Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

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JOGANDO E APRENDENDO NOS MUNDOS VIRTUAIS JOGANDO E APRENDENDO NOS MUNDOS VIRTUAIS

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Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
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Este artigo narra os primeiros resultados de uma pesquisa que investiga as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos no contexto escolar. No questionário aplicado para estudantes de 6a. e 7a. série de uma escola pública de Florianópolis levantamos que a maioria das crianças tem computador e videogame em casa; quase metade joga todos os dias; os gêneros mais populares são ação, aventura, luta e esportes e o aspecto mais importante do jogo eletrônico para eles é “jogar com amigos” seguido por “competir com colegas e vencer”. Finalmente, os alunos acham que escola não é local para jogar, o que nos leva a concluir que os mesmos não percebem o espaço escolar como lúdico ou não percebem características educativas nos jogos.

REPRESENTAÇÃO DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE REPRESENTAÇÃO DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE

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Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 11/05/2012
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TONETTI, Claudio. PIRES, Giovani. Representações da cultura esportiva e da mídia em Moçambique na perspectiva do desenvolvimento humano. Pensar a Prática, Vol. 12, No 1 (2009). Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/5880/5348

RESUMO

Este artigo teve por objetivo definir estratégias de intervenção sob a forma de políticas públicas. Para tanto, usou-se a abordagem observacional-descritiva, composta por: aplicação de inquéritos estruturados com realização de entrevistas individuais, análise observacional e elaboração de diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram: ex-atletas (GEX) e esportistas do lazer (DL). Realizou-se uma análise situacional do espaço esportivo de lazer e análise de conteúdo dos programas desportivo na mídia moçambicana. Em síntese, concluiu-se que a mídia é elemento fundamental que pode favorecer articular e harmonizar componentes do desenvolvimento humano e cultura esportiva em Moçambique.

PORQUEQUECHAVEARAMELALÍ? REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO PRODUTIVO EM MÍDIA-EDUCAÇÃO PORQUEQUECHAVEARAMELALÍ? REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO PRODUTIVO EM MÍDIA-EDUCAÇÃO

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FERRARI, Rodrigo D. Porquequechavearamelalí? Reflexões sobre o contexto produtivo em mídia-educação. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Esse estudo é um relato de experiência e uma reflexão sobre o processo de produção e veiculação de um vídeo cujo tema é a utilização da bicicleta como meio de transporte. As bases teórico-metodológicas dessa pesquisa se fundamentam no campo da Mídia- Educação, da Antropologia Visual e da Mobilidade Urbana. Com esse trabalho buscamos contribuir com a construção de práticas em Mídia-Educação no campo profissional da Educação Física, assim como a promoção do uso da bicicleta como alternativa de Mobilidade Urbana e seus desdobramentos políticos e econômicos a partir de uma perspectiva social crítica.

OS DESTINOS DO LEÃO ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DE CHARGES JORNALÍSTICAS OS DESTINOS DO LEÃO ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DE CHARGES JORNALÍSTICAS

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MESSA, Fábio de Carvalho. Os destinos do Leão – análise semiótico-discursiva de charges jornalísticas sobre o Avaí Futebol Clube no campeonato catarinense/2009. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

O trabalho consiste na análise semiótico-discursiva das charges jornalísticas sobre o desempenho do Avaí Futebol Clube em dois veículos impressos de Florianópolis – Notícias do Dia (ND) e Hora de Santa Catarina (HSC) - durante o Campeonato Catarinense/2009. A partir das teorias semióticas do discurso, são descritos os conteúdos das ilustrações para identificar e discutir os rumos argumentativos e as tendências político-ideológicas dos jornais em relação à performance do time na competição. Problematiza-se, portanto, o percurso gerativo dos sentidos nas charges do jornalismo esportivo local, compreendendo seus mecanismos de construção e seu comprometimento com os repertórios culturais dos leitores.

PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
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[LAPA, A.]; MUNARIM, Iracema. Pesquisa ética na Educação a Distância:  a proposta de formação de um banco de dados. Congresso Internacional de Educação, 6,Anais...  [Educação e Tecnologias: sujeitos desconectados?]. São Leopoldo/RS, 2009.

RESUMO

Novas questões éticas são colocadas na atualidade da comunicação mediada por tecnologias de informação e comunicação. O acesso irrestrito a uma quantidade enorme de informações pessoais em espaços públicos e semi-públicos nem sempre vem acompanhado do conhecimento de uma conduta ética que evite um uso desonroso de dados que são de propriedade alheia. Se por um lado é preciso incentivar e promover estudos e pesquisas sobre a recente história da formação de professores pela modalidade, de outro é preciso resguardar a instituição e, sobretudo, orientar adequadamente pesquisadores para uma necessidade nem sempre considerada, a de uma atenção e respeito a direitos humanos no desenvolvimento de pesquisas éticas. Enfrentando este problema, este artigo relata as reflexões desenvolvidas por nós na busca de uma saída para o dilema acima citado, e a proposta de formação de um Banco de Dados dos cursos como uma alternativa para viabilizar as pesquisas nos cursos de formação de professores oferecidos por nossa instituição, tendo como objetivo contribuir para o debate e a reflexão sobre a ética na pesquisa em cursos da modalidade à distância.