Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos completos  publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2008.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 158.16 kB
Downloads: 1283

MENDES, Diego S. Desvendando a janela de vidro: relato de uma experiência escolar de mídia-educação e Educação Física. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 4, Anais... Faxinal do Céu - Pinhão/PR: CBCE, setembro/2008.

RESUMO

O presente trabalho apresenta um relato de experiência relacionado ao tema da Mídia- Educação realizado em uma escola pública de Florianópolis –SC. O trabalho foi realizado coletivamente por quatro professores da mesma escola, porém elaborado e dirigido pela professora de Educação Física. A pesquisa foi norteada por elementos metodológicos da Pesquisa-ação e possibilitou a reflexão e tematização do discurso midiático no âmbito das aulas de Educação Física escolar a partir dos jogos Pan-americanos de 2007. O trabalho possibilitou ainda a produção cultural dos alunos, além de ter se constituído em estratégia indireta de formação contínua dos professores para a temática.

DIÁLOGOS E INTERVENÇÕES DIÁLOGOS E INTERVENÇÕES

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 61.22 kB
Downloads: 1891

SOUZA, Daniel Minuzzi. Diálogos e Intervenções: a Mídia-educação na Educação Física e as contribuições do Observatório da Mídia Esportiva/UFSC. JORNADA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: Trabalhadores em educação, instituições educacionais e suas relações, Anais... Itajaí/SC: SIMPRO/SC, 31/10 a 02/11/2008.

RESUMO

Considerando o nível de desenvolvimento tecnológico assim como os discursos midiáticos, em nosso caso o discurso midiático-esportivo, se faz necessário os sujeitos estarem preparados para melhor compreenderem e interagirem com estas narrativas, dessa forma a mídia-educação “aparece” como uma possibilidade para tal. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo apresentar como ocorreu a aproximação da comunicação com a educação física e por sua vez os desdobramentos que resultaram na aproximação mídia-educação com a educação física. Nesse processo de aproximação damos destaque às pesquisas do Grupo de estudos do Observatório da Mídia Esportiva do CDS/UFSC, que vem tendo importante participação para desenvolvimento do campo. Finalizando apontamos a importância desses desdobramentos para a formação do sujeito-receptor crítico, reflexivo e produtor de conhecimento.

EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERNET EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERNET

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 163.56 kB
Downloads: 1136

PEREIRA, Rogério Santos; MENDES, Diego S.; BOTTI, Marise. Educação Física e internet: reflexões sobre a visibilidade da produção científica. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 4, Anais... Faxinal do Céu - Pinhão/PR: CBCE, setembro/2008.

RESUMO

O presente estudo investigou as transformações, possibilidades e limites da produção e veiculação do conhecimento em Educação Física a partir do advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). O trabalho se caracteriza como um estudo exploratório e foi realizado a partir de levantamento bibliográfico e entrevista com editores de duas revistas científicas ligadas ao Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC). Os dados indicam que as TIC’s favorecem a disponibilização imediata e gratuita da produção da área, mas, apesar das perspectivas promissoras, sua utilização está condicionada ao contexto socioeconômico e cultural a que estão inseridas.

EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E MÍDIA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E MÍDIA

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 137.59 kB
Downloads: 1266

ARAGÃO, Paula. Educação Física, esporte e mídia: uma união para a emancipação ou mais um passo para a semiformação? Congresso de Educação Física para a Educação Básica: O lugar da Educação Física na Educação Básica, 1; Semana de Educação Física do DEF-UFS, 6, Anais... Aracaju/SE: 6 a 8/10/2008.

RESUMO

O presente estudo enfoca as condições de formação social individual e coletiva proporcionada pelos aparelhos tecnológicos de jogos eletrônicos consumidos por alunos em idade escolar. A educação deve assumir sua função de formar os indivíduos mediante atualizações de acordo com o contexto social e intervenções em conjunto com os sistemas envolvidos, levando em consideração as relações de poder existentes entre eles. Adotamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa para analisar e descrever a freqüência dos alunos nas casas de jogos, suas preferências de consumo e possíveis aprendizagens, tomando como ponto de referência o problema com a formação cultural.

ESPORTE E LAZER NA PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA CULTURAL ESPORTE E LAZER NA PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA CULTURAL

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 44.66 kB
Downloads: 1296

MEZZAROBA, Cristiano. Esporte e lazer na perspectiva da indústria cultural: aproximações preliminares. Semana da Educação Física da UFSC e Mostra de Trabalhos Acadêmicos, 9, Anais... Florianópolis/SC: PET/EF/UFSC, agosto/2008.

RESUMO

Este breve ensaio procura discutir a temática do esporte, seja ela praticado ou assistido midiaticamente, como sendo uma das principais atividades de lazer em nossa sociedade, na perspectiva da industrial cultural. Para isso, utiliza-se de referencial teórico de Adorno e Horkheimer e de outros autores brasileiros, restringindo a análise às questões mercadológicas e, de forma indireta, nas influências deste processo na conformação de nossas subjetividades.