Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

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“SERGIPANAMERICANOS”: A MÍDIA TELEVISIVA DE SERGIPE NO PANRIO 2007 “SERGIPANAMERICANOS”: A MÍDIA TELEVISIVA DE SERGIPE NO PANRIO 2007

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QUARANTA, André Marsiglia. “Sergipanamericanos”: a mídia televisiva de Sergipe no Pan Rio-2007. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Este estudo analisou a cobertura jornalística sobre os atletas sergipanos que participaram dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro a partir da mídia televisiva. O material de análise desta pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo, foi uma matéria veiculada em dezembro de 2007 em uma emissora local que apontou a retrospectiva deste grande evento esportivo para Sergipe. Há uma evidente tentativa de “sergipanizar” os atletas em função da naturalidade, ainda que estes residam e treinem fora do estado. A estratégia da mídia televisiva recorre à dialética local-global para criar entre os telespectadores um sentimento de identidade com os atletas.

“PRESS START”: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS “PRESS START”: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS

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AZEVEDO, Victor; SALLES, Ana Paula. “Press start”: possibilidades educativas dos jogos eletrônicos. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Este texto tem como perguntas de partida: como o fenômeno dos jogos eletrônicos é compreendido pelos pesquisadores das áreas da Educação e da Educação Física brasileira? Quais são as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos percebidas nestas áreas? Como resultado, podemos dizer que os textos analisados têm enfoque amplo, porém pouco aprofundando as diversas questões por eles levantadas. Os autores apontam que os jogos eletrônicos podem ser utilizados nas escolas. No entanto, diversas barreiras, como a formação dos professores, e os recursos tecnológicos existentes nas escolas, deverão ser vencidas.

TRIBOS DA ORLA TRIBOS DA ORLA

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ARAGÃO, Paula; SANTOS, Aliomar de Carvalho; QUARANTA, André; PINA GARCIA, Luciana C.; RIBEIRO, Sérgio Dorenski. Tribos da Orla. ENAREL, 21, Anais... Florianópolis: 05-09/11/2.

RESUMO

Esta pesquisa integra o Projeto Orla, dos espaços públicos de lazer da Orla de Atalaia, Aracaju/SE, construído no grupo Observatório da Mídia Esportiva da Universidade Federal de Sergipe. A Nova Orla de Atalaia reúne um número diversificado de espaços destinados às práticas corporais de esporte e lazer, fato que atrai pessoas de diferentes gostos e estilos que formam grupos sociais aos quais denominamos tribos. Considerando a acessibilidade, localização e estrutura do espaço, buscou-se identificar quais os seus interesses dos grupos em relação
aos espaços públicos de lazer da Orla de Atalaia. Na pesquisa de caráter Qualitativo/descritivo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a Entrevista Semi-estruturada e o Diário de Campo, bem como alguns recursos tecnológicos como: câmara fotográfica e a filmadora. As observações e análises nortearam a pesquisa a três temáticas de discussão: a questão pública e privada do acesso aos espaços; a versão mercadológica fetichizada do esporte e do lazer; e as práticas não convencionais. Alguns resultados demonstram a acessibilidade e a qualidade das estruturas como fatores primordiais de interesse às tribos e que o lazer pode ser meio de produção cultural e de formação de grupos, bem como uma mercadoria, um fetiche do espetáculo consumismo.

REPRESENTAÇÃO DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE REPRESENTAÇÃO DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE

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TONETTI, Claudio. PIRES, Giovani. Representações da cultura esportiva e da mídia em Moçambique na perspectiva do desenvolvimento humano. Pensar a Prática, Vol. 12, No 1 (2009). Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/5880/5348

RESUMO

Este artigo teve por objetivo definir estratégias de intervenção sob a forma de políticas públicas. Para tanto, usou-se a abordagem observacional-descritiva, composta por: aplicação de inquéritos estruturados com realização de entrevistas individuais, análise observacional e elaboração de diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram: ex-atletas (GEX) e esportistas do lazer (DL). Realizou-se uma análise situacional do espaço esportivo de lazer e análise de conteúdo dos programas desportivo na mídia moçambicana. Em síntese, concluiu-se que a mídia é elemento fundamental que pode favorecer articular e harmonizar componentes do desenvolvimento humano e cultura esportiva em Moçambique.

PORQUEQUECHAVEARAMELALÍ? REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO PRODUTIVO EM MÍDIA-EDUCAÇÃO PORQUEQUECHAVEARAMELALÍ? REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO PRODUTIVO EM MÍDIA-EDUCAÇÃO

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FERRARI, Rodrigo D. Porquequechavearamelalí? Reflexões sobre o contexto produtivo em mídia-educação. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

Esse estudo é um relato de experiência e uma reflexão sobre o processo de produção e veiculação de um vídeo cujo tema é a utilização da bicicleta como meio de transporte. As bases teórico-metodológicas dessa pesquisa se fundamentam no campo da Mídia- Educação, da Antropologia Visual e da Mobilidade Urbana. Com esse trabalho buscamos contribuir com a construção de práticas em Mídia-Educação no campo profissional da Educação Física, assim como a promoção do uso da bicicleta como alternativa de Mobilidade Urbana e seus desdobramentos políticos e econômicos a partir de uma perspectiva social crítica.