Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

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JOGO ELELTRÔNICOS E O USO DE SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA JOGO ELELTRÔNICOS E O USO DE SOFTWARE LIVRE NA ESCOLA

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[CRUZ, Dulce Marcia; ALBUQUERQUE, Rafael Marques de]; AZEVEDO, Victor de Abreu. Jogos eletrônicos e o uso de software livre na escola: um relato de experiência. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 20, Anais... Florianópolis: UFSC, 2009.

RESUMO

Este trabalho descreve a experiência do uso pedagógico de um jogo eletrônico na escola, relatando seu processo de inserção como conteúdo das aulas que foram realizadas na sala informatizada. A proposta da utilização do jogo, além de motivar aos alunos, contemplou os interesses da professora, que alcançou por meio dele os objetivos por ela propostos. Percebe-se que uma abordagem interdisciplinar ao jogo poderia contribuir para a problematização das diversas questões por ele levantadas.

PORQUEQUECHAVEARAMELALÍ? REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO PRODUTIVO EM MÍDIA-EDUCAÇÃO PORQUEQUECHAVEARAMELALÍ? REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO PRODUTIVO EM MÍDIA-EDUCAÇÃO

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FERRARI, Rodrigo D. Porquequechavearamelalí? Reflexões sobre o contexto produtivo em mídia-educação. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Esse estudo é um relato de experiência e uma reflexão sobre o processo de produção e veiculação de um vídeo cujo tema é a utilização da bicicleta como meio de transporte. As bases teórico-metodológicas dessa pesquisa se fundamentam no campo da Mídia- Educação, da Antropologia Visual e da Mobilidade Urbana. Com esse trabalho buscamos contribuir com a construção de práticas em Mídia-Educação no campo profissional da Educação Física, assim como a promoção do uso da bicicleta como alternativa de Mobilidade Urbana e seus desdobramentos políticos e econômicos a partir de uma perspectiva social crítica.

DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR

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MENDES, Diego. Desvendando a janela de vidro: relato de uma experiência escolar de mídia-educação e educação física. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

O presente trabalho relata pesquisa-ação relacionada ao tema da mídia-educação, realizada em uma escola pública de Florianópolis –SC. O trabalho desenvolvido envolveu quatro professores da mesma escola, tendo sido elaborado e dirigido pela professora de Educação Física. A pesquisa possibilitou a reflexão e tematização do discurso midiático no âmbito das aulas de Educação Física escolar a partir dos jogos Panamericanos de 2007. O trabalho possibilitou ainda a produção cultural dos alunos, além de ter se constituído em estratégia indireta de formação contínua dos professores para a temática.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ARTICULANDO MÍDIA E LAZER EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ARTICULANDO MÍDIA E LAZER

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MENDES, Diego. Educação Física Escolar: articulando mídia e lazer. ENAREL, 21;Anais... Florianópolis/SC, 05 a 09/11/2009.

RESUMO

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma interlocução que buscou tematizar o lazer em uma escola pública de Florianópolis a partir da produção de vídeos com os alunos. Os objetivos foram: a) Analisar como as Tic’s podem participar pedagogicamente das aulas de Educação Física no tocante ao desenvolvimento do tema lazer; c) Identificar estratégias didático-metodológicas para Educação Física escolar tratar do conteúdo lazer em suas aulas; d) Verificar os limites e possibilidades de tematização do lazer em aulas de Educação Física a partir do uso das Tic’s. O estudo foi desenvolvido a partir do referencial metodológico da pesquisa-ação e de fundamentos teóricos da lazerania, de Mascarenhas (2004).

CONSTRUINDO O COMPLEXO DE ADÔNIS CONSTRUINDO O COMPLEXO DE ADÔNIS

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MESSA, Fábio de Carvalho. Construindo o Complexo de Adônis – um estudo sobre o discurso editorial da revista Men´s Health. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

O conteúdo veiculado nas revistas Men´s Health pode ser encarado como variável significativa a contribuir para a formação de um caráter neurótico obsessivo no públicoleitor. Para corroborar essa proposição, desconstruímos um editorial do periódico e rastreamos as temáticas abordadas em algumas matérias, para mostrar a forma como se introjetam ideologias que favorecem a constituição do que se entende por Complexo de Adônis nos sujeitos leitores do sexo masculino. O artigo apresenta breve discussão epistemológica sobre o fenômeno psicológico, amparando-se em pressupostos de teorias da comunicação e da linguagem como a Semiótica e a Análise do Discurso, para apontar contraditoriedades e ambigüidades em sua linha editorial. Foi dada ênfase às peculiaridades conotativas e aos fenômenos de tematização e figurativização presentes nos textos. Acredita-se que só mesmo com a desmontagem dos argumentos constitutivos do editorial da revista é que se pode corroborar a afirmação de que o seu teor informativo colabora para a disseminação de uma ideologia perniciosa, que beira à obsessão, sobre a auto-imagem corporal dos leitores.