; MENDES, Diego; BOTTI, Marise. Reflexões sobre a visibilidade da produção científica da educação física na era digital. Rev. Arquivos em Movimento (no prelo, aprovado para publicação no v.5, n2, dez/2009).

RESUMO

O presente estudo investigou algumas transformações da produção e veiculação do conhecimento em Educação Física a partir do advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). O trabalho se caracteriza como um estudo qualitativo, de caráter exploratório e foi realizado a partir de entrevista com editores de duas revistas científicas ligadas ao Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC). Os dados indicam que as TIC’s favorecem a disponibilização imediata e gratuita da produção da área, apesar de sua utilização estar condicionada ao contexto cultural de seus agentes, não resultando necessariamente em melhorias qualitativas de tais produções.

AS ESPECIFICIDADES E OS POSSÍVEIS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS ESPECIFICIDADES E OS POSSÍVEIS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 1.58 MB
Downloads: 2904

[LIMA, Elaine]; MUNARIM, Iracema; PERSKE, Carin Lissiane; GALVÃO, Luciano Gonzaga. As especificidades e os possíveis conteúdos da Educação Física na educação infantil: refletindo sobre movimento, brincadeira e tempo-espaço. Motrivivência, ano 19, n.29, p. 103-128, dez./2007 (circ. agosto/2009). Disponível em www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia.

RESUMO

O espaço e o tempo da Educação Física na Educação Infantil é um tema que suscita muitas tensões, principalmente, no que diz respeito à sua especificidade. Sendo assim, trazemos para a discussão questões como os conteúdos da Educação Física na Educação Infantil, considerando o momento histórico que estamos vivendo na educação brasileira. Para tal intento, nossa discussão perpassa a produção científica do campo da Educação Física e a realidade da prática pedagógica desta área na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino da cidade de Florianópolis, SC.

MÍDIA TELEVISIVA EM MOÇAMBIQUE E OS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO SOBRE O DESPORTO MÍDIA TELEVISIVA EM MOÇAMBIQUE E OS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO SOBRE O DESPORTO

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 972.19 kB
Downloads: 1702

TONETTI, Claudio. A mídia televisiva em Moçambique e os espaços de discussão sobre o desporto. Motrivivência, ano 19, n. 28, p. 154-163, jul/2007 (circ. abril/2009). Disponível em www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia.

RESUMO

O artigo analisa a abordagem da mídia e do desporto na inter-relação existente entre eles em Moçambique. Promove discussão sobre o processo do desenvolvimento das redes televisivas existentes, as ideologias e formas de composição dos trabalhos, ratificando a necessidade de seu comprometimento e importância no desenvolvimento da cultura desportiva. Dirige indagações a como estes espaços poderiam ser melhor qualificados, tendo como referência: a hitória, a necessidade de criar espaços independentes, plurais e democráticos, responsáveis pela informação critica, na perspectiva de viabilizar a construção de políticas e estratégias que contribuam para o desenvolvimento do desporto nacional.

REPRESENTAÇÕES DE CORPO E MOVIMENTO NO CIBERESPAÇO REPRESENTAÇÕES DE CORPO E MOVIMENTO NO CIBERESPAÇO

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 60.83 kB
Downloads: 1416

PEREIRA, Rogério Santos; SILVA, Mauricio Roberto. PIRES, Giovani De L. Representações de corpo e movimento no ciberespaço: notas de um estudo etnográfico no jogo Second Life. Licere (CELAR/UFMG). v.12, 2009. Disponível em: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV12N02_a6.pdf

RESUMO

Este artigo, recorte da dissertação defendida sob o título “Avatares no Second Life: corpo e movimento na constituição da noção de pessoa on-line”, pretende revelar de que forma corpo e movimento são problematizados no ciberespaço, especialmente no jogo Second Life. Partindo de um percurso etnográfico, percebeu-se que os conceitos de imaginação e imaginário são essenciais para compreender como os participantes tecem em suas brincadeiras narrativas, caminhos para construir no ciberespaço uma corporalidade central na constituição da noção de pessoa on-line. O trabalho também discorre sobre as possíveis aproximações das tecnologias digitais, em especial, dos jogos eletrônicos, com a Educação Física.

CONSTRUINDO DIÁLOGOS EM MÍDIAEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTRUINDO DIÁLOGOS EM MÍDIAEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 293.77 kB
Downloads: 1408

SOUZA, Daniel Minuzzi de; CAETANO, Angélica; PIRES, Giovani De Lorenzi.  Construindo diálogos em mídia-educação e Educação Física: algumas reflexões a partir de estudos do Observatório da Mídia Esportiva/UFSC. Revista Conhecimento On-line. Rio Grande do Sul, n. 1, v. 1, 2009. Disponível em: www.feevale.br/revistaconhecimentoonline 

RESUMO

Considerando o desenvolvimento tecnológico dos discursos midiáticos, em nosso caso, o discurso midiáticoesportivo, se faz necessário que estejamos preparados para melhor compreender e interagir com estas narrativas. Dessa forma, a mídiaeducação constituise numa possibilidade conceitual e metodológica para a formação do sujeitoreceptor crítico, reflexivo e produtor de conhecimento na escola. Este trabalho apresenta aproximações entre educação e comunicação e, por conseguinte, da mídiaeducação na Educação Física escolar, acabando por destacar pesquisas do grupo de estudos Observatório da Mídia Esportiva (UFSC) que abordaram essa temática.