Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2009.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

CRIANÇAS, MÍDIAS E CULTURA DE MOVIMENTO CRIANÇAS, MÍDIAS E CULTURA DE MOVIMENTO

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 114.3 kB
Downloads: 1183

MUNARIM, Iracema. Crianças, mídias e cultura de movimento: contrastes entre mundos vividos nas escolas do campo e da cidade. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

As questões que trago neste ensaio surgem de reflexões sobre diferentes realidades escolares, em contextos rurais e urbanos. A proposta da pedagogia Waldorf, situada na cidade, se configura na possibilidade de experimentar a liberdade e autonomia proporcionada pelo contato com a natureza, negando o acesso às mídias. E a escola do campo, cada vez mais se depara aos incentivos para “incluir-se” na vida produtiva da cidade, no domínio das tecnologias. Contraste que leva a pensar em como a cultura de movimento destas crianças, entendida numa relação dialógica entre seres humanos e mundo, corresponde a estas diferentes realidades.

PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PESQUISA ÉTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 105.8 kB
Downloads: 1196

[LAPA, A.]; MUNARIM, Iracema. Pesquisa ética na Educação a Distância:  a proposta de formação de um banco de dados. Congresso Internacional de Educação, 6,Anais...  [Educação e Tecnologias: sujeitos desconectados?]. São Leopoldo/RS, 2009.

RESUMO

Novas questões éticas são colocadas na atualidade da comunicação mediada por tecnologias de informação e comunicação. O acesso irrestrito a uma quantidade enorme de informações pessoais em espaços públicos e semi-públicos nem sempre vem acompanhado do conhecimento de uma conduta ética que evite um uso desonroso de dados que são de propriedade alheia. Se por um lado é preciso incentivar e promover estudos e pesquisas sobre a recente história da formação de professores pela modalidade, de outro é preciso resguardar a instituição e, sobretudo, orientar adequadamente pesquisadores para uma necessidade nem sempre considerada, a de uma atenção e respeito a direitos humanos no desenvolvimento de pesquisas éticas. Enfrentando este problema, este artigo relata as reflexões desenvolvidas por nós na busca de uma saída para o dilema acima citado, e a proposta de formação de um Banco de Dados dos cursos como uma alternativa para viabilizar as pesquisas nos cursos de formação de professores oferecidos por nossa instituição, tendo como objetivo contribuir para o debate e a reflexão sobre a ética na pesquisa em cursos da modalidade à distância.

DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 111.39 kB
Downloads: 1204

MENDES, Diego. Desvendando a janela de vidro: relato de uma experiência escolar de mídia-educação e educação física. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

O presente trabalho relata pesquisa-ação relacionada ao tema da mídia-educação, realizada em uma escola pública de Florianópolis –SC. O trabalho desenvolvido envolveu quatro professores da mesma escola, tendo sido elaborado e dirigido pela professora de Educação Física. A pesquisa possibilitou a reflexão e tematização do discurso midiático no âmbito das aulas de Educação Física escolar a partir dos jogos Panamericanos de 2007. O trabalho possibilitou ainda a produção cultural dos alunos, além de ter se constituído em estratégia indireta de formação contínua dos professores para a temática.

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA)

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 126.08 kB
Downloads: 1213

BIANCHI, Paula. Formação em mídia-educação (física) na rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI

RESUMO

A pesquisa analisou as possibilidades e limites de estabelecer com professores da Rede Municipal de Florianópolis/SC uma interlocução de saberes e fazeres da cultura escolar, que proporcionasse um pensar e agir na Educação Física de forma colaborativa e crítica na perspectiva das TICs. Dentre os resultados, destacamos que a realização da formação continuada em Mídia-Educação (Física) contribuiu para que os professores se apropriassem técnica e pedagogicamente das TICs; as atividades colaborativas em Mídia-Educação (Física) contribuíram para o desenvolvimento da autonomia e de ações reflexivas por parte dos professores.

O DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO NO PAN-AMERICANO RIO 2007 O DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO NO PAN-AMERICANO RIO 2007

hot!
Adicionado em: 11/05/2012
Date modified: 11/05/2012
Tamanho: 136.66 kB
Downloads: 1237

PIRES, Giovani De Lorenzi. O discurso midiático-esportivo no Pan-americano Rio 2007: notas de pesquisa em andamento. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 16;  Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 3, Anais... Salvador/Bahia, 20 a 25 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/CONBRACE/XVI


RESUMO

O Pan-Americano Rio 2007 foi um grande evento midiático-esportivo, cuja cobertura recebeu algumas críticas duras, especialmente ao meio televisivo, pelo excesso de ufanismo e pela limitação das suas narrativas aos aspectos técnico, publicitário e de entretenimento, desconsiderando demais fatos sociais que compõem um evento esportivo como este. Alguns meios, como a mídia impressa, o telejornalismo e o jornalismo digital podem ter feito, ocasionalmente, abordagens mais aprofundadas, com elementos informacionais mais qualificados. O objetivo desta pesquisa em desenvolvimento é de observar como estes meios procederam a cobertura jornalística. A base do projeto de pesquisa e reflexões preliminares compõe este texto.