Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

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CRIANÇAS, MÍDIAS E CULTURA DE MOVIMENTO CRIANÇAS, MÍDIAS E CULTURA DE MOVIMENTO

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Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
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MUNARIM, Iracema. Crianças, mídias e cultura de movimento: contrastes entre mundos vividos nas escolas do campo e da cidade. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

As questões que trago neste ensaio surgem de reflexões sobre diferentes realidades escolares, em contextos rurais e urbanos. A proposta da pedagogia Waldorf, situada na cidade, se configura na possibilidade de experimentar a liberdade e autonomia proporcionada pelo contato com a natureza, negando o acesso às mídias. E a escola do campo, cada vez mais se depara aos incentivos para “incluir-se” na vida produtiva da cidade, no domínio das tecnologias. Contraste que leva a pensar em como a cultura de movimento destas crianças, entendida numa relação dialógica entre seres humanos e mundo, corresponde a estas diferentes realidades.

PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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[LAPA, A.]; MUNARIM, Iracema. Pesquisa ética na Educação a Distância:  a proposta de formação de um banco de dados. Congresso Internacional de Educação, 6,Anais...  [Educação e Tecnologias: sujeitos desconectados?]. São Leopoldo/RS, 2009.

RESUMO

Novas questões éticas são colocadas na atualidade da comunicação mediada por tecnologias de informação e comunicação. O acesso irrestrito a uma quantidade enorme de informações pessoais em espaços públicos e semi-públicos nem sempre vem acompanhado do conhecimento de uma conduta ética que evite um uso desonroso de dados que são de propriedade alheia. Se por um lado é preciso incentivar e promover estudos e pesquisas sobre a recente história da formação de professores pela modalidade, de outro é preciso resguardar a instituição e, sobretudo, orientar adequadamente pesquisadores para uma necessidade nem sempre considerada, a de uma atenção e respeito a direitos humanos no desenvolvimento de pesquisas éticas. Enfrentando este problema, este artigo relata as reflexões desenvolvidas por nós na busca de uma saída para o dilema acima citado, e a proposta de formação de um Banco de Dados dos cursos como uma alternativa para viabilizar as pesquisas nos cursos de formação de professores oferecidos por nossa instituição, tendo como objetivo contribuir para o debate e a reflexão sobre a ética na pesquisa em cursos da modalidade à distância.

PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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[LAPA, A.]; MUNARIM, Iracema. Pesquisa ética na Educação a Distância:  a proposta de formação de um banco de dados. Congresso Internacional de Educação, 6,Anais...  [Educação e Tecnologias: sujeitos desconectados?]. São Leopoldo/RS, 2009.

RESUMO

Novas questões éticas são colocadas na atualidade da comunicação mediada por tecnologias de informação e comunicação. O acesso irrestrito a uma quantidade enorme de informações pessoais em espaços públicos e semi-públicos nem sempre vem acompanhado do conhecimento de uma conduta ética que evite um uso desonroso de dados que são de propriedade alheia. Se por um lado é preciso incentivar e promover estudos e pesquisas sobre a recente história da formação de professores pela modalidade, de outro é preciso resguardar a instituição e, sobretudo, orientar adequadamente pesquisadores para uma necessidade nem sempre considerada, a de uma atenção e respeito a direitos humanos no desenvolvimento de pesquisas éticas. Enfrentando este problema, este artigo relata as reflexões desenvolvidas por nós na busca de uma saída para o dilema acima citado, e a proposta de formação de um Banco de Dados dos cursos como uma alternativa para viabilizar as pesquisas nos cursos de formação de professores oferecidos por nossa instituição, tendo como objetivo contribuir para o debate e a reflexão sobre a ética na pesquisa em cursos da modalidade à distância.

O DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO NO PAN-AMERICANO RIO 2007 O DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO NO PAN-AMERICANO RIO 2007

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PIRES, Giovani De Lorenzi. O discurso midiático-esportivo no Pan-americano Rio 2007: notas de pesquisa em andamento. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI


RESUMO

O Pan-Americano Rio 2007 foi um grande evento midiático-esportivo, cuja cobertura recebeu algumas críticas duras, especialmente ao meio televisivo, pelo excesso de ufanismo e pela limitação das suas narrativas aos aspectos técnico, publicitário e de entretenimento, desconsiderando demais fatos sociais que compõem um evento esportivo como este. Alguns meios, como a mídia impressa, o telejornalismo e o jornalismo digital podem ter feito, ocasionalmente, abordagens mais aprofundadas, com elementos informacionais mais qualificados. O objetivo desta pesquisa em desenvolvimento é de observar como estes meios procederam a cobertura jornalística. A base do projeto de pesquisa e reflexões preliminares compõe este texto.

AVATARES NO SECOND LIFE AVATARES NO SECOND LIFE

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PEREIRA, Rogério Santos. Avatares no Second Life: corpo e movimento na constituição da noção de pessoa on-line. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Como recorte da dissertação defendida sob o mesmo título, pretende-se neste artigo revelar de que forma corpo e movimento são problematizados no ciberespaço, especialmente no jogo Second Life. Partindo do percurso etnográfico, percebeu-se que os conceitos de imaginação e imaginário são essenciais para compreender como os participantes tecem em suas brincadeiras narrativas, caminhos para construir no ciberespaço uma corporalidade central na constituição da noção de pessoa online. O trabalho também discorre sobre as possíveis aproximações das tecnologias digitais, em especial, dos jogos eletrônicos, com a Educação Física.