Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

JOGOS PAN-AMERICANOS RIO/2007: OS “LOCAIS” NA MÍDIA REGIONAL JOGOS PAN-AMERICANOS RIO/2007: OS “LOCAIS” NA MÍDIA REGIONAL

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 139.88 kB
Downloads: 1954

COSTA, Antonio Galdino da; MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; ANTUNES, Scheila Espíndola; HACK, Cássia; Daniel Minuzzi de Souza. Jogos Pan-americanos Rio/2007: os locais na mídia regional. Descrição e análise da cobertura em jornais das cinco regiões brasileiras. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Nesta pesquisa procuramos analisar a cobertura esportiva da mídia impressa nacional referente ao discurso midiático-esportivo dos Jogos Pan-americanos Rio/2007, tendo como objeto central os atletas locais, representantes dos estados aos quais os jornais são produzidos/editados. Foram analisadas trinta e uma edições diárias de cinco jornais das cinco grandes regiões brasileiras, sendo que, preliminarmente, percebemos uma tentativa de tais veículos em criar uma identificação entre o jornal e seus leitores utilizando-se a figura dos atletas locais de maior destaque, além desta estratégia ser também uma forma bastante utilizada para chamar a atenção do público para o evento esportivo.

“PRESS START”: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS “PRESS START”: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 130.34 kB
Downloads: 2030

AZEVEDO, Victor; SALLES, Ana Paula. “Press start”: possibilidades educativas dos jogos eletrônicos. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Este texto tem como perguntas de partida: como o fenômeno dos jogos eletrônicos é compreendido pelos pesquisadores das áreas da Educação e da Educação Física brasileira? Quais são as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos percebidas nestas áreas? Como resultado, podemos dizer que os textos analisados têm enfoque amplo, porém pouco aprofundando as diversas questões por eles levantadas. Os autores apontam que os jogos eletrônicos podem ser utilizados nas escolas. No entanto, diversas barreiras, como a formação dos professores, e os recursos tecnológicos existentes nas escolas, deverão ser vencidas.

JOGOS ELETRÔNICOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM O LINCITY-NG JOGOS ELETRÔNICOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM O LINCITY-NG

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 87.28 kB
Downloads: 2037

[CRUZ, Dulce Marcia.; ALBUQUERQUE, Rafael Marques de]; AZEVEDO, Victor de Abreu. Jogos eletrônicos na escola: uma experiência educativa com o LinCity-NG. SBGames, 8, Anais... Rio de Janeiro: SBC, 2009. (CD-ROM)

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investiga de forma exploratória o uso de jogos eletrônicos na escola descrevendo e analisando algumas observações de campo com o jogo LinCity, em ambiente Linux, numa disciplina de Inglês, em uma sexta série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis. A partir das dificuldades dos alunos com o idioma do jogo, sua complexidade e jogabilidade, concluímos que a prática pode ser proveitosa, não apenas pelo alcance dos objetivos da disciplina, mas pelo contato dos alunos com os computadores, comportamento colaborativo e motivação. Porém, é preciso haver uma mediação
pedagógica planejada e flexível.

CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VISÃO CRÍTICO-REFLEXIVA A PARTIR DA INDÚSTRIA CULTURAL CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VISÃO CRÍTICO-REFLEXIVA A PARTIR DA INDÚSTRIA CULTURAL

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 73.99 kB
Downloads: 2148

CAETANO, Angélica; PIRES, Giovani De Lorenzi; COSTA, Andrize Ramires. Corpo na Educação Física Escolar: uma visão crítico-reflexiva a partir da Indústria Cultural. In: Congresso Paulistano de Educação Física, 2009, São Paulo, Anais... São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.efescolar.pro.br/Arquivos/arq_2009_6.pdf

RESUMO

Não há dúvidas quanto à importância que o corpo adquiriu na sociedade contemporânea. Desde crianças, convivemos com uma aceitação e aprovação do “outro” perante nosso modo de ser, se vestir, reagir, falar. Essa aprovação, quando aceita, nos desenvolve um sentimento de pertencimento a um mesmo grupo social. Além disso, é também difundida pela mídia como uma maneira que todos devem seguir, influenciando de certa forma a nossa concepção de ser no mundo.

O USO DA MÍDIA PARA O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CORPORAL O USO DA MÍDIA PARA O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CORPORAL

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 80.38 kB
Downloads: 2166

SILVA, Alex Freitas; ANTUNES, Scheila E. O uso da mídia para o despertar da consciência corporal: o desafio de criar as próprias ferramentas de ensino – relato de experiência. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Este relato trata da experiência da descoberta do tratamento de imagens, vídeo e áudio, a partir da Disciplina Esporte e Mídia cursada no 5º período da faculdade de Educação Física, e sua utilização enquanto poderosa ferramenta de ensino para o desenvolvimento da consciência corporal em alunos das séries iniciais e divulgação de possibilidades “inusitadas” de praticas corporais pouco utilizadas, mas importantes ao pleno desenvolvimento bio-psico-social do aluno.