Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2007.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

A produção em Educação Física/esporte e Mídia nas principais sociedades cientíifcas das Áreas A produção em Educação Física/esporte e Mídia nas principais sociedades cientíifcas das Áreas

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 139.74 kB
Downloads: 1424

AZEVEDO, Victor A.; COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. A produção em Educação Física/esporte e Mídia nas principais sociedades cientíifcas das Áreas: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Seminá¡rio de Iniciação Científica/UFSC, 17, Anais... Florianópolis: PRPE/UFSC, outubro/2007.

RESUMO

O estudo “PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA: levantamento da produção, análise de tendências e elaboração de banco de dados”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, teve início em 2005. Tem por objetivo efetuar levantamento que identifique e resgate a produção veiculada no campo de estudos sobre Educação Física, e mídia no Brasil, destacando os principais autores e respectivas instituições/grupos, identificando os tipos de estudos realizados e demonstrando as principais tendências e lacunas existentes, para assim divulgar os resultados obtidos para a comunidade científica. O presente recorte tem por objetivo descrever e discutir a produção veiculada nos eventos das principais sociedades científicas que tematizam a mídia e suas relações com a Educação Física e o esporte, isto é, o Grupo de Trabalho Temático Educação Física, Comunicação e Mídia do CBCE e o Núcleo de Pesquisa Comunicação e Esporte da INTERCOM -esta, ainda parcialmente. Os dados mostram algumas características comuns, como a ênfase nos estudos sobre o esporte como a principal manifestação da cultura de movimento abordada, e o predomínio de pesquisas que se dedicam à análise de um veículo ou de um produto midiático específico.

Brincando na escola: o imaginário midiáitco na cultura de movimento das crianças Brincando na escola: o imaginário midiáitco na cultura de movimento das crianças

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 52.49 kB
Downloads: 1577

MUNARIM, Iracema. Brincando na escola: o imaginário midiáitco na cultura de movimento das crianças. Reunião Anual da Anped, 30, Anais eletrônicos... Caxambu, MG, 07 a 10/out/2007.

RESUMO

As mídias têm estabelecido uma nova forma de ver e interpretar as situações cotidianas, modificando até mesmo o próprio conceito de infância, que tem sido revisto em termos contemporâneos. Definições diferentes, confusas ou alarmantes, são encontradas nas mais diversas classificações existentes na literatura ou no senso comum. Além disso, tem se tornado comum a discussão sobre o acesso às mídias eletrônicas por parte das crianças, que ora apontam estes meios como benéficos ora como maléficos ao seu desenvolvimento. Polêmicas e dualismos à parte, o fato é que os meios de comunicação eletrônicos fazem parte do dia-a-dia da maioria das crianças em contextos urbanos, isto não pode mais ser negado.

Feliz na contemporaneidade: saúde e estética no discurso de VEJA Feliz na contemporaneidade: saúde e estética no discurso de VEJA

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 31.46 kB
Downloads: 1493

MOL, Mellyssa da Costa; PIRES, Giovani De Lorenzi. Feliz na contemporaneidade: saúde e estética no discurso de VEJA. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO


A valorização da saúde e estética assumiu grande proporção na contemporaneidade. Possibilidades de intervenção no corpo aumentaram, prometendo manter aparência saudável e bela; a mídia é aliada deste projeto, divulgando estratégias miraculosas, ginásticas, dietas, tratamentos, etc. O objetivo do estudo foi compreender estratégias do discurso midiático de Veja acerca da temática. É uma investigação exploratória, qualitativa, para análise de conteúdo de um produto midiático. Foram selecionados 32 exemplares e uma edição especial da revista. Observou-se que o eixo norteador das narrativas supõe o corpo belo como sinônimo de saúde, relacionando-o à atividade física, nutrição e intervenções tecnológicas sobre o corpo.

Formação continuada de professores de educação física Formação continuada de professores de educação física

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 44.96 kB
Downloads: 1643

MENDES, Diego. Formação continuada de professores de educação física, pesquisa-ação e mídia-educação: relato de uma experiência em andamento. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO

O presente trabalho é um relato de uma experiencia em andamento com a formação continuada de professores de Educação Física relacionada às tecnologias de comunicação e à mída. A pesquisa é metodologicamente fundamentada em elementos da pesquisa-ação. O objetivo é promover uma aproximação crítica dos professores de Educação Física, que se encontram no exercício da prática docente, com a temática da mídia-educação a partir do paradigma do professor reflexivo de Donald Schon. Até esse momento o trabalho permitiu uma elaboração conjunta entre pesquisador e professores participantes de algumas experiências de intervenção em mídia-educação no campo da Educação Física.

Importância e perspectivas da Área de novas linguagens comunicacionais Importância e perspectivas da Área de novas linguagens comunicacionais

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 59.19 kB
Downloads: 1352

BIANCHI, Paula, SOARES, Andresa; TONETTI, Cláudio. Importância e perspectivas da Área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas no Ensino Superior em Educação Física. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, Pelotas, 2007. Anais... Pelotas/RS: UFPel, 2007. (CD-ROM).

RESUMO

A pesquisa de caráter qualitativo descritivo apresentou como objetivo central analisar a importância e a presença da área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas na formação profissional em Educação Física, a partir de análises de documentos e de entrevistas realizadas em três Instituições de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Florianópolis (SC). Verificou-se que os Cursos de Educação Física vêm se adaptando as reformas curriculares, ampliando e aprofundando as discussões acerca da inserção e influências das novas linguagens comunicacionais e tecnológicas na vida da sociedade contemporânea, através da implementação de infra-estrutura e pesquisas.