Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

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O USO DA MÍDIA PARA O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CORPORAL O USO DA MÍDIA PARA O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CORPORAL

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SILVA, Alex Freitas; ANTUNES, Scheila E. O uso da mídia para o despertar da consciência corporal: o desafio de criar as próprias ferramentas de ensino – relato de experiência. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Este relato trata da experiência da descoberta do tratamento de imagens, vídeo e áudio, a partir da Disciplina Esporte e Mídia cursada no 5º período da faculdade de Educação Física, e sua utilização enquanto poderosa ferramenta de ensino para o desenvolvimento da consciência corporal em alunos das séries iniciais e divulgação de possibilidades “inusitadas” de praticas corporais pouco utilizadas, mas importantes ao pleno desenvolvimento bio-psico-social do aluno.

OS DESTINOS DO LEÃO ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DE CHARGES JORNALÍSTICAS OS DESTINOS DO LEÃO ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DE CHARGES JORNALÍSTICAS

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MESSA, Fábio de Carvalho. Os destinos do Leão – análise semiótico-discursiva de charges jornalísticas sobre o Avaí Futebol Clube no campeonato catarinense/2009. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

O trabalho consiste na análise semiótico-discursiva das charges jornalísticas sobre o desempenho do Avaí Futebol Clube em dois veículos impressos de Florianópolis – Notícias do Dia (ND) e Hora de Santa Catarina (HSC) - durante o Campeonato Catarinense/2009. A partir das teorias semióticas do discurso, são descritos os conteúdos das ilustrações para identificar e discutir os rumos argumentativos e as tendências político-ideológicas dos jornais em relação à performance do time na competição. Problematiza-se, portanto, o percurso gerativo dos sentidos nas charges do jornalismo esportivo local, compreendendo seus mecanismos de construção e seu comprometimento com os repertórios culturais dos leitores.

OS JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA/2007: ANÁLISE DA COBERTURA JORNALÍSTICA OS JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA/2007: ANÁLISE DA COBERTURA JORNALÍSTICA

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BIANCHI, Paula; POFFO, Bianca; MUNARIM, Iracema; Daiane Raquel Viero Ricken. Os Jogos Abertos de Santa Catarina/2007: análise da cobertura jornalística. Semana da Educação Física e Mostra Acadêmica/UFSC, 10, Anais... Florianópolis, 20-23/10/2009. Disponível em: www.cds.ufsc.br/pet

RESUMO

o objetivo da pesquisa foi analisar a cobertura jornalística dos JASC/2007 na mídia catarinense. Para a coleta dos dados, foram consideradas matérias veiculadas em dois jornais (Diário Catarinense e A Notícia) e duas emissoras de televisão (Rede TV Sul e RBS), além do acompanhamento do trabalho e de entrevistas com jornalistas que cobriam o evento. Neste artigo, optamos em apresentar somente a análise do material jornalístico, (ou seja, as matérias veiculadas nos jornais e emissoras de televisão), que é discutido a partir de categorias empíricas, o que possibilitou a configuração de um perfil da cobertura jornalística televisiva e impressa regional.

PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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[LAPA, A.]; MUNARIM, Iracema. Pesquisa ética na Educação a Distância:  a proposta de formação de um banco de dados. Congresso Internacional de Educação, 6,Anais...  [Educação e Tecnologias: sujeitos desconectados?]. São Leopoldo/RS, 2009.

RESUMO

Novas questões éticas são colocadas na atualidade da comunicação mediada por tecnologias de informação e comunicação. O acesso irrestrito a uma quantidade enorme de informações pessoais em espaços públicos e semi-públicos nem sempre vem acompanhado do conhecimento de uma conduta ética que evite um uso desonroso de dados que são de propriedade alheia. Se por um lado é preciso incentivar e promover estudos e pesquisas sobre a recente história da formação de professores pela modalidade, de outro é preciso resguardar a instituição e, sobretudo, orientar adequadamente pesquisadores para uma necessidade nem sempre considerada, a de uma atenção e respeito a direitos humanos no desenvolvimento de pesquisas éticas. Enfrentando este problema, este artigo relata as reflexões desenvolvidas por nós na busca de uma saída para o dilema acima citado, e a proposta de formação de um Banco de Dados dos cursos como uma alternativa para viabilizar as pesquisas nos cursos de formação de professores oferecidos por nossa instituição, tendo como objetivo contribuir para o debate e a reflexão sobre a ética na pesquisa em cursos da modalidade à distância.

PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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[LAPA, A.]; MUNARIM, Iracema. Pesquisa ética na Educação a Distância:  a proposta de formação de um banco de dados. Congresso Internacional de Educação, 6,Anais...  [Educação e Tecnologias: sujeitos desconectados?]. São Leopoldo/RS, 2009.

RESUMO

Novas questões éticas são colocadas na atualidade da comunicação mediada por tecnologias de informação e comunicação. O acesso irrestrito a uma quantidade enorme de informações pessoais em espaços públicos e semi-públicos nem sempre vem acompanhado do conhecimento de uma conduta ética que evite um uso desonroso de dados que são de propriedade alheia. Se por um lado é preciso incentivar e promover estudos e pesquisas sobre a recente história da formação de professores pela modalidade, de outro é preciso resguardar a instituição e, sobretudo, orientar adequadamente pesquisadores para uma necessidade nem sempre considerada, a de uma atenção e respeito a direitos humanos no desenvolvimento de pesquisas éticas. Enfrentando este problema, este artigo relata as reflexões desenvolvidas por nós na busca de uma saída para o dilema acima citado, e a proposta de formação de um Banco de Dados dos cursos como uma alternativa para viabilizar as pesquisas nos cursos de formação de professores oferecidos por nossa instituição, tendo como objetivo contribuir para o debate e a reflexão sobre a ética na pesquisa em cursos da modalidade à distância.