Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VISÃO CRÍTICO-REFLEXIVA A PARTIR DA INDÚSTRIA CULTURAL CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VISÃO CRÍTICO-REFLEXIVA A PARTIR DA INDÚSTRIA CULTURAL

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 73.99 kB
Downloads: 1993

CAETANO, Angélica; PIRES, Giovani De Lorenzi; COSTA, Andrize Ramires. Corpo na Educação Física Escolar: uma visão crítico-reflexiva a partir da Indústria Cultural. In: Congresso Paulistano de Educação Física, 2009, São Paulo, Anais... São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.efescolar.pro.br/Arquivos/arq_2009_6.pdf

RESUMO

Não há dúvidas quanto à importância que o corpo adquiriu na sociedade contemporânea. Desde crianças, convivemos com uma aceitação e aprovação do “outro” perante nosso modo de ser, se vestir, reagir, falar. Essa aprovação, quando aceita, nos desenvolve um sentimento de pertencimento a um mesmo grupo social. Além disso, é também difundida pela mídia como uma maneira que todos devem seguir, influenciando de certa forma a nossa concepção de ser no mundo.

CRIANÇAS, MÍDIAS E CULTURA DE MOVIMENTO CRIANÇAS, MÍDIAS E CULTURA DE MOVIMENTO

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 114.3 kB
Downloads: 1183

MUNARIM, Iracema. Crianças, mídias e cultura de movimento: contrastes entre mundos vividos nas escolas do campo e da cidade. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

As questões que trago neste ensaio surgem de reflexões sobre diferentes realidades escolares, em contextos rurais e urbanos. A proposta da pedagogia Waldorf, situada na cidade, se configura na possibilidade de experimentar a liberdade e autonomia proporcionada pelo contato com a natureza, negando o acesso às mídias. E a escola do campo, cada vez mais se depara aos incentivos para “incluir-se” na vida produtiva da cidade, no domínio das tecnologias. Contraste que leva a pensar em como a cultura de movimento destas crianças, entendida numa relação dialógica entre seres humanos e mundo, corresponde a estas diferentes realidades.

DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 111.39 kB
Downloads: 1204

MENDES, Diego. Desvendando a janela de vidro: relato de uma experiência escolar de mídia-educação e educação física. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

O presente trabalho relata pesquisa-ação relacionada ao tema da mídia-educação, realizada em uma escola pública de Florianópolis –SC. O trabalho desenvolvido envolveu quatro professores da mesma escola, tendo sido elaborado e dirigido pela professora de Educação Física. A pesquisa possibilitou a reflexão e tematização do discurso midiático no âmbito das aulas de Educação Física escolar a partir dos jogos Panamericanos de 2007. O trabalho possibilitou ainda a produção cultural dos alunos, além de ter se constituído em estratégia indireta de formação contínua dos professores para a temática.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ARTICULANDO MÍDIA E LAZER EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ARTICULANDO MÍDIA E LAZER

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 48.41 kB
Downloads: 1316

MENDES, Diego. Educação Física Escolar: articulando mídia e lazer. ENAREL, 21;Anais... Florianópolis/SC, 05 a 09/11/2009.

RESUMO

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma interlocução que buscou tematizar o lazer em uma escola pública de Florianópolis a partir da produção de vídeos com os alunos. Os objetivos foram: a) Analisar como as Tic’s podem participar pedagogicamente das aulas de Educação Física no tocante ao desenvolvimento do tema lazer; c) Identificar estratégias didático-metodológicas para Educação Física escolar tratar do conteúdo lazer em suas aulas; d) Verificar os limites e possibilidades de tematização do lazer em aulas de Educação Física a partir do uso das Tic’s. O estudo foi desenvolvido a partir do referencial metodológico da pesquisa-ação e de fundamentos teóricos da lazerania, de Mascarenhas (2004).

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA)

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 126.08 kB
Downloads: 1213

BIANCHI, Paula. Formação em mídia-educação (física) na rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

A pesquisa analisou as possibilidades e limites de estabelecer com professores da Rede Municipal de Florianópolis/SC uma interlocução de saberes e fazeres da cultura escolar, que proporcionasse um pensar e agir na Educação Física de forma colaborativa e crítica na perspectiva das TICs. Dentre os resultados, destacamos que a realização da formação continuada em Mídia-Educação (Física) contribuiu para que os professores se apropriassem técnica e pedagogicamente das TICs; as atividades colaborativas em Mídia-Educação (Física) contribuíram para o desenvolvimento da autonomia e de ações reflexivas por parte dos professores.