Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

MICHAEL PHELPS - MITOLOGIA DA NATAÇÃO NAS OLIMPÍADAS MICHAEL PHELPS - MITOLOGIA DA NATAÇÃO NAS OLIMPÍADAS

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 93.58 kB
Downloads: 1379

MESSA, Fábio de Carvalho. Michael Phelps - mitologia da natação nas olimpíadas - Ensaio sobre abordagens jornalísticas impressas. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 32, Anais... Curitiba/PR, 4 a 7 de setembro de 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2520-1.pdf. 


RESUMO

Este artigo questiona os limites da enunciação jornalística e atém-se a alguns aspectos da cobertura do jornal Diário Catarinense a respeito de personagens específicos da natação mundial, dentre eles o nadador Michael Phelps. Faz-se uma crítica acerca dos rumos argumentativos das notícias, a partir de textos publicados no período de 8 a 18/8/08, com maior destaque aos do cronista esportivo David Coimbra, oficialmente membro da editoria de esportes do jornal Zero Hora, de Porto Alegre/RS, correspondente das Olimpíadas em Pequim. O trabalho se atém ao conjunto do que é dito sobre o nadador. Foi examinada a cobertura do DC, que tinha como palco as sucessivas conquistas de medalhas do nadador. Foi feito também um levantamento da fortuna crítica sobre jornalismo especializado, que serviu de embasamento e constitui, portanto, parte da revisão de literatura.

CONSTRUINDO O COMPLEXO DE ADÔNIS CONSTRUINDO O COMPLEXO DE ADÔNIS

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 143.9 kB
Downloads: 1397

MESSA, Fábio de Carvalho. Construindo o Complexo de Adônis – um estudo sobre o discurso editorial da revista Men´s Health. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

O conteúdo veiculado nas revistas Men´s Health pode ser encarado como variável significativa a contribuir para a formação de um caráter neurótico obsessivo no públicoleitor. Para corroborar essa proposição, desconstruímos um editorial do periódico e rastreamos as temáticas abordadas em algumas matérias, para mostrar a forma como se introjetam ideologias que favorecem a constituição do que se entende por Complexo de Adônis nos sujeitos leitores do sexo masculino. O artigo apresenta breve discussão epistemológica sobre o fenômeno psicológico, amparando-se em pressupostos de teorias da comunicação e da linguagem como a Semiótica e a Análise do Discurso, para apontar contraditoriedades e ambigüidades em sua linha editorial. Foi dada ênfase às peculiaridades conotativas e aos fenômenos de tematização e figurativização presentes nos textos. Acredita-se que só mesmo com a desmontagem dos argumentos constitutivos do editorial da revista é que se pode corroborar a afirmação de que o seu teor informativo colabora para a disseminação de uma ideologia perniciosa, que beira à obsessão, sobre a auto-imagem corporal dos leitores.

O PAN RIO-2007 NA AGENDA MIDIÁTICO-ESPORTIVA: ESTUDO DE RECEPÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR O PAN RIO-2007 NA AGENDA MIDIÁTICO-ESPORTIVA: ESTUDO DE RECEPÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 151.32 kB
Downloads: 1404

MEZZAROBA, Cristiano. O Pan Rio/2007 na agenda midiático-esportiva: estudo de recepção na Educação Física escolar. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Torna-se relevante analisar com um olhar mais aprofundado a relação entre esporte e mídia, devido às influências que esta última tem na construção da realidade social, repercutindo também na Educação Física. Nesta pesquisa descritiva, caracterizada como estudo de recepção analisamos como jovens compreendem e analisam as estratégias de agendamento esportivo com relação aos Jogos Pan-americanos Rio/2007. Através da análise de conteúdo, elaboramos cinco categorias – Treinamento e Delegações, Infraestrutura e Segurança, Variedades, Tocha Pan-americana, Contagem Regressiva. Assim, consideramos necessário o desenvolvimento do processo de mídia-educação no âmbito escolar, a fim de ampliar as compreensões que envolvem a cultura esportiva dos alunos.
Rio-2007. Educação Física Escolar.

FUTEBOL, MÍDIA-EDUCAÇÃO E NEWSMAKING: FUTEBOL, MÍDIA-EDUCAÇÃO E NEWSMAKING:

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 37.64 kB
Downloads: 1423

MIRANDA, Lyana Thediga. Futebol, mídia-educação e newsmaking: um olhar sobre as possibilidades pedagógicas nas aulas de educação física. Semana da Educação Física e Mostra Acadêmica/UFSC, 10, Anais... Florianópolis, 20-23/10/2009. Disponível em: www.cds.ufsc.br/pet

RESUMO

Este breve ensaio observa a temática do esporte, neste caso do futebol, para além do método e da realização esportiva, mas como um dos conteúdos para a prática pedagógica na perspectiva da mídia-educação (física). Será utilizando como parâmetro a revista experimental “Leão em Foco”, idealizada e produzida por acadêmicos do curso de jornalismo, aqui observada na perspectiva do fazer jornalístico no que concerne às experiências pessoais. Para tanto, utilizase a tese central da mídia-educação proposta por Mônica Fantin, balizando o olhar às questões da produção da notícia, ou newsmaking, utilizando como referencial teórico os estudos de Mauro Wolf.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ARTICULANDO MÍDIA E LAZER EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ARTICULANDO MÍDIA E LAZER

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 48.41 kB
Downloads: 1430

MENDES, Diego. Educação Física Escolar: articulando mídia e lazer. ENAREL, 21;Anais... Florianópolis/SC, 05 a 09/11/2009.

RESUMO

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma interlocução que buscou tematizar o lazer em uma escola pública de Florianópolis a partir da produção de vídeos com os alunos. Os objetivos foram: a) Analisar como as Tic’s podem participar pedagogicamente das aulas de Educação Física no tocante ao desenvolvimento do tema lazer; c) Identificar estratégias didático-metodológicas para Educação Física escolar tratar do conteúdo lazer em suas aulas; d) Verificar os limites e possibilidades de tematização do lazer em aulas de Educação Física a partir do uso das Tic’s. O estudo foi desenvolvido a partir do referencial metodológico da pesquisa-ação e de fundamentos teóricos da lazerania, de Mascarenhas (2004).